Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30095
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoCom o advento da era digital, há um movimento de resgate da noção de ensino-aprendizagem que foi largamente utilizada na Antiguidade, postulando que as pessoas pensem e desenvolvam a habilidade de buscar a essência, de separar o que é importante e útil daquilo que é descartável e irrelevante. Este movimento ressurge para romper com a cultura de ensino tradicional e conceber um ensino voltado para a construção de projetos acadêmicos dinâmicos, que enfatizam o desenvolvimento de competências, habilidades, atitudes, valores e conhecimento aplicados à realidade profissional que o egresso possivelmente enfrentará quando estiver atuando no mercado de trabalho. Nessa perspectiva, este artigo tem como objetivo discutir sobre o ensino acadêmico na área de engenharia baseado no desenvolvimento de competências. Para tal, o método de pesquisa utilizado foi o teórico/conceitual, valendo-se de pesquisas documentais acerca da história do ensino da engenharia no Brasil, além de uma revisão bibliográfica sobre os conceitos de competências. A relevância deste artigo dá-se no âmbito da promoção do debate sobre questões contemporâneas da educação superior em engenharia. Dessa forma, espera-se poder contribuir para o enriquecimento da literatura atual sobre esta temática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia de Produção.pt_BR
dc.citation.issue4pt_BR
dc.titleO paradigma emergente da formação acadêmica no século XXI: o ensino baseado no desenvolvimento de competências como fator de empregabilidade.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30095-
dc.date.accessioned2023-05-31T21:22:24Z-
dc.date.available2023-05-31-
dc.date.available2023-05-31T21:22:24Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectFormação acadêmica no século XXIpt_BR
dc.subjectParadigma da formação acadêmicapt_BR
dc.subjectEnsino baseado no desenvolvimento e competênciaspt_BR
dc.subjectEmpregabilidadept_BR
dc.subjectEnsino de engenhariapt_BR
dc.subjectFormação acadêmicapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento e competênciaspt_BR
dc.subjectHistória do ensino da engenharia no Brasilpt_BR
dc.subjectAcademic training in the 21st centurypt_BR
dc.subjectParadigm of academic trainingpt_BR
dc.subjectTeaching based on development and competencespt_BR
dc.subjectEmployabilitypt_BR
dc.subjectEngineering educationpt_BR
dc.subjectAcademic educationpt_BR
dc.subjectDevelopment and skillspt_BR
dc.subjectHistory of engineering education in Brazilpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSIQUEIRA, Éder Wilian de Macedo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe emerging paradigm of academic training in the 21st century: teaching based on the development of competences as an employability factor.pt_BR
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Éder Wilian de Macedo. O paradigma emergente da formação acadêmica no século XXI: o ensino baseado no desenvolvimento de competências como fator de empregabilidade. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 4., 2016, Recife. Anais [...]. Recife - PE:: FBV, 2016. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30095pt_BR
Appears in Collections:Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O PARADIGMA EMERGENTE DA FORMAÇÃO ACADÊMICA NO SÉCULO XXI - ANAIS IV SIMEP ARTIGO 2016.pdfO paradigma emergente da formação acadêmica no século XXI - Anais IV Simep 2016195.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.