Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30095
Title: | O paradigma emergente da formação acadêmica no século XXI: o ensino baseado no desenvolvimento de competências como fator de empregabilidade. |
Other Titles: | The emerging paradigm of academic training in the 21st century: teaching based on the development of competences as an employability factor. |
???metadata.dc.creator???: | SIQUEIRA, Éder Wilian de Macedo. |
Keywords: | Formação acadêmica no século XXI;Paradigma da formação acadêmica;Ensino baseado no desenvolvimento e competências;Empregabilidade;Ensino de engenharia;Formação acadêmica;Desenvolvimento e competências;História do ensino da engenharia no Brasil;Academic training in the 21st century;Paradigm of academic training;Teaching based on development and competences;Employability;Engineering education;Academic education;Development and skills;History of engineering education in Brazil |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SIQUEIRA, Éder Wilian de Macedo. O paradigma emergente da formação acadêmica no século XXI: o ensino baseado no desenvolvimento de competências como fator de empregabilidade. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 4., 2016, Recife. Anais [...]. Recife - PE:: FBV, 2016. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30095 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Com o advento da era digital, há um movimento de resgate da noção de ensino-aprendizagem que foi largamente utilizada na Antiguidade, postulando que as pessoas pensem e desenvolvam a habilidade de buscar a essência, de separar o que é importante e útil daquilo que é descartável e irrelevante. Este movimento ressurge para romper com a cultura de ensino tradicional e conceber um ensino voltado para a construção de projetos acadêmicos dinâmicos, que enfatizam o desenvolvimento de competências, habilidades, atitudes, valores e conhecimento aplicados à realidade profissional que o egresso possivelmente enfrentará quando estiver atuando no mercado de trabalho. Nessa perspectiva, este artigo tem como objetivo discutir sobre o ensino acadêmico na área de engenharia baseado no desenvolvimento de competências. Para tal, o método de pesquisa utilizado foi o teórico/conceitual, valendo-se de pesquisas documentais acerca da história do ensino da engenharia no Brasil, além de uma revisão bibliográfica sobre os conceitos de competências. A relevância deste artigo dá-se no âmbito da promoção do debate sobre questões contemporâneas da educação superior em engenharia. Dessa forma, espera-se poder contribuir para o enriquecimento da literatura atual sobre esta temática. |
Keywords: | Formação acadêmica no século XXI Paradigma da formação acadêmica Ensino baseado no desenvolvimento e competências Empregabilidade Ensino de engenharia Formação acadêmica Desenvolvimento e competências História do ensino da engenharia no Brasil Academic training in the 21st century Paradigm of academic training Teaching based on development and competences Employability Engineering education Academic education Development and skills History of engineering education in Brazil |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Engenharia de Produção. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30095 |
Appears in Collections: | Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O PARADIGMA EMERGENTE DA FORMAÇÃO ACADÊMICA NO SÉCULO XXI - ANAIS IV SIMEP ARTIGO 2016.pdf | O paradigma emergente da formação acadêmica no século XXI - Anais IV Simep 2016 | 195.36 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.