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Title: Literatura de autoria feminina como ferramenta para a emancipação do leitor - discente: caderno de leitura literária para o 9º ano do ensino fundamental.
Other Titles: Female authored literature as a tool for the emancipation of the reader - student: literary reading notebook for the 9th grade of elementary school.
???metadata.dc.creator???: ANDRADE, Jane Sinara Clementino de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DIAS, Daise Lilian Fonseca.
???metadata.dc.contributor.referee1???: AGRA, Maria Lúcia de Sousa.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ALVES, Francisco Francimar de Sousa.
Keywords: Ensino de literatura;Leitura;Literatura de autoria feminina;Leitor literário;Literatura na escola;Caderno de leitura literária;Formação do leitor literário;Leitor- 9º ano - ensino fundamental;Letramento literário;Leitura - ensino fundamental;Gênero textual;literature teaching;Reading;authored literature feminine;Literary reader;Literature at school;Notebook of literary reading;Formation of the literary reader;Reader- 9th grade - elementary School;Literary literacy;Reading - teaching fundamental;Textual genre
Issue Date: 29-Mar-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ANDRADE, Jane Sinara Clementino de. Literatura de autoria feminina como ferramenta para a emancipação do leitor - discente: caderno de leitura literária para o 9º ano do ensino fundamental. 2023. 106f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: É de conhecimento amplo entre educadores que o Brasil apresenta baixos índices nos níveis de leitura, basta consultarmos o resultado do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), responsável por medir os níveis de leitura do brasileiro. Um dos principais motivos para tal problemática é o fato dos estudantes se mostrarem desmotivados quanto aos temas das obras literárias que lhes são apresentados em sala de aula, como também em relação aos métodos de leitura de obras literárias aplicados. Nesse contexto, entendemos a necessidade de se trabalhar no ambiente escolar obras literárias com temáticas instigantes, a exemplo da feminista, uma vez que esse tipo de literatura traz discussões que possibilitam a reflexão sobre conteúdos presentes no cotidiano dos discentes, a saber: violência doméstica, mães trabalhadoras, desigualdade de gênero, dentre outros. É importante evidenciar esse tipo de literatura, pois ao longo dos séculos textos de autoria feminina foram apagados da historiografia literária, por uma construção social patriarcal. Dessa forma, visando buscar alternativas para a chamada “crise da leitura” no cenário escolar brasileiro, nos propomos, nesta dissertação, a refletir sobre a literatura de autoria feminina como ferramenta possível para emancipação do leitor-discente do 9° ano, considerando a ótica do letramento literário, visando a construção de um caderno de leitura literária. Para tanto, esta pesquisa está pautada nos conceitos de alfabetização, letramentos, multiletramentos e letramento literário elucidados por Magda Soares (2016 e 2020), Cosson e Paulino (2009), Cosson (2018) entre outros autores. Também apresentaremos algumas considerações sobre leitura de literatura defendidas por Regina Zilberman (2010) além de considerações sobre estudos acerca de literatura de autoria feminina encontradas em Zolin (2007), dentre outros. Como produto da nossa pesquisa apresentaremos um Caderno de Leitura Literária que contará com orientações para o professor e atividades para os alunos. Nas atividades, além de discutirmos diferentes temáticas do ponto de vista feminista/feminino, ensejaremos a promoção do letramento literário.
Abstract: It is widely known among educators that Brazilian reading levels are low, as it says the result of the International Student Assessment Program (PISA), responsible for measuring the reading levels of Brazilian people. One of the main reasons why this problem happens is the fact that students are unmotivated regarded the literary works that are presented to them in classroom, and to the methods of reading applied in the process. In this context, we understand the needing of presenting them literary works with stimulating topics in the school ambience, like feminist issues, since this kind of literature brings discussions that allow reflection on contents from the daily lives of students, such as, domestic violence, working mothers, gender inequality, among others. It is important to highlight this kind of literature, because over the years female authors’ texts have been erased from literary historiography, due to a patriarchal social construction. Thus, in order to seeking alternatives to the so-called “reading crisis” in the Brazilian school scenario, we aim, in this dissertation, to reflect on female authored literature as a possible tool for the emancipation of the ninth-grade-student reader, considering the perspective of literary literacy, aiming the creation of a literary reading notebook. Therefore, this research is based on the concepts of alphabetization, literacies, multi-literacies and literary literacy pointed out by Soares (2016 and 2020), Cosson and Paulino (2009), and Cosson (2018), among other authors. We will also present some considerations on literature reading defended by Zilberman (2010), as well as studies on female authorship literature found in Zolin (2007), among others. As a result of our research, we will present a Literary Reading Notebook with guidelines for the teacher and activities for the students. In the activities, besides discussing different topics from a feminist/female point of view, we will promote literary literacy.
Keywords: Ensino de literatura
Leitura
Literatura de autoria feminina
Leitor literário
Literatura na escola
Caderno de leitura literária
Formação do leitor literário
Leitor- 9º ano - ensino fundamental
Letramento literário
Leitura - ensino fundamental
Gênero textual
literature teaching
Reading
authored literature feminine
Literary reader
Literature at school
Notebook of literary reading
Formation of the literary reader
Reader- 9th grade - elementary School
Literary literacy
Reading - teaching fundamental
Textual genre
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30099
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

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