Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30022
Title: Deserção ou lealdade? Avaliando as consequências das falhas de serviços em empresas de varejo.
Other Titles: Desertion or loyalty? Assessing the consequences of service fails in retail companies.
???metadata.dc.creator???: MELO, Fernando José Machado.
ARAÚJO, Marcus Augusto Vasconcelos.
Keywords: Lealdade de clientes;Falhas de serviços;Tratamento de reclamação;Recuperação de serviço;Percepção de justiça;Recompra;Antecedentes de lealdade;Varejo - recuperação de falhas em serviços;Senso de justiça;Customer loyalty;Service failures;Complaint handling;Service recovery;Perception of justice;Repurchase;Loyalty background;Retail - service failure recovery;Justice sense
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MELO, Fernando José Machado; ARAÚJO, Marcus Augusto Vasconcelos. Deserção ou lealdade? Avaliando as consequências das falhas de serviços em empresas de varejo. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 4., 2016, Recife. Anais [...]. Recife - PE:: FBV, 2016. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30022
???metadata.dc.description.resumo???: O serviço de varejo, a falha, o tratamento de reclamação e as percepções e práxis comportamentais diversas, decorrentes da relação entre clientes e fornecedores, compõem conjunto de desafios de integração do conhecimento na atualidade em serviço. Pensar os diversos assuntos conjuntamente, de forma integrada e aderente ao reconhecimento científico, se constitui o propósito deste ensaio teórico. A partir de estudo que investiga a influência da Justiça nos processos de recuperação de falha no varejo foram desenvolvidas proposições teóricas e identificadas categorias de antecedentes de lealdade em situação de falha que complementam grupos de antecedentes de lealdade de forma mais abrangente e sistêmica, admitindo o ambiente cultural e o movimento da prestação de serviço como parte geradora de insumos para a construção do entendimento do fenômeno falha de serviço e suas soluções gerenciais possíveis, com vistas a recompra de forma sistemática e à manutenção do que denominamos, em ensaio, de Ciclo Virtuoso do Serviço. theoretical essay. Based on study investigating the influence of the justice in retail fail recovery processes, theoretical propositions were developed and categories of loyalty antecendents in fail situation complementing groups of loyalty antecendents in a broader and sistemic way were indentified, admitting the cultural environment and the movement of the service rendering as a generator part of inputs for building comprehension on the service fail phenomenon and its possible managerial solutions, bearing in mind the systematic repurchase and the maintenance of what we title in the essay the “ Service Virtuos Cycle”.
Abstract: The retail service, the fail, the complaint dealing and the diverse behavioral perceptions and praxis due to the relationship between clients and providers currently make up hall of integration challenges of knowledge in service. Thinking jointly the several subjects, in a integrated and adherent way to the scientific acknowledgement constitutes the goal of this
Keywords: Lealdade de clientes
Falhas de serviços
Tratamento de reclamação
Recuperação de serviço
Percepção de justiça
Recompra
Antecedentes de lealdade
Varejo - recuperação de falhas em serviços
Senso de justiça
Customer loyalty
Service failures
Complaint handling
Service recovery
Perception of justice
Repurchase
Loyalty background
Retail - service failure recovery
Justice sense
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia de Produção.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30022
Appears in Collections:Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DESERÇÃO OU LEALDADE - ANAIS IV SIMEP ARTIGO 2016.pdfDeserção ou lealdade? - ANAIS IV SIMEP ARTIGO 2016.248.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.