Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30095
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Com o advento da era digital, há um movimento de resgate da noção de ensino-aprendizagem que foi largamente utilizada na Antiguidade, postulando que as pessoas pensem e desenvolvam a habilidade de buscar a essência, de separar o que é importante e útil daquilo que é descartável e irrelevante. Este movimento ressurge para romper com a cultura de ensino tradicional e conceber um ensino voltado para a construção de projetos acadêmicos dinâmicos, que enfatizam o desenvolvimento de competências, habilidades, atitudes, valores e conhecimento aplicados à realidade profissional que o egresso possivelmente enfrentará quando estiver atuando no mercado de trabalho. Nessa perspectiva, este artigo tem como objetivo discutir sobre o ensino acadêmico na área de engenharia baseado no desenvolvimento de competências. Para tal, o método de pesquisa utilizado foi o teórico/conceitual, valendo-se de pesquisas documentais acerca da história do ensino da engenharia no Brasil, além de uma revisão bibliográfica sobre os conceitos de competências. A relevância deste artigo dá-se no âmbito da promoção do debate sobre questões contemporâneas da educação superior em engenharia. Dessa forma, espera-se poder contribuir para o enriquecimento da literatura atual sobre esta temática. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Engenharia de Produção. | pt_BR |
dc.citation.issue | 4 | pt_BR |
dc.title | O paradigma emergente da formação acadêmica no século XXI: o ensino baseado no desenvolvimento de competências como fator de empregabilidade. | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30095 | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-31T21:22:24Z | - |
dc.date.available | 2023-05-31 | - |
dc.date.available | 2023-05-31T21:22:24Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Formação acadêmica no século XXI | pt_BR |
dc.subject | Paradigma da formação acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Ensino baseado no desenvolvimento e competências | pt_BR |
dc.subject | Empregabilidade | pt_BR |
dc.subject | Ensino de engenharia | pt_BR |
dc.subject | Formação acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento e competências | pt_BR |
dc.subject | História do ensino da engenharia no Brasil | pt_BR |
dc.subject | Academic training in the 21st century | pt_BR |
dc.subject | Paradigm of academic training | pt_BR |
dc.subject | Teaching based on development and competences | pt_BR |
dc.subject | Employability | pt_BR |
dc.subject | Engineering education | pt_BR |
dc.subject | Academic education | pt_BR |
dc.subject | Development and skills | pt_BR |
dc.subject | History of engineering education in Brazil | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SIQUEIRA, Éder Wilian de Macedo. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The emerging paradigm of academic training in the 21st century: teaching based on the development of competences as an employability factor. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SIQUEIRA, Éder Wilian de Macedo. O paradigma emergente da formação acadêmica no século XXI: o ensino baseado no desenvolvimento de competências como fator de empregabilidade. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 4., 2016, Recife. Anais [...]. Recife - PE:: FBV, 2016. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30095 | pt_BR |
Appears in Collections: | Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O PARADIGMA EMERGENTE DA FORMAÇÃO ACADÊMICA NO SÉCULO XXI - ANAIS IV SIMEP ARTIGO 2016.pdf | O paradigma emergente da formação acadêmica no século XXI - Anais IV Simep 2016 | 195.36 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.