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Title: Antecedentes da retenção de clientes pós falha e recuperação de serviços de tecnologia da informação em ambientes business-to-business.
Other Titles: Antecedents of post failure customer retention and recovery of information technology services in business-to-business environments.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Humberto Caetano Cardoso da.
ARAÚJO, Marcus Augusto Vasconcelos.
Keywords: Retenção de clientes;Tecnologia da informação;Falhas de serviços B2B;Marketing de relacionamento;Clientes e serviços de TI;Customer retention;Information Technology;B2B service failures;Marketing of relationship;Customers and IT Services;Fidélisation de la clientèle;Informatique;Échecs de service B2B;Marketing de la relation;Clients et services informatiques;Retención de clientes;Tecnología de la informacion;Fallos en el servicio B2B;Marketing de relacion;Clientes y Servicios TI
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Humberto Caetano Cardoso da; ARAÚJO, Marcus Augusto Vasconcelos. Antecedentes da retenção de clientes pós falha e recuperação de serviços de tecnologia da informação em ambientes business-to-business In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 4., 2016, Recife. Anais [...]. Recife - PE:: FBV, 2016. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29962
???metadata.dc.description.resumo???: A competitividade dos mercados força as empresas a se tornarem mais eficientes e, neste contexto, as atividades relacionadas à Tecnologia da Informação (TI) são grandes aliadas. Todavia, como ocorre com quaisquer serviços, a ocorrência de falhas na prestação de serviços de TI é inevitável, tornando vital, para as empresas prestadoras, a adoção de ações de recuperação eficientes, de forma a assegurar a manutenção de bons índices de confiança e comprometimento na relação cliente/fornecedor, reforçando e prolongando, assim, o relacionamento entre as duas empresas. Adicionalmente, para se assegurar a retenção dos clientes, é fundamental se avaliar, de forma concomitante, aspectos como o valor percebido, de forma a ser possível gerenciar adequadamente o relacionamento com as empresas-clientes. O propósito deste trabalho é apresentar um modelo teórico que evidencia como se dão as relações entre as variáveis confiança, comprometimento e valor percebido pelos clientes, na sua retenção, em contextos de prestação de serviços terceirizados de TI, após a execução uma ação de recuperação de falhas de serviço. Ao final, são apresentadas 4 proposições teóricas e realizada uma discussão final sobre a natureza dos construtos e das relações propostas.
Keywords: Retenção de clientes
Tecnologia da informação
Falhas de serviços B2B
Marketing de relacionamento
Clientes e serviços de TI
Customer retention
Information Technology
B2B service failures
Marketing of relationship
Customers and IT Services
Fidélisation de la clientèle
Informatique
Échecs de service B2B
Marketing de la relation
Clients et services informatiques
Retención de clientes
Tecnología de la informacion
Fallos en el servicio B2B
Marketing de relacion
Clientes y Servicios TI
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia de Produção.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29962
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