Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30083
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO estágio tem como finalidade o aprimoramento do aluno através de atividades práticas, em que possa aplicar os ensinamentos adquiridos na escola. Nesse sentido, cabe ao Programa de Estágio do IFAM/Centro prestar serviços com qualidade a toda comunidade, cumprindo seus objetivos de maneira efetiva. Entretanto, foi observada a ausência de um sistema de avaliação da efetividade do referido programa, sendo que o objetivo principal da pesquisa foi desenvolver um modelo de avaliação da efetividade do Programa de Estágio do IFAM/Centro a partir da visão do aluno, a fim de aperfeiçoar os serviços prestados pelo programa. Para a coleta de dados foi elaborado um questionário com questões fechadas e abertas, baseado no modelo Servqual desenvolvido por Parasuraman et al, (1985). A amostra da pesquisa foi constituída por 99 alunos dos cursos técnicos presenciais das modalidades de ensino subsequente, integrado e proeja. O estudo mostrou que todas as dimensões da qualidade dos serviços do Programa de Estágio do IFAM/Centro apresentam gap negativo, revelando assim a necessidade de um replanejamento das ações por parte dos gestores do programa, dentre elas: intervenções de professores, com o intuito de esclarecer as principais dúvidas dos alunos sobre as atividades de estágio; planejamento de reuniões com os novos estagiários; proporcionar situações práticas nos laboratórios do IFAM, onde o aluno possa conhecer e vivenciar os desafios do mundo do trabalho. Neste sentido, recomenda-se que estudos sejam feitos para ouvir a opinião das empresas, as quais utilizam os serviços do Programa de Estágio do IFAM/Centro para admitir tais alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia de Produção.pt_BR
dc.citation.issue4pt_BR
dc.titleModelo de avaliação da efetividade do programa de estágio do IFAM Campus Manaus Centro.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30083-
dc.date.accessioned2023-05-31T15:54:18Z-
dc.date.available2023-05-31-
dc.date.available2023-05-31T15:54:18Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectIFAM - Campus Manaus Centropt_BR
dc.subjectPrograma de Estágio do IFAMpt_BR
dc.subjectInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.subjectEstagiários - IFAMpt_BR
dc.subjectAlunos estagiários - IFAMpt_BR
dc.subjectModelo Servqualpt_BR
dc.subjectModelo de avaliação da efetividadept_BR
dc.subjectIFAM - Manaus Center Campuspt_BR
dc.subjectIFAM Internship Programpt_BR
dc.subjectFederal Institute of Amazonaspt_BR
dc.subjectInterns - IFAMpt_BR
dc.subjectTrainee students - IFAMpt_BR
dc.subjectServqual Modelpt_BR
dc.subjectEffectiveness evaluation modelpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMONTEIRO, Carolina.-
dc.creatorPINHEIRO, Eliana Cássia de Souza.-
dc.creatorNASCIMENTO, Wanessa da Costa.-
dc.creatorCUNHA, Juliana.-
dc.creatorCARDOSO, Waltair.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeModel for evaluating the effectiveness of the internship program at IFAM Campus Manaus Centro.pt_BR
dc.identifier.citationMONTEIRO, Carolina; PINHEIRO, Eliana Cássia de Souza; NASCIMENTO, Wanessa; CUNHA, Juliana; CARDOSO, Waltair. Modelo de avaliação da efetividade do programa de estágio do IFAM Campus Manaus Centro. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 4., 2016, Recife. Anais [...]. Recife - PE:: FBV, 2016. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30083pt_BR
Appears in Collections:Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MODELO DE AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DO PROGRAMA DE ESTÁGIO - ANAIS IV SIMEP ARTIGO 2016.pdfModelo de avaliação da efetividade do programa de estágio - ANAIS IV SIMEP ARTIGO 2016.208.03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.