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dc.creator.IDBARBOSA, E. F.pt_BR
dc.creator.IDMATOS, P. H. A.-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3425390093615295pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0649621364257560-
dc.contributor.advisor1MARINHO, Alexandre Magno da Nóbrega.-
dc.contributor.advisor1IDMARINHO, A. M. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3259224523037021pt_BR
dc.contributor.referee1PAZ, Mabel Calina de França.-
dc.contributor.referee1IDPAZ, M. C. F.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8689137959988831pt_BR
dc.contributor.referee2BRANDÃO, Gisetti Corina Gomes.-
dc.contributor.referee2IDBRANDÃO, G.C.G.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7592017135371757pt_BR
dc.description.resumoDesde a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), com a aprovação da Lei 8080/90, o Ministério da Saúde, bem como a maioria dos órgãos públicos brasileiros e as revistas científicas de circulação internacional, não entram em consenso sobre como o cidadão que dispõe do SUS deve ser cognominado. Diante disso, buscou-se aferir o cognome mais acolhedor, na hipótese de que a denominação adequada melhore a qualidade do atendimento no SUS, otimizando a evolução do processo saúde - doença. Método: Aplicaram-se questionários à população ao acaso, em hospitais e locais públicos avaliando os termos mais comumente utilizados, entre eles: paciente, usuário, doente e cliente. Resultado: Conseguiu-se aferir que o termo paciente é o cognome mais acolhedor e mais coerente com a prática da saúde. Obteve-se que a relação médico- paciente influencia diretamente na evolução da doença do cidadão. Constatou-se que a demora no atendimento é a principal causa de insatisfação com o SUS. Nossos resultados indicam a divergência e incongruência da literatura pesquisada, planejando uma padronização do método de denominação. Conclusão: a análise do cognome mais acolhedor para o cidadão induz a obtenção de um vínculo mais efetivo entre estes e os profissionais da saúde, favorecendo na evolução mais salutar do seu processo saúde- doença.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMedicinapt_BR
dc.titleAnálise da cognominação dos cidadãos no âmbito do Sistema Único de Saúde de Campina Grande - PB: um estudo transversal.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.description.abstractSince the creation of the Unique Health System (UHS), by the approval of the Law 8080/90, the Health Ministry, and also the majority of public Brazilian organizations and the international medicine journals, doesn’t agree about how the citizen who uses the UHS must be referred. We searched to determinate the most receptive cognomen, into the hypothesis that the appropriated denomination improves the treatment in UHS, optimizing the evolution of the health-sick process. Methods: We applied questionnaires to random people, into hospitals and public places evaluating the most used terms, e.g. patient, sickly, client and user. Results: We determinate that the term patient, is the most receptive one, and most coherent with the practice of health. We got that the relationship medical-patient contributes directly in the evolution of the citizen disease. We noted that the delay in the reception is the main cause of dissatisfaction with the UHS. Our results indicate the divergence and incongruence of the literature, planning standardization in the method of denomination. Conclusion: the analyses of the most receptive surname for the citizen leads to the creation of a most effective link between them and the health professionals, leading the healthiest evolution of the disease-health process.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30085-
dc.date.accessioned2023-05-31T17:27:34Z-
dc.date.available2023-05-31-
dc.date.available2023-05-31T17:27:34Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectSUSpt_BR
dc.subjectAcolhimentopt_BR
dc.subjectPacientept_BR
dc.subjectCognominaçãopt_BR
dc.subjectReceptionpt_BR
dc.subjectPatientpt_BR
dc.subjectCognominationpt_BR
dc.subjectRecepciónpt_BR
dc.subjectCognominaciónpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARBOSA, Emilly Freire.-
dc.creatorMATOS, Pedro Henrique de Andrade.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the nickname of citizens within the scope of the System Unified Health System in Campina Grande - PB: a cross-sectional study.pt_BR
dc.title.alternativeAnálisis del sobrenombre de los ciudadanos en el ámbito del Sistema Sistema Único de Salud de Campina Grande - PB: un estudio transversal.pt_BR
dc.identifier.citationBARBOSA, Emilly Freire. MATOS, Pedro Henrique de Andrade. Análise da cognominação dos cidadãos no âmbito do Sistema Único de Saúde de Campina Grande - PB: um estudo transversal. 2015. 36 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Medicina, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30085pt_BR
dc.description.resumenDesde la creación del Sistema Único de Salud (SUS), con la aprobación de la Ley 8080/90, el Ministerio de Salud, así como la mayoría de las agencias públicas brasileñas y las revistas publicaciones científicas de circulación internacional, no llegan a un consenso sobre cómo el ciudadano que tiene el SUS debe ser apodado. En vista de esto, se hizo un intento de evaluar el cognomen más acogedor, en el supuesto de que el nombre apropiado mejora la calidad de la asistencia en el SUS, optimizando la evolución del proceso salud-enfermedad. Método: Se aplicaron cuestionarios a la población de forma aleatoria, en hospitales y lugares públicos evaluando los términos más utilizados, entre ellos: paciente, usuario, paciente y cliente. Resultado: Se pudo verificar que el término paciente es el más acogedor y más acorde con la práctica de la salud. Se encontró que el médico- paciente influye directamente en la evolución de la enfermedad del ciudadano. Se encontró que el La demora en la atención es la principal causa de insatisfacción con el SUS. Nuestro resultados indican la divergencia e incongruencia de la literatura investigada, la planificación una estandarización del método de denominación. Conclusión: el análisis de los más la acogida al ciudadano induce a la obtención de un vínculo más efectivo entre éste y el profesionales de la salud, favoreciendo una evolución más saludable de su salud- enfermedad.pt_BR
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