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Title: A simulação de processos como ferramenta de suporte à decisão.
Other Titles: Process simulation as a tool support the decision.
???metadata.dc.creator???: FREITAS, Nathan Nogueira.
Keywords: Simulação;Simulação de processos;Tomada de decisão;Processo decisório;Fluxo de atendimento;Sistema help desk - conselho profissional;Help desk;Simulation;Process simulation;Decision making;Decision-making process;Service flow;Help desk system - professional advice;Helpdesk
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FREITAS, Nathan Nogueira. A simulação de processos como ferramenta de suporte à decisão. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 4., 2016, Recife. Anais [...]. Recife - PE:: FBV, 2016. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29995
???metadata.dc.description.resumo???: O processo decisório é algo bastante complexo, por envolver análise de diversas variáveis e problemáticas que afetam vários processos e setores das organizações. Dessa forma, torna-se necessário o uso de ferramentas para auxiliar os gestores na tomada de decisões. Uma ferramenta que vem sendo bastante utilizada é a simulação de processos, já que através do seu uso é possível verificar ocorrências do sistema, permitindo identificar problemas e trata-los. Neste sentido, o objetivo central deste trabalho é utilizar a simulação de processos para verificar o melhor fluxo de atendimento, do sistema help desk, de um conselho profissional. Para tanto, utilizou-se a pesquisa-ação e o projeto de simulação, incluindo neste conjunto a proposta dada por Andrade (2004). Para construção dos modelos e verificar o resultado da simulação foi utilizado o Software Arena, sendo possível simular diversos cenários e avaliar seus possíveis benefícios. Como resultado, obteve-se um modelo de simulação útil para auxiliar na tomada de decisão sobre o fluxo de atendimento, levando em consideração a nova capacidade de atendimento.
Abstract: The decision-making process is very complex, because it involves analysis of several variables and problems that affect multiple sectors and processes of organizations. Thus, it becomes necessary to use tools to assist managers in making decisions. A tool that has been widely used is the simulation of processes, since through your use you can check system events, allowing identify problems and treat them. In this sense, the main objective of this work is to use process simulation to check the flow better service, help desk system, a professional advice. For this, we used the action research and the simulation project, including this set the proposal given by Andrade (2004). Construction of models and verify the simulation results, we used the software Arena, it is possible to simulate various scenarios and assess their possible benefits. As a result, we obtained a useful simulation model to assist in decision making on the flow of care, taking into account the new service capacity.
Keywords: Simulação
Simulação de processos
Tomada de decisão
Processo decisório
Fluxo de atendimento
Sistema help desk - conselho profissional
Help desk
Simulation
Process simulation
Decision making
Decision-making process
Service flow
Help desk system - professional advice
Helpdesk
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia de Produção.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29995
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