Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30019
Title: Estudo do meio: uma proposta metodológica na abordagem de problemas ambientais urbanos no bairro dos remédios.
Other Titles: Study of the environment: a methodological proposal to approach urban environmental problems in the neighborhood of medicines.
???metadata.dc.creator???: GONÇALVES, Fabia Larissa Abrantes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PESSOA, Rodrigo Bezerra.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BRANDÃO , Marcelo Henrique de Melo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS FILHO , Ernani Martins dos.
Keywords: Ensino de Geografia;Estudo do meio;Problemas ambientais urbanos;Ensino - Cajazeiras - Paraíba;Pesquisa de Campo - Bairro dos remédios - Cajazeiras - Paraíba;Escola Matias Duarte Rolim - ensino de geografia;Geography Teaching;Middle study;urban environmental problems;Education - Cajazeiras - Paraíba;Field Research - Remedies District - Cajazeiras - Paraíba;Matias Duarte Rolim School - geography teaching;Cajazeiras - PB - Bairro dos Remédios;Bairro dos Remédios - Cajazeiras - PB
Issue Date: 2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GONÇALVES, Fábia Larissa Abrantes. Estudo do meio: uma proposta metodológica na abordagem de problemas ambientais urbanos no bairro dos remédios. 2022. 68f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: O processo de ensino vem se tornando cada dia mais desafiador para os profissionais do setor educacional. A maioria dos estudantes encontram-se presos em um mundo virtual, o que torna a execução de aulas em sala, ainda mais difíceis. Esta pesquisa tem como principal objetivo investigar o Estudo do Meio como metodologia eficiente no processo de aprendizagem significativa do conteúdo Problemas Ambientais Urbanos nas aulas de Geografia, na turma do oitavo ano da escola Matias Duarte Rolim, localizada na cidade de Cajazeiras, Paraíba. Como objetivos específicos pretendeu-se: executar um método de ensino que envolva os alunos de forma ativa, tornando-os protagonista do seu próprio processo de ensino e aprendizagem; colaborar para uma percepção e análise do espaço geográfico do lugar; construir reflexões sobre problemas ambientais urbanos no bairro dos Remédios, através da metodologia do Estudo do Meio. Para o desenvolvimento desta pesquisa, optamos por uma abordagem metodológica de informações mistas, utilizando dados quantitativos e qualitativos para fazermos nossas análises. Partindo desses pressupostos, é assumido o caráter investigativo composto pelas seguintes etapas: pesquisa bibliográfica; trabalho de campo; sistematização e elaboração do roteiro de campo; aula conceitual; aula de campo; confecção do caderno de campo e questionários. Apesar da maioria dos alunos da turma terem uma certa aversão em participar de metodologias ativas, o desenvolvimento da pesquisa trouxe experiências positivas. Os educandos foram os principais responsáveis pelo seu próprio processo de ensino e aprendizagem, quando os mesmos explanaram as problemáticas em seu bairro, buscaram informações, criticaram as atitudes incoerentes da população, assim, conseguimos executar de forma positiva uma metodologia ativa.
Abstract: The teaching process is becoming more and more challenging for professionals in the educational sector. Most students find themselves trapped in a virtual world, which makes delivering classes in the classroom even more difficult. This research has as main objective to investigate the Study of the Environment as an efficient methodology in the process of significant learning of the Urban Environmental Problems content in Geography classes, in the eighth grade class of the Matias Duarte Rolim school, located in the city of Cajazeiras, Paraíba. As specific objectives, it was intended to: implement a teaching method that actively involves students, making them protagonists of their own teaching and learning process; collaborate for a perception and analysis of the geographic space of the place; build reflections on urban environmental problems in the Remédios neighborhood, through the methodology of the Study of the Environment. For the development of this research, we opted for a methodological approach of mixed information, using quantitative and qualitative data to carry out our analyses. Based on these assumptions, the investigative nature of the following steps is assumed: bibliographical research; fieldwork; systematization and elaboration of the field script; conceptual class; field class; preparation of the field notebook and questionnaires. Despite most students in the class having a certain aversion to participating in active methodologies, the development of the research brought positive experiences. Students were primarily responsible for their own teaching and learning process, when they explained the problems in their neighborhood, sought information, criticized the inconsistent attitudes of the population, thus, we were able to positively implement an active methodology.
Keywords: Ensino de Geografia
Estudo do meio
Problemas ambientais urbanos
Ensino - Cajazeiras - Paraíba
Pesquisa de Campo - Bairro dos remédios - Cajazeiras - Paraíba
Escola Matias Duarte Rolim - ensino de geografia
Geography Teaching
Middle study
urban environmental problems
Education - Cajazeiras - Paraíba
Field Research - Remedies District - Cajazeiras - Paraíba
Matias Duarte Rolim School - geography teaching
Cajazeiras - PB - Bairro dos Remédios
Bairro dos Remédios - Cajazeiras - PB
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30019
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FÁBIA LARISSA ABRANTES GONÇALVES. MONOGRAFIA GEOGRAFIA. CFP 2022.pdfFabia Larissa Abrantes Gonçalves. Monografia Geografia. CFP 2022. 5.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.