Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29996
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO trabalho é uma atividade necessária ao homem para seu desenvolvimento pessoal e profissional. No ambiente laboral, os trabalhadores dedicam a maior parte de seu tempo e conhecimento. Considerando o fato de que este ambiente está cada vez mais competitivo, tal situação, muitas vezes, colabora para o desgaste físico e mental do funcionário no ambiente de trabalho, podendo gerar doenças do trabalho, como a Síndrome de Burnout. O presente artigo conceitua a Síndrome de Burnout, através de revisões bibliográficas embasadas em artigos científicos sobre o tema em questão, bem como a exemplifica por meio da aplicação de um questionário, o qual permitiu o levantamento de dados sobre a ocorrência de Burnout em docentes de uma Instituição de Ensino da cidade de Governador ValadaresMG. Percebeu-se que 53% dos entrevistados estavam na fase inicial da doença, 62% do total de mulheres entrevistadas também se encontravam na mesma fase, sendo este número reduzido nos participantes do sexo masculino, em que apenas 43% situavam-se nessa fase. Nota-se, também, que a maioria dos servidores que se encontravam na fase inicial da Síndrome tinham entre 1 e 5 anos de serviço e estavam compreendidos na faixa etária de 26 a 32 anos. Concluise que a gestão de pessoas da organização deve se ater aos dados apresentados com a finalidade de evitar problemas que envolvem a qualidade de ensino e a saúde do trabalhador, colaborando, assim, na adoção de medidas motivacionais que auxiliem os docentes a superar ou evitar a Síndrome de Burnout, contribuindo para a melhoria do processo de ensino/aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia de Produção.pt_BR
dc.citation.issue4pt_BR
dc.titleA Síndrome de Burnout: um estudo de caso com os docentes de uma instituição de ensino da cidade de Governador Valadares - MG.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29996-
dc.date.accessioned2023-05-26T18:34:00Z-
dc.date.available2023-05-26-
dc.date.available2023-05-26T18:34:00Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectSíndrome de Burnoutpt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectDocentes - Síndrome de Burnoutpt_BR
dc.subjectGovernador Valadares - MG - estudo com docentespt_BR
dc.subjectBurnout syndromept_BR
dc.subjectCase studypt_BR
dc.subjectTeachers - Burnout Syndromept_BR
dc.subjectGovernador Valadares - MG - study with professorspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBOAVENTURA, Erick Fonseca.-
dc.creatorCUNHA, Lauren Isis.-
dc.creatorDELFINO, Eneida Lopes de Moraes.-
dc.creatorSCHUINA, Polyana Alves Vilela.-
dc.creatorIZIDORO, Flávia Salmen.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe Burnout Syndrome: a case study with the teachers of an educational institution in the city of Governador Valadares - MG.pt_BR
dc.identifier.citationBOAVENTURA, Erick Fonseca; CUNHA, Lauren Isis; DELFINO, Eneida Lopes de Moraes; SCHUINA, Polyana Alves Vilela; IZIDORO, Flávia Salmen. A Síndrome de Burnout: um estudo de caso com os docentes de uma instituição de ensino da cidade de Governador Valadares - MG. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 4., 2016, Recife. Anais [...]. Recife - PE:: FBV, 2016. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29996pt_BR
Appears in Collections:Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A SÍNDROME DE BURNOUT - UM ESTUDO DE CASO - ANAIS IV SIMEP ARTIGO 2016.pdfA síndrome de Bournout - Um estudo de caso - ANAIS IV SIMEP ARTIGO 2016.249.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.