Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29993
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA falta de planejamento e de uma boa gestão financeira por parte dos microempresários têm sido os fatores determinantes para o curto prazo de sobrevivência dessas empresas no mercado. O presente trabalho foi desenvolvido baseado no estudo mercadológico e na definição do planejamento estratégico para a instalação de uma microempresa de composto de PVC na Região Metropolitana do Cariri, a fim de serem alcançadas informações concretas para viabilidade da abertura da empresa na região. O estudo de mercado foi realizado na Região Metropolitana do Cariri e na Feira Internacional de Plásticos no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. As informações coletadas nesse estudo permitiram conhecer as necessidades dos clientes, saber quem são os clientes potenciais, saber a posição em que empresa se situa frente às concorrentes, conhecer os fornecedores e analisar as forças e as fraquezas da empresa. O campo de atuação da microempresa de composto de PVC será os microempresários de calçados da Região Metropolitana do Cariri, os quais sofrem bastante com o prazo de entrega dos fornecedores de composto de PVC. A empresa para conseguir ganhar espaço no mercado terá como estratégia e planejamento direcionar os recursos da organização para atender os clientes com curto prazo de entrega. Ter agilidade na entrega não será o bastante para satisfazer as necessidades do cliente e garantir a sobrevivência no mercado regional, a empresa terá a missão de oferecer também um produto de qualidade e de baixo custo. No entanto oferecer um produto de qualidade e de baixo custo praticado pelos concorrentes será a grande dificuldade da empresa. Possíveis dificuldades a ser enfrentadas com os fornecedores da matéria-prima podem muito provavelmente inviabilizar a instalação da empresa na região, pois afetam diretamente a qualidade do produto e custo composto produzido.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia de Produção.pt_BR
dc.citation.issue4pt_BR
dc.titleA importância do planejamento na abertura de uma empresa de compostos de PVC na Região Metropolitana do Cariri.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29993-
dc.date.accessioned2023-05-26T16:22:32Z-
dc.date.available2023-05-26-
dc.date.available2023-05-26T16:22:32Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectPVCpt_BR
dc.subjectMicroempresa de composto de PVCpt_BR
dc.subjectComposto de PVC - empresapt_BR
dc.subjectFeira Internacional do Plástico - FEIPLASTIC 2015pt_BR
dc.subjectEstudo do clientept_BR
dc.subjectRegião Metropolitana do Cariri - CE - empresa de PVCpt_BR
dc.subjectEstudo mercadológicopt_BR
dc.subjectStrategic planningpt_BR
dc.subjectPVC compound microenterprisept_BR
dc.subjectPVC compound - companypt_BR
dc.subjectInternational Plastics Fair - FEIPLASTIC 2015pt_BR
dc.subjectCustomer studypt_BR
dc.subjectMetropolitan Region of Cariri - CE - PVC companypt_BR
dc.subjectMarket studypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFERREIRA, Eder Henrique Coelho.-
dc.creatorPIMENTEL, Cristiane Agra.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of planning in opening a PVC compound company in the Metropolitan Region of Cariri.pt_BR
dc.identifier.citationFERREIRA, Eder Henrique Coelho; PIMENTEL, Cristiane Agra. A importância do planejamento na abertura de uma empresa de compostos de PVC na Região Metropolitana do Cariri. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 4., 2016, Recife. Anais [...]. Recife - PE:: FBV, 2016. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29993pt_BR
Appears in Collections:Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO NA ABERTURA DE UMA EMPRESA - ANAIS IV SIMEP ARTIGO 2016.pdfA importância do planejamento na abertura de uma empresa - ANAIS IV SIMEP ARTIGO 2016.105.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.