Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2995
Title: Método multiobjetivo para avaliação de sistemas de estacionamento: estudo de caso - Campina Grande.
Other Titles: Multiobjective method for evaluation of parking systems: case study - Campina Grande.
???metadata.dc.creator???: NEVES, Patrícia Bittencourt Tavares das.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RABBANI, Simin Jalali Rahnemay.
???metadata.dc.contributor.referee1???: RABBANI, Soheil Rahnemay.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVINO SOBRINHO, José.
Keywords: Transporte;Transport;Estacionamento;Parking;Engenharia de tráfego;Traffic engineering
Issue Date: Aug-1991
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NEVES, Patrícia Bittencourt Tavares das Neves. Método multiobjetivo para avaliação de sistemas de estacionamento: estudo de caso - Campina Grande. 1991. 162f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil), Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - PB - Brasil, 1991. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2995
???metadata.dc.description.resumo???: Apresenta-se um método para avaliação de sistemas de estacionamento, onde são considerados, simultaneamente, critérios qualitativos e quantitativos. O método Foi aplicado com base nos dados reais do centro comercial da cidade de Campina Grande - PB. A técnica de programação linear multi objetiva utilizada permite que os critérios considerados sejam avaliados através de Punções objetivas, que buscam a minimização das desutilidades no processo de alocação dos usuários do sistema. A flexibilidade do método matemático utilizado neste trabalho possibilita uma avaliação do sistema sob diversos aspectos, considerando as desutilidades individualmente ou através das diversas combinações possíveis entre as funções objetivos. Depois de aplicado e desenvolvido o método, é feito uma avaliação do sistema atual e dos impactos causados na implementação de medidas que os órgãos administrativos pretendem adotar . As sugestões indicadas são no sentido de proporcionar um melhor desempenho do sistema de estacionamento.
Abstract: A method for evaluating parking systems is presented, where both qualitative and quantitative criteria are considered. The method was applied based on the actual data of the commercial center of the city of Campina Grande - PB. The multi objective linear programming technique used allows the considered to be evaluated through objective punctures, which seek to minimize disutilities in the allocation process of system users. The flexibility of the mathematical method used in this work allows an evaluation of the system in several aspects, considering the disutilities individually or through the various possible combinations between the objective functions. Once the method has been applied and developed, an assessment is made of the current system and impacts in the implementation of measures that the administrative organs intend to adopt. The suggested suggestions are to provide better performance of the parking system.
Keywords: Transporte
Transport
Estacionamento
Parking
Engenharia de tráfego
Traffic engineering
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia civil
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2995
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PATRÍCIA BITTEENCOURT TAVARES DAS NEVES - DISSERTAÇÃO PPGECA 1991.pdfPatrícia Bittencourt Tavares das Neves - Dissertação PPGECA 199125.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.