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dc.description.resumoA indústria automobilística tem apresentado uma maior variedade de produtos na tentativa de melhor atender as necessidades dos clientes. Entretanto, nem sempre a maior variedade de produtos está associada a maior quantidade de vendas, visto que o custos de produção tendem a aumentar com elevados níveis de variedade. O objetivo deste trabalho é identificar a associação entre a variedade dos automóveis no mercado brasileiro e a venda de veículos. A amostra representa o ano de 2013 e incorpora 94,35% do volume de licenciamentos de automóveis no Brasil, somando um total de 118 diferentes modelos analisados. Os resultados apresentados confirmam que a variedade dos automóveis disponibilizada no Brasil está associada significativamente com a venda de veículos. Além disto, de acordo com o segmento de mercado (entrada, compacto, sedan, utilitário e SUV), também foi analisada a associação entre a variedade de produto e a quantidade de vendas. Foi identificada correlação positiva e significativa ao nível de 5% em todas as categorias, com exceção dos veículos do tipo SUV. Entre esses segmentos de mercado, foi identificada que a variedade disponibilizada possui maior associação nos segmentos de automóveis de entrada e utilitários. Diante destes resultados, pode-se considerar que no mercado brasileiro a variedade de produtos apresenta forte associação com as vendas na indústria automobilística, diferentemente do apresentado em estudos internacionais, podendo contribuir para as definições estratégicas de atuação das empresas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia de Produção.pt_BR
dc.citation.issue4pt_BR
dc.titleMarketing ou produção: um estudo da variabilidade de produtos na indústria automobilística brasileira.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30075-
dc.date.accessioned2023-05-31T12:01:05Z-
dc.date.available2023-05-31-
dc.date.available2023-05-31T12:01:05Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectIndústria automotiva brasileirapt_BR
dc.subjectCustomização em massapt_BR
dc.subjectVariedade de produtos - indústria automotivapt_BR
dc.subjectVenda de veículospt_BR
dc.subjectVariedade de automóveispt_BR
dc.subjectVariedade de produtos - automóveispt_BR
dc.subjectMercado de automóveis - Brasilpt_BR
dc.subjectBrazilian automotive industrypt_BR
dc.subjectMass customizationpt_BR
dc.subjectVariety of products - automotive industrypt_BR
dc.subjectVehicle salespt_BR
dc.subjectVariety of automobilespt_BR
dc.subjectVariety of products - automobilespt_BR
dc.subjectCar market - Brazilpt_BR
dc.subjectIndustria automotriz brasileñapt_BR
dc.subjectLa personalización en masapt_BR
dc.subjectVariedad de productos - industria automotrizpt_BR
dc.subjectVenta de vehículospt_BR
dc.subjectVariedad de automovilespt_BR
dc.subjectVariedad de productos - automóvilespt_BR
dc.subjectMercado de automóviles - Brasilpt_BR
dc.subjectL'industrie automobile brésiliennept_BR
dc.subjectPersonnalisation de massept_BR
dc.subjectVariété de produits - industrie automobilept_BR
dc.subjectVentes de véhiculespt_BR
dc.subjectVariété d'automobilespt_BR
dc.subjectVariété de produits - automobilespt_BR
dc.subjectMarché automobile - Brésilpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorTORTORELLA, Guilherme.-
dc.creatorFETTERMANN, Diego.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMarketing or production: a study of product variability in the Brazilian automobile industry.pt_BR
dc.identifier.citationTORTORELLA, Guilherme; FETTERMANN, Diego. Marketing ou produção: um estudo da variabilidade de produtos na indústria automobilística brasileira. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 4., 2016, Recife. Anais [...]. Recife - PE:: FBV, 2016. ISSN: 2318-9258. Disponível em:pt_BR
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