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Title: Interpelação, subjetivação e resistência: negociações em torno da vulnerabilidade socioeconômica na política de assistência estudantil na Universidade Federal de Campina Grande.
Other Titles: Interpellation, subjectivation and resistance: negotiations around of socioeconomic vulnerability in the assistance policy student at the Federal University of Campina Grande.
Interpelación, subjetivación y resistencia: negociaciones en torno de la vulnerabilidad socioeconómica en la política asistencial estudiante de la Universidad Federal de Campina Grande.
???metadata.dc.creator???: TOMAZ, Marianna Andrade.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CUNHA, Luís Henrique Hermínio.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BATISTA, Mércia Rejane Rangel.
???metadata.dc.contributor.referee2???: GOMES, Ramonildes Alves.
???metadata.dc.contributor.referee3???: CASTRO, João Paulo Macedo e.
???metadata.dc.contributor.referee4???: CORRÊA, José Gabriel Silveira.
Keywords: Interpelação;Resistência;Subjetivação;Relato familiar;Vulnerabilidade socioeconômica;Interpellation;Resistance;Subjectivation;Family report;Socioeconomic vulnerability;Interpelación;Subjetivación;Informe familiar;Vulnerabilidad socioeconómica;Política de assistência estudantil - UFCG;Assistência estudantil - UFCG
Issue Date: 28-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: TOMAZ, Marianna Andrade. Interpelação, subjetivação e resistência: negociações em torno da vulnerabilidade socioeconômica na política de assistência estudantil na Universidade Federal de Campina Grande. 2023. 247 fl. Tese (Doutorado em Ciências Sociais), Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29950
???metadata.dc.description.resumo???: Nas últimas duas décadas, ao mesmo tempo em que a política de assistência estudantil vivenciou uma ampliação da cobertura e dos instrumentos através do decreto no 7.234/2010, também sofreu com a escassez de recursos. Para tanto, as IFES buscando compatibilizar os recursos disponíveis com as demandas, vem apropriando-se do conceito de vulnerabilidade socioeconômica utilizada pela Política Nacional de Assistência Social (PNAS) para construir novos instrumentos, índices e ferramentas que possibilitem classificar os candidatos “mais vulneráveis”. Como forma de identificar os agravantes de vulnerabilidade socioeconômica e recrutar os sujeitos “mais vulneráveis”, ao menos 14 das 69 universidades federais existentes no país até 2020, a exemplo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), tem adotado o instrumento do relato familiar. Este constitui-se como um instrumento técnico- operativo de interpelação que convoca os estudantes a se pronunciarem através de uma narrativa sobre a sua situação socioeconômica. Sendo assim, esta pesquisa teve como objetivo analisar a resistência dos estudantes candidatos aos programas de assistência estudantil ao modo de subjetivação proposto pela interpelação da Pró- Reitoria de Assuntos Comunitários (PRAC), órgão responsável pela política na Universidade Federal de Campina Grande. A partir da análise das narrativas apresentadas por estes estudantes em seus relatos familiares, busca-se revelar como os candidatos interpretam a concepção institucional de vulnerabilidade socioeconômica e a ressignificam com base em suas experiências sociais da privação e do sofrimento, especialmente após o ingresso no ensino superior. A metodologia consistiu na análise textual discursiva de 574 relatos familiares referente aos estudantes que pleitearam os programas de assistência estudantil no semestre 2020.1, buscando produzir novas compreensões e interpretações sobre as narrativas dos estudantes acerca dos eixos centrais e transversais compostos pela família e pela renda. Com a pesquisa foi possível observar: uma resistência a incluir a família como elemento de vulnerabilidade socioeconômica, utilizando-se de uma narrativa pouco detalhada ou de um eufemismo retórico; um dilema moral entre estudar ou trabalhar para ajudar a família; uma imprevisibilidade de não saber ao certo se conseguirá permanecer e concluir o ensino superior; e a apresentação de uma narrativa de vulnerabilidade socioeconômica voltada para uma dimensão econômica e moral da necessidade de contribuir com a renda familiar.
Abstract: In the last two decades, at the same time that the student assistance policy has experienced an expansion of coverage and instruments through Decree No. 7,234/2010, it has also suffered from a shortage of resources. To this end, the IFES, seeking to reconcile the available resources with the demands, have been appropriating the concept of socioeconomic vulnerability used by the National Social Assistance Policy (PNAS) to build new instruments, indices and tools that make it possible to classify the “most vulnerable” candidates. As a way of identifying the aggravating factors of socioeconomic vulnerability and recruiting the “most vulnerable” subjects, at least 14 of the 69 federal universities in the country by 2020, such as the Federal University of Campina Grande (UFCG), have adopted the family report instrument. This is constituted as a technical-operative instrument of interpellation that summons students to pronounce themselves through a narrative about their socioeconomic situation. Thus, this research aimed to analyze the resistance of students applying to student assistance programs to the mode of subjectivation proposed by the interpellation of the Pro-Rectory of Community Affairs (PRAC), the agency responsible for policy at the Federal University of Campina Grande. From the analysis of the narratives presented by these students in their family reports, we seek to reveal how the candidates interpret the institutional conception of socioeconomic vulnerability and reframe it based on their social experiences of deprivation and suffering, especially after admission to higher education. The methodology consisted of the discursive textual analysis of 574 family reports referring to students who applied for student assistance programs in the 2020.1 semester, seeking to produce new understandings and interpretations about the students' narratives about the central and transversal axes composed of family and income. With the research it was possible to observe: a resistance to include the family as an element of socioeconomic vulnerability, using a little detailed narrative or a rhetorical euphemism; a moral dilemma between studying or working to help the family; an unpredictability of not knowing for sure if he will be able to stay and complete higher education; and the presentation of a narrative of socioeconomic vulnerability focused on an economic and moral dimension of the need to contribute to the family income.
???metadata.dc.description.resumen???: Au cours des deux dernières décennies, alors que la politique d'aide aux étudiants a connu une expansion de sa couverture et de ses instruments par le biais du décret n° 7.234/2010, elle a également souffert d'un manque de ressources. A cette fin, les IFES, cherchant à rendre les ressources disponibles compatibles avec les demandes, s'est appropriée du concept de vulnérabilité socio-économique utilisé par la Politique Nationale d'Assistance Sociale (PNAS) pour construire de nouveaux instruments, indices et outils permettant de classer les candidats « les plus vulnérables ». Afin d'identifier les facteurs aggravants de la vulnérabilité socio-économique et de recruter les sujets « les plus vulnérables », au moins 14 des 69 universités fédérales du pays jusqu'à 2020, comme l'Université Fédérale de Campina Grande (UFCG), ont adopté l'instrument du rapport familier. Il s'agit d'un instrument technico-opératif d'interpellation qui invite les étudiants à se prononcer par le biais d'un récit sur leur situation socio-économique. Ainsi, cette recherche a le but d’analyser la résistance des étudiants candidats des programmes d'aide aux étudiants au mode de subjectivation proposé par l'interpellation du Pro- Rectorat des Affaires Communautaires (PRAC), l'organisme responsable de la politique à l'Université Fédérale de Campina Grande. À partir de l'analyse des récits présentés par ces étudiants dans leurs rapports familiaux, elle cherche à révéler comment les candidats interprètent la conception institutionnelle de la vulnérabilité socio-économique et la resignifient à partir de leurs expériences sociales de privation et de souffrance, en particulier après leur entrée dans l'enseignement supérieur. La méthodologie a consisté en une analyse textuelle discursive de 574 récits familiaux concernant les étudiants candidats aux programmes d'aide aux étudiants au cours du semestre 2020.1, en cherchant à produire de nouvelles compréhensions et interprétations des récits des étudiants sur les axes centraux et transversaux composés de la famille et du revenu. La recherche a permis d'observer : une résistance à inclure la famille comme élément de vulnérabilité socio- économique, en utilisant un récit peu détaillé ou un euphémisme rhétorique ; un dilemme moral entre étudier ou travailler pour aider la famille ; l'imprévisibilité de ne pas savoir avec certitude si l'on pourra poursuivre et conclure des études supérieures ; et la présentation d'un récit de vulnérabilité socio-économique axé sur une dimension économique et morale de la nécessité de contribuer au revenu familial.
Keywords: Interpelação
Resistência
Subjetivação
Relato familiar
Vulnerabilidade socioeconômica
Interpellation
Resistance
Subjectivation
Family report
Socioeconomic vulnerability
Interpelación
Subjetivación
Informe familiar
Vulnerabilidad socioeconómica
Política de assistência estudantil - UFCG
Assistência estudantil - UFCG
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Sociais
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29950
Appears in Collections:Doutorado em Ciências Sociais.

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