Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29950
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDTOMAZ, M. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0681668636904247pt_BR
dc.contributor.advisor1CUNHA, Luís Henrique Hermínio.-
dc.contributor.advisor1IDCUNHA, LUIS HENRIQUE HERMÍNIO.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6991283096951332pt_BR
dc.contributor.referee1BATISTA, Mércia Rejane Rangel.-
dc.contributor.referee1IDBATISTA, Mércia Rejane Rangel.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2393048148588630pt_BR
dc.contributor.referee2GOMES, Ramonildes Alves.-
dc.contributor.referee2IDGOMES, R. A.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7709505914296073pt_BR
dc.contributor.referee3CASTRO, João Paulo Macedo e.-
dc.contributor.referee3IDCASTRO, J. P. M. E.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5687600230067248pt_BR
dc.contributor.referee4CORRÊA, José Gabriel Silveira.-
dc.contributor.referee4IDCORRÊA, J. G. S.pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0533574526978806pt_BR
dc.description.resumoNas últimas duas décadas, ao mesmo tempo em que a política de assistência estudantil vivenciou uma ampliação da cobertura e dos instrumentos através do decreto no 7.234/2010, também sofreu com a escassez de recursos. Para tanto, as IFES buscando compatibilizar os recursos disponíveis com as demandas, vem apropriando-se do conceito de vulnerabilidade socioeconômica utilizada pela Política Nacional de Assistência Social (PNAS) para construir novos instrumentos, índices e ferramentas que possibilitem classificar os candidatos “mais vulneráveis”. Como forma de identificar os agravantes de vulnerabilidade socioeconômica e recrutar os sujeitos “mais vulneráveis”, ao menos 14 das 69 universidades federais existentes no país até 2020, a exemplo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), tem adotado o instrumento do relato familiar. Este constitui-se como um instrumento técnico- operativo de interpelação que convoca os estudantes a se pronunciarem através de uma narrativa sobre a sua situação socioeconômica. Sendo assim, esta pesquisa teve como objetivo analisar a resistência dos estudantes candidatos aos programas de assistência estudantil ao modo de subjetivação proposto pela interpelação da Pró- Reitoria de Assuntos Comunitários (PRAC), órgão responsável pela política na Universidade Federal de Campina Grande. A partir da análise das narrativas apresentadas por estes estudantes em seus relatos familiares, busca-se revelar como os candidatos interpretam a concepção institucional de vulnerabilidade socioeconômica e a ressignificam com base em suas experiências sociais da privação e do sofrimento, especialmente após o ingresso no ensino superior. A metodologia consistiu na análise textual discursiva de 574 relatos familiares referente aos estudantes que pleitearam os programas de assistência estudantil no semestre 2020.1, buscando produzir novas compreensões e interpretações sobre as narrativas dos estudantes acerca dos eixos centrais e transversais compostos pela família e pela renda. Com a pesquisa foi possível observar: uma resistência a incluir a família como elemento de vulnerabilidade socioeconômica, utilizando-se de uma narrativa pouco detalhada ou de um eufemismo retórico; um dilema moral entre estudar ou trabalhar para ajudar a família; uma imprevisibilidade de não saber ao certo se conseguirá permanecer e concluir o ensino superior; e a apresentação de uma narrativa de vulnerabilidade socioeconômica voltada para uma dimensão econômica e moral da necessidade de contribuir com a renda familiar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociaispt_BR
dc.titleInterpelação, subjetivação e resistência: negociações em torno da vulnerabilidade socioeconômica na política de assistência estudantil na Universidade Federal de Campina Grande.pt_BR
dc.date.issued2023-02-28-
dc.description.abstractIn the last two decades, at the same time that the student assistance policy has experienced an expansion of coverage and instruments through Decree No. 7,234/2010, it has also suffered from a shortage of resources. To this end, the IFES, seeking to reconcile the available resources with the demands, have been appropriating the concept of socioeconomic vulnerability used by the National Social Assistance Policy (PNAS) to build new instruments, indices and tools that make it possible to classify the “most vulnerable” candidates. As a way of identifying the aggravating factors of socioeconomic vulnerability and recruiting the “most vulnerable” subjects, at least 14 of the 69 federal universities in the country by 2020, such as the Federal University of Campina Grande (UFCG), have adopted the family report instrument. This is constituted as a technical-operative instrument of interpellation that summons students to pronounce themselves through a narrative about their socioeconomic situation. Thus, this research aimed to analyze the resistance of students applying to student assistance programs to the mode of subjectivation proposed by the interpellation of the Pro-Rectory of Community Affairs (PRAC), the agency responsible for policy at the Federal University of Campina Grande. From the analysis of the narratives presented by these students in their family reports, we seek to reveal how the candidates interpret the institutional conception of socioeconomic vulnerability and reframe it based on their social experiences of deprivation and suffering, especially after admission to higher education. The methodology consisted of the discursive textual analysis of 574 family reports referring to students who applied for student assistance programs in the 2020.1 semester, seeking to produce new understandings and interpretations about the students' narratives about the central and transversal axes composed of family and income. With the research it was possible to observe: a resistance to include the family as an element of socioeconomic vulnerability, using a little detailed narrative or a rhetorical euphemism; a moral dilemma between studying or working to help the family; an unpredictability of not knowing for sure if he will be able to stay and complete higher education; and the presentation of a narrative of socioeconomic vulnerability focused on an economic and moral dimension of the need to contribute to the family income.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29950-
dc.date.accessioned2023-05-24T17:56:54Z-
dc.date.available2023-05-24-
dc.date.available2023-05-24T17:56:54Z-
dc.typeTesept_BR
dc.subjectInterpelaçãopt_BR
dc.subjectResistênciapt_BR
dc.subjectSubjetivaçãopt_BR
dc.subjectRelato familiarpt_BR
dc.subjectVulnerabilidade socioeconômicapt_BR
dc.subjectInterpellationpt_BR
dc.subjectResistancept_BR
dc.subjectSubjectivationpt_BR
dc.subjectFamily reportpt_BR
dc.subjectSocioeconomic vulnerabilitypt_BR
dc.subjectInterpelaciónpt_BR
dc.subjectSubjetivaciónpt_BR
dc.subjectInforme familiarpt_BR
dc.subjectVulnerabilidad socioeconómicapt_BR
dc.subjectPolítica de assistência estudantil - UFCGpt_BR
dc.subjectAssistência estudantil - UFCGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorTOMAZ, Marianna Andrade.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeInterpellation, subjectivation and resistance: negotiations around of socioeconomic vulnerability in the assistance policy student at the Federal University of Campina Grande.pt_BR
dc.title.alternativeInterpelación, subjetivación y resistencia: negociaciones en torno de la vulnerabilidad socioeconómica en la política asistencial estudiante de la Universidad Federal de Campina Grande.pt_BR
dc.identifier.citationTOMAZ, Marianna Andrade. Interpelação, subjetivação e resistência: negociações em torno da vulnerabilidade socioeconômica na política de assistência estudantil na Universidade Federal de Campina Grande. 2023. 247 fl. Tese (Doutorado em Ciências Sociais), Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29950pt_BR
dc.description.resumenAu cours des deux dernières décennies, alors que la politique d'aide aux étudiants a connu une expansion de sa couverture et de ses instruments par le biais du décret n° 7.234/2010, elle a également souffert d'un manque de ressources. A cette fin, les IFES, cherchant à rendre les ressources disponibles compatibles avec les demandes, s'est appropriée du concept de vulnérabilité socio-économique utilisé par la Politique Nationale d'Assistance Sociale (PNAS) pour construire de nouveaux instruments, indices et outils permettant de classer les candidats « les plus vulnérables ». Afin d'identifier les facteurs aggravants de la vulnérabilité socio-économique et de recruter les sujets « les plus vulnérables », au moins 14 des 69 universités fédérales du pays jusqu'à 2020, comme l'Université Fédérale de Campina Grande (UFCG), ont adopté l'instrument du rapport familier. Il s'agit d'un instrument technico-opératif d'interpellation qui invite les étudiants à se prononcer par le biais d'un récit sur leur situation socio-économique. Ainsi, cette recherche a le but d’analyser la résistance des étudiants candidats des programmes d'aide aux étudiants au mode de subjectivation proposé par l'interpellation du Pro- Rectorat des Affaires Communautaires (PRAC), l'organisme responsable de la politique à l'Université Fédérale de Campina Grande. À partir de l'analyse des récits présentés par ces étudiants dans leurs rapports familiaux, elle cherche à révéler comment les candidats interprètent la conception institutionnelle de la vulnérabilité socio-économique et la resignifient à partir de leurs expériences sociales de privation et de souffrance, en particulier après leur entrée dans l'enseignement supérieur. La méthodologie a consisté en une analyse textuelle discursive de 574 récits familiaux concernant les étudiants candidats aux programmes d'aide aux étudiants au cours du semestre 2020.1, en cherchant à produire de nouvelles compréhensions et interprétations des récits des étudiants sur les axes centraux et transversaux composés de la famille et du revenu. La recherche a permis d'observer : une résistance à inclure la famille comme élément de vulnérabilité socio- économique, en utilisant un récit peu détaillé ou un euphémisme rhétorique ; un dilemme moral entre étudier ou travailler pour aider la famille ; l'imprévisibilité de ne pas savoir avec certitude si l'on pourra poursuivre et conclure des études supérieures ; et la présentation d'un récit de vulnérabilité socio-économique axé sur une dimension économique et morale de la nécessité de contribuer au revenu familial.pt_BR
Appears in Collections:Doutorado em Ciências Sociais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIANNA ANDRADE TOMAZ - TESE PPGCS 2023.pdfMarianna Andrade Tomaz - Tese PPGCS 20231.9 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.