Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29933
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | O uso da tecnologia é cada vez mais frequente nos dias atuais. Assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar as ferramentas de um ambiente virtual de aprendizagem, utilizado por uma instituição de ensino fundamental e médio através da metodologia à distância. A pesquisa foi realizada com uma amostra de 300 alunos. Como metodologia se fez inicialmente uma pesquisa bibliográfica e na sequencia foi elaborado um questionário que foi aplicado com 56 estudantes do ensino fundamental e 244 do ensino médio, extraído através do cálculo da amostra com margem de erro de 5%. Como resultado obteve-se que mais de 50% dos estudantes afirmaram que o ambiente virtual de aprendizagem já apresentou algum problema durante a utilização. Das ferramentas utilizadas pelos usuários, duas delas foram listadas por não funcionamento, que foram o chat e a mensagem, dificultando a comunicação entre professor e aluno. Além das ferramentas que não funcionam, outras apresentam problemas como a sala de aula e o fórum. Conclui-se com a pesquisa que o ambiente virtual de aprendizagem, possui problemas que ocorrem durante a utilização de ferramentas que não funcionam. Pode-se então constatar certa insatisfação por parte dos usuários que apresentaram várias sugestões de melhorias. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Engenharia de Produção. | pt_BR |
dc.citation.issue | 4 | pt_BR |
dc.title | Avaliação do ambiente virtual de aprendizagem de uma instituição de ensino fundamental e médio na cidade de Joinville - SC. | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29933 | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-23T22:42:12Z | - |
dc.date.available | 2023-05-23 | - |
dc.date.available | 2023-05-23T22:42:12Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Ambiente virtual de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino à distância | pt_BR |
dc.subject | Joinville - SC - Escola de ensino fundamental e médio | pt_BR |
dc.subject | Escola de ensino fundamental e médio - Joinville - SC | pt_BR |
dc.subject | Educação à distância | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia como ferramenta de ensino | pt_BR |
dc.subject | Virtual learning environment | pt_BR |
dc.subject | Distance learning | pt_BR |
dc.subject | Joinville - SC - Primary and secondary school | pt_BR |
dc.subject | Primary and secondary school - Joinville - SC | pt_BR |
dc.subject | Distance education | pt_BR |
dc.subject | Technology as a teaching tool | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | HAGEDORN, Márcia Siewert. | - |
dc.creator | BENEVENUTTI, Valdésio. | - |
dc.creator | BITTENCOURT, Evandro. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Evaluation of the virtual learning environment of an elementary and high school institution in the city of Joinville - SC. | pt_BR |
dc.identifier.citation | HAGEDORN, Márcia Siewert; BENEVENUTTI, Valdésio; BITTENCOURT, Evandro. Avaliação do ambiente virtual de aprendizagem de uma instituição de ensino fundamental e médio na cidade de Joinville - SC. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 4., 2016, Recife. Anais [...]. Recife - PE:: FBV, 2016. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29933 | pt_BR |
Appears in Collections: | Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AVALIAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - ANAIS IV SIMEP ARTIGO 2016.pdf | Avaliação do ambiente virtual de aprendizagem de uma instituição de ensino fundamental e médio na cidade de Joinville - SC. - Anais IV Simep 2016 | 113.55 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.