Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30054
Title: O racismo na escola: o papel social da educação no enfrentamento do racismo multidimensional.
Other Titles: Racism in school: the social role of education in confronting multidimensional racism.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Emanuel Jeová Medeiros.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FONSECA, Ivonildes da Silva.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MATOS, Teresa Cristina Furtado.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUZA, Wallace Gomes Ferreira de.
Keywords: Racismo multidimensional;Racismo na escola;Enfrentamento ao racismo;Educação étnico-racial;Discurso racista;Ensino inclusivo;Multidimensional racism;Racism at school;Confronting racism;Ethnic-racial education;Racist speech;Inclusive education
Issue Date: 14-Apr-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Emanuel Jeová Medeiros. O racismo na escola: o papel social da educação no enfrentamento do racismo multidimensional. 2023. 116f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30054
???metadata.dc.description.resumo???: Nosso intuito com esta dissertação é discutir os efeitos do racismo na educação brasileira, tendo como recorte analítico as cidades de Afogados da Ingazeira – PE e Tabira – PE que fazem parte do Sertão do Pajeú. A ótica deste trabalho científico tem como base o debate sobre os desdobramentos do racismo enquanto um problema social nacional na região do sertão pernambucano, focando especificamente no modo como a escola se comporta perante as discussões dessa temática, abordando a forma como os alunos/as e professores/as observam o racismo e sua presença na sociedade. A questão que orientou nosso processo de pesquisa foi: Quais as concepções dos estudantes e professores do ensino médio das cidades de Afogados da Ingazeira – PE e Tabira – PE acerca do racismo no Brasil? Dentro desse espectro buscamos analisar o fator do discurso racista no contexto social, por isso nosso principal objetivo se fixou em: Identificar a compreensão de professores e estudantes do ensino médio sobre a questão do racismo brasileiro, problematizando os elementos presentes no discurso racista e analisando sua construção histórico-social. O espaço escolar enquanto meio de socialização e local de aprendizado foi extensamente discutido, observando o papel da escola no combate ao racismo e as brechas existentes no sistema educacional que proporcionam a sua disseminação, investigando o modo como esse problema se estabelece e afeta a vida dos estudantes no cotidiano escolar, analisando principalmente o impacto psicológico desses efeitos na formação identitária, cultural e cidadã dos/as estudantes negros. Em conclusão constatamos diversos problemas do sistema educacional que contribuem para a propagação do racismo, esse balanço não se propôs a estabelecer a escola como o “problema” ou a “solução” para o fim do racismo, apenas reafirmamos a necessidade da consolidação de um ensino antirracista norteado por uma proposta inclusiva que remodele esse cenário de violência.
Abstract: Our intention with this dissertation is to discuss the effects of racism on Brazilian education, using the cities of Afogados da Ingazeira - PE and Tabira - PE as analytical focal points, which are part of the Sertão do Pajeú region. The perspective of this scientific work is based on the debate on the unfolding of racism as a national social problem in the Pernambuco's hinterland region, focusing specifically on how schools behave towards discussions on this topic, addressing how students and teachers observe racism and its presence in society. The question that guided our research process was: What are the conceptions of high school students and teachers in the cities of Afogados da Ingazeira - PE and Tabira - PE about racism in Brazil? Within this spectrum, we sought to analyze the factor of racist discourse in the social context, which is why our main objective was to identify the understanding of high school teachers and students about the issue of Brazilian racism, problematizing the elements present in racist discourse and analyzing its historical-social construction. The school environment as a means of socialization and a place of learning was extensively discussed, observing the role of the school in combating racism and the existing gaps in the educational system that provide for its dissemination, investigating how this problem is established and affects the daily life of students, analyzing mainly the psychological impact of these effects on the identity, culture and citizenship formation of black students. In conclusion, we found various problems in the educational system that contribute to the propagation of racism. This assessment did not aim to establish the school as the "problem" or the "solution" for ending racism, we only reaffirm the need for the consolidation of an anti-racist education guided by an inclusive proposal that remodels this scenario of violence.
Keywords: Racismo multidimensional
Racismo na escola
Enfrentamento ao racismo
Educação étnico-racial
Discurso racista
Ensino inclusivo
Multidimensional racism
Racism at school
Confronting racism
Ethnic-racial education
Racist speech
Inclusive education
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30054
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Sumé - CDSA - DISSERTAÇÕES

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EMANUEL JEOVÁ MEDEIROS SOUSA - DISSERTAÇÃO PROFSOCIO CDSA 2023..pdfEmanuel Jeová Medeiros Sousa - Dissertação PROFSOCIO CDSA 20231.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.