Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30018
Title: O letramento visual no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita: uma proposta de atividade em língua inglesa para o ensino fundamental I.
Other Titles: Visual literacy in the development of reading and writing skills: an activity proposal in English for elementary school I.
???metadata.dc.creator???: LIMA, Daniela Ferreira de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Fabione Gomes da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BRAGA, Elinaldo Menezes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ZAMBRANO , Tamires Parnaíba Bruno.
Keywords: Ensino de língua inglesa;Letramento visual;Habilidade de leitura e escrita;Leitura e escrita - língua inglesa;Língua inglesa - ensino fundamental;Linguagem - desenvolvimento da criança;Ensino de língua estrangeira;English language teaching;visual literacy;Reading and writing skill;Reading and writing - English language;English language - elementary school;Language - child development;foreign language teaching
Issue Date: 14-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, Daniela Ferreira de. O letramento visual no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita: uma proposta de atividade em língua inglesa para o ensino fundamental I. 2023. 39f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho aborda o letramento visual no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita em língua inglesa, levando em consideração as mudanças na área da linguagem e a reformulação das concepções sobre o ensino de línguas, que atualmente são preocupações no campo do ensino, em virtude do avanço tecnológico e midiático, implicando novas formas de adquirir/transmitir conhecimento. O trabalho, na perspectiva sociocultural, também expõe a visão de Vygotsky acerca da linguagem, com destaque para a sua relevância e função social. Para finalizar apresento uma proposta de atividade aplicada ao ensino da língua inglesa no ensino fundamental I, com o intuito de oferecer uma atividade que possa envolver os alunos e, consequentemente, promover a aprendizagem.
Abstract: This paper approaches visual literacy in the development of reading and writing skills in the English language, taking into consideration the changes in the language area and the reformulation of conceptions about language teaching, which are currently concerns in the teaching field, due to the technological and media advances, implying new ways of acquiring/transmitting knowledge. The work, from a sociocultural perspective, also presents Vygotsky's vision of language, highlighting its relevance and social function. Finally, I present a proposal of an activity applied to the teaching of English language in elementary school I, with the purpose of offering an activity that may involve students and, consequently, promote learning.
Keywords: Ensino de língua inglesa
Letramento visual
Habilidade de leitura e escrita
Leitura e escrita - língua inglesa
Língua inglesa - ensino fundamental
Linguagem - desenvolvimento da criança
Ensino de língua estrangeira
English language teaching
visual literacy
Reading and writing skill
Reading and writing - English language
English language - elementary school
Language - child development
foreign language teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua inglesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30018
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DANIELA FERREIRA DE LIMA. MONOGRAFIA LETRAS - LÍNGUA INGLESA. CFP 2023.pdfDaniela Ferreira de Lima. Monografia Letras Língua - Inglesa. CFP 2023. 986.76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.