Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30075
Title: Marketing ou produção: um estudo da variabilidade de produtos na indústria automobilística brasileira.
Other Titles: Marketing or production: a study of product variability in the Brazilian automobile industry.
???metadata.dc.creator???: TORTORELLA, Guilherme.
FETTERMANN, Diego.
Keywords: Indústria automotiva brasileira;Customização em massa;Variedade de produtos - indústria automotiva;Venda de veículos;Variedade de automóveis;Variedade de produtos - automóveis;Mercado de automóveis - Brasil;Brazilian automotive industry;Mass customization;Variety of products - automotive industry;Vehicle sales;Variety of automobiles;Variety of products - automobiles;Car market - Brazil;Industria automotriz brasileña;La personalización en masa;Variedad de productos - industria automotriz;Venta de vehículos;Variedad de automoviles;Variedad de productos - automóviles;Mercado de automóviles - Brasil;L'industrie automobile brésilienne;Personnalisation de masse;Variété de produits - industrie automobile;Ventes de véhicules;Variété d'automobiles;Variété de produits - automobiles;Marché automobile - Brésil
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: TORTORELLA, Guilherme; FETTERMANN, Diego. Marketing ou produção: um estudo da variabilidade de produtos na indústria automobilística brasileira. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 4., 2016, Recife. Anais [...]. Recife - PE:: FBV, 2016. ISSN: 2318-9258. Disponível em:
???metadata.dc.description.resumo???: A indústria automobilística tem apresentado uma maior variedade de produtos na tentativa de melhor atender as necessidades dos clientes. Entretanto, nem sempre a maior variedade de produtos está associada a maior quantidade de vendas, visto que o custos de produção tendem a aumentar com elevados níveis de variedade. O objetivo deste trabalho é identificar a associação entre a variedade dos automóveis no mercado brasileiro e a venda de veículos. A amostra representa o ano de 2013 e incorpora 94,35% do volume de licenciamentos de automóveis no Brasil, somando um total de 118 diferentes modelos analisados. Os resultados apresentados confirmam que a variedade dos automóveis disponibilizada no Brasil está associada significativamente com a venda de veículos. Além disto, de acordo com o segmento de mercado (entrada, compacto, sedan, utilitário e SUV), também foi analisada a associação entre a variedade de produto e a quantidade de vendas. Foi identificada correlação positiva e significativa ao nível de 5% em todas as categorias, com exceção dos veículos do tipo SUV. Entre esses segmentos de mercado, foi identificada que a variedade disponibilizada possui maior associação nos segmentos de automóveis de entrada e utilitários. Diante destes resultados, pode-se considerar que no mercado brasileiro a variedade de produtos apresenta forte associação com as vendas na indústria automobilística, diferentemente do apresentado em estudos internacionais, podendo contribuir para as definições estratégicas de atuação das empresas.
Keywords: Indústria automotiva brasileira
Customização em massa
Variedade de produtos - indústria automotiva
Venda de veículos
Variedade de automóveis
Variedade de produtos - automóveis
Mercado de automóveis - Brasil
Brazilian automotive industry
Mass customization
Variety of products - automotive industry
Vehicle sales
Variety of automobiles
Variety of products - automobiles
Car market - Brazil
Industria automotriz brasileña
La personalización en masa
Variedad de productos - industria automotriz
Venta de vehículos
Variedad de automoviles
Variedad de productos - automóviles
Mercado de automóviles - Brasil
L'industrie automobile brésilienne
Personnalisation de masse
Variété de produits - industrie automobile
Ventes de véhicules
Variété d'automobiles
Variété de produits - automobiles
Marché automobile - Brésil
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia de Produção.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30075
Appears in Collections:Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARKETING OU PRODUÇÃO - UM ESTUDO DA VARIEDADE DE PRODUTOS - ANAIS IV SIMEP ARTIGO 2016.pdfMarketing ou produção - um estudo da variedade de produtos - ANAIS IV SIMEP ARTIGO 2016163.56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.