Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30041
Title: Ressignificando os contos de fadas nas aulas de língua inglesa: uma análise crítica de obras dos irmãos Grimm numa perspectiva de letramentos.
Other Titles: Reframing fairy tales in English language classes: a critical analysis of works by the Brothers Grimm from a literacies perspective.
???metadata.dc.creator???: SOUZA, Mirely Abreu de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Fabione Gomes da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BRAGA, Elinaldo Menezes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, Larissa Lacerda de.
Keywords: Ensino de língua inglesa;Contos de fadas;Língua inglesa - ensino fundamental;Leitura - contos de fadas;Irmãos Grimm - análise crítica;Letramento crítico;Aulas de língua inglesa;English language teaching;Fairy tale;English language - elementary school;Reading - Fairy Tales;Brothers Grimm - critical analysis;critical literacy;english language classes
Issue Date: 14-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUZA, Mirely Abreu de. Ressignificando os contos de fadas nas aulas de língua inglesa: uma análise crítica de obras dos irmãos Grimm numa perspectiva de letramentos. 2023. 62f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Com este trabalho, propõe-se um estudo que tem como objetivo tentar despertar a reflexão de uma análise crítica sobre a leitura de contos de fadas no ensino de Língua Inglesa no fundamental I. Nesse sentido, objetiva-se examinar a obra Cinderela, dos Irmãos Grimm (1812), com auxilio teórico dos autores e estudiosos BETTELHEIM (1980) e COELHO (2005). para tanto, o trabalho faz um levantamento das tradições desses contos, abordando seus principais conceitos, numa perspectiva de letramento crítico, visando analisar o gênero tendo como conteúdo estruturante o texto, em sua forma original, como prática social e o que ele pode propiciar aos estudantes na formação de cidadãos pensantes, críticos e donos de seus próprios caminhos, proposta recentemente feita pelas novos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Para este fim, nos ancoramos numa concepção de letramento critico (CERVETTI, PARDALES, DAMICO, 2001), de texto como uma construção multimodal (MATTOS & VALÉRIO, 2010; ANDRÉIA, 2017) e da experiência de aprendizagem como uma possibilidade de letramento crítico. A pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa de natureza aplicada organizado em um desenho metodológico de aspectos-chaves de Design e Redesign com diretrizes especificas adaptado por ROSA FILHO (2015). o trabalho, por fim, apresenta uma atividade integrada que tem por objetivo conciliar os anseios desses novos ressignificados. Espera-se com esta pesquisa demonstrar o quão importante é para os alunos que os professores utilizem mais o gênero textual contos de fadas para uma aprendizagem da Língua Inglesa mais eficaz e prazerosa.
Abstract: With this work, we propose a study that aims to try to awaken the reflection of a critical analysis on the reading of fairy tales in the teaching of English in elementary school. Grimm (1812), with theoretical assistance from the authors and scholars BETTELHEIM (1980) and COELHO (2005). To this end, the work surveys the traditions of these tales, addressing their main concepts, from a perspective of critical literacy, aiming to analyze the genre having the text as its structuring content, in its original form, as a social practice and what it can provide to the students. students in the formation of thinking citizens, critics and owners of their own paths, a proposal recently made by the new National Curricular Parameters (PCNs). To this end, we are anchored in a conception of critical literacy (CERVETTI, PARDALES, DAMICO, 2001), of the text as a multimodal construction (MATTOS & VALÉRIO, 2010; ANDRÉIA, 2017) and of the learning experience as a possibility of critical literacy. The bibliographical research of a qualitative approach of an applied nature organized in a methodological design of key aspects of Design and Redesign with specific guidelines adapted by ROSA FILHO (2015). Finally, the work presents an integrated activity that aims to reconcile the desires of these new meanings. This research is expected to demonstrate how important it is for students that teachers use the textual genre fairy tales more for a more effective and enjoyable English language learning.
Keywords: Ensino de língua inglesa
Contos de fadas
Língua inglesa - ensino fundamental
Leitura - contos de fadas
Irmãos Grimm - análise crítica
Letramento crítico
Aulas de língua inglesa
English language teaching
Fairy tale
English language - elementary school
Reading - Fairy Tales
Brothers Grimm - critical analysis
critical literacy
english language classes
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua inglesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30041
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MIRELY ABREU DE SOUZA. MONOGRAFIA LETRAS - LÍNGUA INGLESA. CFP 2023.pdfMirely Abreu de Souza. Monografia Letras - Língua Inglesa. CFP 2023. 1.63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.