Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30015
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, I. F. T.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8358581253821753pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8646917365525968pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Henrique Miguel de Lima.-
dc.contributor.referee2OLEGÁRIO , Maria da Luz.-
dc.description.resumoA argumentação é um recurso fundamental à língua. Os sujeitos, no convívio em sociedade, valem se de instrumentos linguísticos para a construção de argumentos em defesa de pontos de vista. Esses mecanismos linguísticos são chamados de operadores argumentativos e são responsáveis pela construção da argumentação dos discursos. Com o foco nessa discussão, esta pesquisa objetiva analisar o emprego dos operadores argumentativos em artigos de opinião construídos por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, a partir de uma sequência didática, a fim de perceber as contribuições que esse estudo planejado pode oferecer ao trabalho com operadores argumentativos. Nessa direção, construímos uma base teórica fundamentada na Linguística textual e na Semântica Argumentativa para a análise dos operadores argumentativos; aplicamos uma sequência didática com a finalidade de levar os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental a produzir um artigo de opinião; identificamos os operadores argumentativos utilizados por eles nos seus textos, observando os efeitos de sentido em favor da intenção argumentativa; e descrevemos as contribuições que uma sequência didática, como conjunto de atividades planejadas, oferece ao trabalho com operadores argumentativos. Para tanto, o trabalho está fundamentado na Linguística textual, a partir das discussões de Marcuschi (2008) e Koch (2005, 2011), e na Semântica Argumentativa, com Ducrot (1988, 1989) e seus seguidores. Além dessa base teórica, buscamos fundamento para a elaboração da sequência didática em Scheneuwly e Dolz (2004). Para essa investigação, adotamos uma pesquisa etnográfica, participante, de natureza qualitativa. Trata se de uma pesquisa etnográfica de abordagem qualitativa. A análise foi realizada mediante aplicação de uma sequência didática para o levantamento do corpus de análise dos operadores argumentativos no gênero artigo de opinião. O universo e o corpus da pesquisa são constituídos de quinze redações produzidas pelos alunos de 8º ano do Ensino Fundamental II. As análises revelaram que os operadores usados com maior frequência nos artigos foram: ou; e; porque; pois; mas; também; até; por isso; portanto; até mesmo e porém. E empregados raramente foram: no entanto; além disso; ainda e logo. Estabeleceram relações semânticas como: adição; disjunção argumentativa; contrajunção (contraste de argumentos; explicação; conclusão e a gradação, assinalada por operadores que indicavam argumentos mais fortes de uma escala orientada no sentido de determinada conclusão. Além disso, pode se dizer que o estudo orientado, como a sequência didática, permitiu aos estudantes aprimorar a aprendizagem do gênero artigo de opinião, da competência linguística pelo uso dos operadores argumentativos, bem como da competência leitora e discursiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleUma análise dos operadores argumentativos em artigos de opinião no 8º ano do ensino fundamental a partir de uma sequência didática.pt_BR
dc.date.issued2020-02-19-
dc.description.abstractLa argumentación es un recurso fundamental a la lengua. Los sujetos, en sociedad, utilizan herramientas lingüísticas para la construcción de argumentos en la defensa de puntos de vista. Eses mecanismos lingüísticos son llamados de operadores argumentativos y son responsables por la construcción de la argumentación de los discursos. A partir de esa discusión, esta investigación tiene el objetivo de analizar el empleo de los operadores argumentativos en artículos de opinión construidos por estudiantes del 8º año de la Enseñanza Fundamental, desde una secuencia didáctica, para percibir las contribuciones que ese estudio planeado puede ofrecer al trabajo con operadores lingüísticos. En esa dirección, construimos una base teórica fundamentada en la Lingüística Textual y en la Semántica Argumentativa para el análisis de los operadores argumentativos; aplicamos una secuencia didáctica con la finalidad de llevar los estudiantes del 8º año de la Enseñanza Fundamental a producir un artículo de opinión; identificamos los operadores argumentativos utilizados por ellos en sus textos, observando los efectos de sentido en favor de la intención argumentativa; y describimos las contribuciones que una secuencia didáctica, como conjunto de actividades planeadas, ofrece al trabajo con los operadores argumentativos. Para tanto, el trabajo se fundamenta en la Lingüística Textual, a partir de las discusiones de Marcuschi (2008) y Koch (2005, 2011); y en la Semántica Argumentativa, con Ducrot (1988, 1989) y sus seguidores. Además de esa base teórica, buscamos fundamentación en la elaboración de la secuencia didáctica en Scheneuwly y Dolz (2004). Para esa investigación, adoptamos una investigación etnográfica, participante, de naturaleza cualitativa. El análisis fue realizado mediante aplicación de una secuencia didáctica para levantar el corpus de análisis de los operadores argumentativos en el género artículo de opinión. El estudio es compuesto por quince redacciones producidas por los estudiantes del 8º año de la Enseñanza Fundamental. El análisis muestra que los operadores usados a menudo en los artículos fueron: o; y; por qué; pues; pero; también; hasta; por eso; por lo tanto; hasta mismo y, sin embargo. Poco utilizados, tenemos: además; aun y luego. Establecieron relaciones semánticas como: adición, disyunción argumentativa; contra junción (contraste de argumentos; explicación; conclusión y gradación, señalada por los operadores que muestran argumentos más fuertes de una escala orientada en el sentido de determinada conclusión. Además, se puede decir que el estudio orientado, como la secuencia didáctica, permitió a los estudiantes perfeccionar el aprendizaje del género artículo de opinión, de la competencia lingüística por el uso de operadores argumentativos, así como de la competencia lectora y discursiva.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30015-
dc.date.accessioned2023-05-29T12:13:08Z-
dc.date.available2023-05-29-
dc.date.available2023-05-29T12:13:08Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectLinguística textualpt_BR
dc.subjectSemântica argumentativapt_BR
dc.subjectOperadores argumentativospt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectArtigo de opiniãopt_BR
dc.subjecttextual linguisticspt_BR
dc.subjectargumentative semanticspt_BR
dc.subjectargumentative operatorspt_BR
dc.subjectargumentationpt_BR
dc.subjectOpinion articlept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Inácio Francisco Teixeira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAn analysis of argumentative operators in opinion articles in the 8th grade of elementary school based on a didactic sequence.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Inacio Francisco Teixeira. Uma análise dos operadores argumentativos em artigos de opinião no 8º ano do ensino fundamental a partir de uma sequência didática. 2020. 140f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2020.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
INACIO FRANCISCO TEIXEIRA SILVA. DISSERTAÇÃO PROFLETRAS. CFP 2020.pdfInácio Francisco Teixeira Silva. Dissertação PROFLETRAS. CFP. 2020.13.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.