Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29933
Title: | Avaliação do ambiente virtual de aprendizagem de uma instituição de ensino fundamental e médio na cidade de Joinville - SC. |
Other Titles: | Evaluation of the virtual learning environment of an elementary and high school institution in the city of Joinville - SC. |
???metadata.dc.creator???: | HAGEDORN, Márcia Siewert. BENEVENUTTI, Valdésio. BITTENCOURT, Evandro. |
Keywords: | Ambiente virtual de aprendizagem;Ensino à distância;Joinville - SC - Escola de ensino fundamental e médio;Escola de ensino fundamental e médio - Joinville - SC;Educação à distância;Tecnologia como ferramenta de ensino;Virtual learning environment;Distance learning;Joinville - SC - Primary and secondary school;Primary and secondary school - Joinville - SC;Distance education;Technology as a teaching tool |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | HAGEDORN, Márcia Siewert; BENEVENUTTI, Valdésio; BITTENCOURT, Evandro. Avaliação do ambiente virtual de aprendizagem de uma instituição de ensino fundamental e médio na cidade de Joinville - SC. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 4., 2016, Recife. Anais [...]. Recife - PE:: FBV, 2016. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29933 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O uso da tecnologia é cada vez mais frequente nos dias atuais. Assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar as ferramentas de um ambiente virtual de aprendizagem, utilizado por uma instituição de ensino fundamental e médio através da metodologia à distância. A pesquisa foi realizada com uma amostra de 300 alunos. Como metodologia se fez inicialmente uma pesquisa bibliográfica e na sequencia foi elaborado um questionário que foi aplicado com 56 estudantes do ensino fundamental e 244 do ensino médio, extraído através do cálculo da amostra com margem de erro de 5%. Como resultado obteve-se que mais de 50% dos estudantes afirmaram que o ambiente virtual de aprendizagem já apresentou algum problema durante a utilização. Das ferramentas utilizadas pelos usuários, duas delas foram listadas por não funcionamento, que foram o chat e a mensagem, dificultando a comunicação entre professor e aluno. Além das ferramentas que não funcionam, outras apresentam problemas como a sala de aula e o fórum. Conclui-se com a pesquisa que o ambiente virtual de aprendizagem, possui problemas que ocorrem durante a utilização de ferramentas que não funcionam. Pode-se então constatar certa insatisfação por parte dos usuários que apresentaram várias sugestões de melhorias. |
Keywords: | Ambiente virtual de aprendizagem Ensino à distância Joinville - SC - Escola de ensino fundamental e médio Escola de ensino fundamental e médio - Joinville - SC Educação à distância Tecnologia como ferramenta de ensino Virtual learning environment Distance learning Joinville - SC - Primary and secondary school Primary and secondary school - Joinville - SC Distance education Technology as a teaching tool |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Engenharia de Produção. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29933 |
Appears in Collections: | Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AVALIAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - ANAIS IV SIMEP ARTIGO 2016.pdf | Avaliação do ambiente virtual de aprendizagem de uma instituição de ensino fundamental e médio na cidade de Joinville - SC. - Anais IV Simep 2016 | 113.55 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.