Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29998
Title: A arte de tecer no diverso: práticas e saberes interdisciplinares no ensino e na pesquisa.
Other Titles: The art of weaving in diversity: interdisciplinary practices and knowledge in teaching and research.
???metadata.dc.creator???: AMORIM, Ana Luisa.
FERNANDES, Dorgival Gonsalves.
OLIVEIRA, Francisca Bezerra de.
NÓBREGA, Geralda Medeiros.
GALVÃO, Josias de Castro.
LIMA, Maria Janete de.
FORTUNATO, Maria Lucinete.
MOREIRA NETO, Mariana.
SILVA FILHO, Osmar Luiz da.
COELHO, Raimunda de Fatima Neves.
BEZERRA, Sergio Adriane.
Keywords: Ensino superior;Interdisciplinaridade;Ensino e pesquisa;Didática;Psicologia da aprendizagem;Música e história;Geografia - possibilidades interdisciplinares;Ciências da vida - interdisciplinaridade;Centro de Formação de Professores - UFCG;University education;Interdisciplinarity;Teaching and research;Didactic;Learning psychology;Music and history;Geography - interdisciplinary possibilities;Life sciences - interdisciplinarity;Teacher Training Center - UFCG;Formation universitaire;Interdisciplinarité;Enseignement et recherche;Didactique;Apprentissage de la psychologie;Musique et histoire;Géographie - possibilités interdisciplinaires;Sciences de la vie - interdisciplinarité;Centre de formation des enseignants - UFCG;Enseñanza superior;Interdisciplinariedad;Enseñanza e investigación;Didáctico;Psicología del aprendizaje;Geografía - posibilidades interdisciplinarias;Ciencias de la vida - interdisciplinariedad;Centro de Formación Docente - UFCG
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERNANDES, Dorgival Gonçalves; OLIVEIRA, Francisca Bezerra de (Organizadores). A arte de tecer no diverso: práticas e saberes interdisciplinares no ensino e na pesquisa. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2010. ISBN: 978-85-8001-013-8. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29998
???metadata.dc.description.resumo???: A coletânea de textos que ora apresentamos versa sobre a difícil arte de cerzir o uno e o múltiplo, rompendo fronteiras entre campos de saberes. E esta arte e mais do que conhecimento. Para se efetivar ela carece de sensibilidade e de atitudes, e isto implica também em conhecimentos, autoconhecimentos, no desejo de conhecer o outro, de se reconhecer a si mesmo, ainda que razoavelmente no outro, para tecer algo que seja largo e profundo: os saberes e as praticas interdisciplinares. Imbuídos do desejo de praticar essa arte, sujeitos diversos se reuniram no Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Linguagem e Práticas Sociais (GIEPELPS) - e construíram espaços de reflexão e de produção de conhecimentos que desembocaram num seminário, intitulado: A Interdisciplinaridade nos campos do Ensino e da Pesquisa, realizado no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande - CFP/UFCG, nos dias 20 e 21 de agosto de 2008. A fertilidade de ideias e discussões brotadas desse seminário fez surgir a intenção de produzir esse livro, constituído da diversidade de olhares, lugares e linguagens sobre o tema da interdisciplinaridade. Tal constituído engloba diversos campos do fazer e do pensar acadêmico, tais como: Ciências Sociais, Ciências Humanas e Ciências da Vida. O livro e composto por nove capítulos: três foram elaborados em função do seminário, os demais foram construídos a partir de discussões e desdobramentos que emergiram do solo de estudos e pesquisas desenvolvidos no âmbito do GIEPELPS. No primeiro capitulo, intitulado A Interdisciplinaridade em construção: desvelamento num percurso teórico, Geralda Medeiros Nóbrega, entendendo a interdisciplinaridade como uma atitude que se efetiva em situações dialógicas, afirma que esta se refere a atos de teorização e de construção metodológica. Apoiada em Morin nos chama a atenção para pensarmos a interdisciplinaridade pautada na necessidade de se estabelecer nexos entre a pluri, a multi e a transdisciplinaridade. Dorgival Gonçalves Fernandes, no segundo capitulo, denominado de Interdisciplinaridade e pesquisa: explorando desejos e possibilidades de aprendizagens, empreende um breve passeio pela historia da interdisciplinaridade e pela historia da construção das praticas interdisciplinares de pesquisa, no âmbito do GIEPELPS, refletindo acerca dos anseios e das dificuldades, dos acertos e erros que os pesquisadores deste grupo vivenciaram durante o processo de elaboração de uma pesquisa interdisciplinar. A organização curricular numa perspectiva global, e as mudanças ocorridas no mundo do trabalho, nessas ultimas décadas, são temas abordados por Ana Luisa Amorim, no terceiro capitulo, que se intitula Educação, currículo e interdisciplinaridade. A autora nos convida a refletir sobre a necessidade de assumirmos uma nova postura diante do conhecimento para superar a fragmentação dos conteúdos escolares ministrados pela escola. Currículo, interdisciplinaridade e pratica docente: problematizando a pedagogia do professor, de Maria Janete de Lima, quarto capitulo, reflete acerca da pratica dos docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, tomando como referenda a ideia de que a interdisciplinaridade e um caminho teórico e metodológico para a efetivação de um trabalho educativo autônomo e socialmente construído. Rompendo fronteiras e articulando saberes entre a Didática e a Psicologia da Aprendizagem e o titulo do quinto capitulo, escrito por Raimunda de Fátima Neves Coelho. Neste, a autora se debruça sobre as questões do ensinar e aprender nos dias atuais. Afirma que devemos nos contrapor a massificação e homogeneização do pensamento e das ideias, sendo necessário para isto assumir o ensino enquanto trabalho interdisciplinar. No sexto capitulo, intitulado Conexões interdisciplinares: produção e socialização de conhecimentos e saberes, Maria Lucinete Fortunato e Mariana Moreira Neto pautam-se na historia e na historiografia para pensarem a interdisciplinaridade como o caminho para articulação de saberes que venham a possibilitar o engendramento e a gestão de politicas publicas para o “Semiárido Nordestino”. Para as autoras o eixo norteador desse processo deve ser a educação dialógica que articule disciplinas e os atores sociais. Osmar Luiz da Silva Filho assina o sétimo capitulo denominado Fronteiras entre musica e historia: um exercício de interdisciplinaridade. Para o autor, a relação entre os saberes advindos da musica e da historia pode ser um processo promotor de interdisciplinaridade, a partir do qual o historiador elabora conexões que se alimentam da convergência entre sujeitos sociais, seu cotidiano e suas produções estéticas, nas suas relações de tempo e espaço. No oitavo capitulo, A geografia e as possibilidades interdisciplinares no Centro Formação de Professores, Josias de Castro Galvão define o que e Geografia e tece considerações sobre os objetos da Ciência Geográfica, entre estes, o espaço. Entende-o como conteúdo e processo, composto de inter-relações e interações econômicas, sociais, culturais, politicas e ambientais, podendo contribuir para a construção de um dialogo interdisciplinar envolvendo diversas áreas do saber humano. No nono capitulo: Interdisciplinaridade nas ciências da vida, os autores Francisca Bezerra de Oliveira e Sergio Adriane Bezerra de Moura destacam a importância da interdisciplinaridade na área da saúde como uma necessidade para se ultrapassar a insuficiência de olhares separados e assim, se compreender os temas ligados a esse campo. Asseveram que o profissional de saúde deve superar a fragmentação do seu trabalho, centrada em concepções biologicistas e visões especializadas, e articular, na pratica cotidiana das ciências do cuidado, uma perspectiva que contemple contingentes biológicos, filosóficos, culturais, ideológicos e políticos. Ao finalizarmos esta apresentação, expressamos o nosso desejo de que seja possível aos leitores dos textos que compõem este livro, darem continuidade a discussão desta temática e gestarem novas questões e novas possibilidades para pensarmos e praticarmos a interdisciplinaridade. Agradecemos a todos que colaboraram com a produção deste livro, em especial, a Josefa Elionita de Almeida Sá, professora aposentada do CFP/UFCG, Campus de Cajazeiras, pelas sugestões dadas a revisão dos textos que compõem este livro e ao professor Dr. Antonio Clarindo Barbosa de Souza, diretor administrativo da EDUFCG, pela acolhida e estimulo a publicação desta coletânea. Dorgival Gonçalves Fernandes Francisca Bezerra de Oliveira
Keywords: Ensino superior
Interdisciplinaridade
Ensino e pesquisa
Didática
Psicologia da aprendizagem
Música e história
Geografia - possibilidades interdisciplinares
Ciências da vida - interdisciplinaridade
Centro de Formação de Professores - UFCG
University education
Interdisciplinarity
Teaching and research
Didactic
Learning psychology
Music and history
Geography - interdisciplinary possibilities
Life sciences - interdisciplinarity
Teacher Training Center - UFCG
Formation universitaire
Interdisciplinarité
Enseignement et recherche
Didactique
Apprentissage de la psychologie
Musique et histoire
Géographie - possibilités interdisciplinaires
Sciences de la vie - interdisciplinarité
Centre de formation des enseignants - UFCG
Enseñanza superior
Interdisciplinariedad
Enseñanza e investigación
Didáctico
Psicología del aprendizaje
Geografía - posibilidades interdisciplinarias
Ciencias de la vida - interdisciplinariedad
Centro de Formación Docente - UFCG
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29998
Appears in Collections:Livros e E-books - Editora da UFCG - Edufcg

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A ARTE DE TECER NO DIVERSO - E-BOOK EDUFCG 2010..pdfA arte de tecer no diverso: práticas e saberes interdisciplinares no ensino e na pesquisa.- E-book Edufcg 20104.87 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.