Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30041
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUZA, M. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0379928924962501pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Fabione Gomes da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, F. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7197728095907519pt_BR
dc.contributor.referee1BRAGA, Elinaldo Menezes.-
dc.contributor.referee2SOUSA, Larissa Lacerda de.-
dc.description.resumoCom este trabalho, propõe-se um estudo que tem como objetivo tentar despertar a reflexão de uma análise crítica sobre a leitura de contos de fadas no ensino de Língua Inglesa no fundamental I. Nesse sentido, objetiva-se examinar a obra Cinderela, dos Irmãos Grimm (1812), com auxilio teórico dos autores e estudiosos BETTELHEIM (1980) e COELHO (2005). para tanto, o trabalho faz um levantamento das tradições desses contos, abordando seus principais conceitos, numa perspectiva de letramento crítico, visando analisar o gênero tendo como conteúdo estruturante o texto, em sua forma original, como prática social e o que ele pode propiciar aos estudantes na formação de cidadãos pensantes, críticos e donos de seus próprios caminhos, proposta recentemente feita pelas novos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Para este fim, nos ancoramos numa concepção de letramento critico (CERVETTI, PARDALES, DAMICO, 2001), de texto como uma construção multimodal (MATTOS & VALÉRIO, 2010; ANDRÉIA, 2017) e da experiência de aprendizagem como uma possibilidade de letramento crítico. A pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa de natureza aplicada organizado em um desenho metodológico de aspectos-chaves de Design e Redesign com diretrizes especificas adaptado por ROSA FILHO (2015). o trabalho, por fim, apresenta uma atividade integrada que tem por objetivo conciliar os anseios desses novos ressignificados. Espera-se com esta pesquisa demonstrar o quão importante é para os alunos que os professores utilizem mais o gênero textual contos de fadas para uma aprendizagem da Língua Inglesa mais eficaz e prazerosa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua inglesa.pt_BR
dc.titleRessignificando os contos de fadas nas aulas de língua inglesa: uma análise crítica de obras dos irmãos Grimm numa perspectiva de letramentos.pt_BR
dc.date.issued2023-02-14-
dc.description.abstractWith this work, we propose a study that aims to try to awaken the reflection of a critical analysis on the reading of fairy tales in the teaching of English in elementary school. Grimm (1812), with theoretical assistance from the authors and scholars BETTELHEIM (1980) and COELHO (2005). To this end, the work surveys the traditions of these tales, addressing their main concepts, from a perspective of critical literacy, aiming to analyze the genre having the text as its structuring content, in its original form, as a social practice and what it can provide to the students. students in the formation of thinking citizens, critics and owners of their own paths, a proposal recently made by the new National Curricular Parameters (PCNs). To this end, we are anchored in a conception of critical literacy (CERVETTI, PARDALES, DAMICO, 2001), of the text as a multimodal construction (MATTOS & VALÉRIO, 2010; ANDRÉIA, 2017) and of the learning experience as a possibility of critical literacy. The bibliographical research of a qualitative approach of an applied nature organized in a methodological design of key aspects of Design and Redesign with specific guidelines adapted by ROSA FILHO (2015). Finally, the work presents an integrated activity that aims to reconcile the desires of these new meanings. This research is expected to demonstrate how important it is for students that teachers use the textual genre fairy tales more for a more effective and enjoyable English language learning.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30041-
dc.date.accessioned2023-05-30T00:39:39Z-
dc.date.available2023-05-29-
dc.date.available2023-05-30T00:39:39Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de língua inglesapt_BR
dc.subjectContos de fadaspt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectLeitura - contos de fadaspt_BR
dc.subjectIrmãos Grimm - análise críticapt_BR
dc.subjectLetramento críticopt_BR
dc.subjectAulas de língua inglesapt_BR
dc.subjectEnglish language teachingpt_BR
dc.subjectFairy talept_BR
dc.subjectEnglish language - elementary schoolpt_BR
dc.subjectReading - Fairy Talespt_BR
dc.subjectBrothers Grimm - critical analysispt_BR
dc.subjectcritical literacypt_BR
dc.subjectenglish language classespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Mirely Abreu de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReframing fairy tales in English language classes: a critical analysis of works by the Brothers Grimm from a literacies perspective.pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Mirely Abreu de. Ressignificando os contos de fadas nas aulas de língua inglesa: uma análise crítica de obras dos irmãos Grimm numa perspectiva de letramentos. 2023. 62f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MIRELY ABREU DE SOUZA. MONOGRAFIA LETRAS - LÍNGUA INGLESA. CFP 2023.pdfMirely Abreu de Souza. Monografia Letras - Língua Inglesa. CFP 2023. 1.63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.