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Title: O ensino de literatura: as potencialidades do miniconto em atividades de leituras aplicáveis aos anos finais do ensino fundamental.
Other Titles: The teaching of literature: the potential of the short story in reading activities applicable to the final years of elementary school.
???metadata.dc.creator???: MARTINS, Ana Cleide dos Santos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Elri Bandeira de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FERNANDES , Dorgival Gonçalves.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FERREIRA JÚNIOR , Nelson Eliezer.
Keywords: Literatura - ensino fundamental;Formação de leitor literário;Eventos de leitura;Gênero literário;Miniconto;Literatura na escola;Ensino de literatura;Literature-elementary education;Literary reader training;Reading events;Literary genre;Minitale;Literature at school;Literature teaching
Issue Date: 5-Apr-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MARTINS, Ana Cleide dos Santos. O ensino de literatura: as potencialidades do miniconto em atividades de leituras aplicáveis aos anos finais do ensino fundamental. 2023. 86f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Elaboramos, por meio da pesquisa, uma revisão bibliográfica sobre a relevância da Literatura e a formação do leitor literário no Ensino Fundamental, com o objetivo de contribuir para a melhoria dos eventos de leitura, desenvolvimento da competência leitora e aprendizagem, com a elaboração de uma proposta de intervenção para turmas dos Anos Finais Ensino Fundamental, centrada na recepção do gênero miniconto. Na fundamentação teórica, apresentamos conceitos sobre o ensino de literatura na escola, com base em vários autores: Compagnon (2009), Candido (1972), Bordini e Aguiar (1988, p.14), Dalvi, (2013), Colomer (2007), Cosson (2019). Pretendemos, também, caracterizar o subgênero miniconto, objetivando, dessa forma, atender a um dos objetivos propostos, ao verificar como o miniconto se caracteriza como gênero, as suas temáticas e seu propósito comunicativo. Para tanto, buscamos sustentação em vários autores como: Lima (1983), Magalhães Junior (1972), Gotlib (1999), Bosi (1997), Spalding (2008), Schollhammer, (2009), Dias et al. (2012), Terra ( 2018), em relação ao gênero miniconto, seus aspectos sociocomunicativos e linguísticos-textuais e dialógicos, em que se estabelece um procedimento investigatório para caracterizar o gênero miniconto mediante sua construção verbal e não verbal, os meios de circulação do gênero e algumas referências temáticas que promove. A metodologia utilizada neste estudo é a bibliográfica, embasada em material já publicado pertinente ao tema, livros, revistas, jornais, redes sociais etc., para formar uma visão conceitual propícia à elaboração, em termos práticos, de uma proposta de intervenção. Esta pesquisa visa auxiliar nas metodologias do ensino e da aprendizagem de mininarrativas. Para tal propósito, elaborou-se uma sequência para o ensino do subgênero, que contém atividades de leitura, análise e interpretação de minicontos. Assim, professores poderão fazer uso das atividades como sendo material de apoio para as aulas de ensino de literatura. Para o desenvolvimento da sequência, procuramos conhecer os diversos pontos de vista e interpretações de abordagem da SD (Sequência Didática) de alguns autores como: Rildo Cosson (2019), Zabala (2010) e Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Nesse sentido, propusemos atividades de leitura de miniconto, a fim de sugerir atividades que explorem a leitura inferencial e as atitudes responsivas do leitor. Acreditamos que as atividades realizadas a partir do gênero miniconto contribuirão para o desenvolvimento da competência discursiva dos estudantes e, também, para mudanças relevantes nas práticas docentes e pedagógicas da pesquisadora desta dissertação, em ambiente escolar.
Abstract: We prepared, through research, a bibliographical review on the literary conversion of Literature and the formation of the literary reader in Elementary School, with the objective of contributing to the improvement of reading events, development of reading competence and learning, with the writing of an intervention proposal for elementary school classes in the final years, centered on the reception of the short story genre. For the theoretical basis, we present the concepts of teaching literature at school, based on several authors: Compagnon (2009), Candido (1972), Bordini and Aguiar (1988, p.14), Dalvi, (2013), Colomer (2007), Cosson (2019). We also intend to characterize the mini-short genre, aiming, in this way, to meet one of the proposed objectives, by verifying how the mini-short is characterized as a genre, its themes, and its communicative purpose. For that, we seek support from several authors such as Lima (1983), Magalhães Junior (1972), Gotlib (1999), Bosi (1997), Spalding (2008), Schollhammer, (2009), Dias et al. (2012), Terra (2018), in relation to the short story genre, its socio-communicative and linguistic-textual and dialogic aspects, in which an investigative procedure is established to characterize the short story genre through its verbal and non-verbal construction, the means of circulation of the genre and some thematic references they promote. The methodology used in this study is bibliographical, based on already published material relevant to the topic, books, magazines, newspapers, social networks etc., to form a conceptual view conducive to the elaboration, in practical terms, of an intervention proposal. This research aims to help in the teaching and learning methodologies of mini-narratives. For this purpose, a sequence for teaching the subgenre was created, which contains reading, analysis, and interpretation of short stories. Thus, teachers will be able to use the activities as support material for literature teaching classes. For the development of the sequence, we tried to know the different points of view and interpretations of the SD approach (Didactic Sequence) of some authors such as Rildo Cosson (2019), Zabala (2010), and Dolz, Noverraz, and Schneuwly (2004). In this sense, we proposed mini-tale reading activities in order to suggest activities that explore inferential reading and the reader's responsive attitudes. We believe that the activities carried out based on the mini-tale genre will contribute to the development of the students' discursive competence and, also, to relevant changes in the teaching and pedagogical practices of the researcher of this dissertation, in a school environment.
Keywords: Literatura - ensino fundamental
Formação de leitor literário
Eventos de leitura
Gênero literário
Miniconto
Literatura na escola
Ensino de literatura
Literature-elementary education
Literary reader training
Reading events
Literary genre
Minitale
Literature at school
Literature teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30100
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

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