Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30118
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMARIANO, C. H. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2984123731302193pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, José Amiraldo Alves da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, José Amiraldo Alves.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5948365562113510pt_BR
dc.description.resumoO artigo discorre sobre a atuagao da gestao na articulagao das relagoes interpessoais na escola, considerando-a como espago, por excelencia, proplcio ao convivio e desenvolvimento integral do ser humano. Para isso, realizou-se um estudo teorico sobre a importancia das relagoes interpessoais nesse ambiente de trabalho, refletindo que uma gestao democratica favorece essas relagoes e que a gestao se torna responsavei por favorecer os espagos de atuagao coletiva visando o bem-estar pessoal, emocional e profissional. No intuito de investigar como as relagoes interpessoais favorecem a convivencia e corroboram com a eficacia escolar, foi realizada a observagao em uma escola publica municipal da cidade Cachoeira dos indios-PB, alem da leitura e analise do Projeto Politico Pedagogico e aplicagao de um questionario fechado, com 09 (nove) profissionais da educagao, sendo 08 (oito) professoras e 01 (uma) supervisora. Os resultados comprovaram que as relagoes interpessoais influenciam na Organizagao do Trabalho Pedagogico, alem de contribuir para a eficacia numa educagao de qualidade, tudo isso em consonancia com uma gestao escolar democratica que objetiva a transformagao educacional/social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGestão Escolar.pt_BR
dc.titleA atuação da gestão na articulação das relações interpessoais na escola.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.description.abstractThe article discusses the performance of management in the articulation of interpersonal relationships at school, considering it as a space, par excellence, conducive to the coexistence and integral development of human beings. For this, a theoretical study was carried out on the importance of interpersonal relationships in this work environment, reflecting that a democratic management favors these relationships and that management becomes responsible for favoring spaces for collective action aimed at personal, emotional well-being and professional. In order to investigate how interpersonal relationships favor coexistence and corroborate school effectiveness, observation was carried out in a municipal public school in the city of Cachoeira dos Índios-PB, in addition to reading and analysis of the Pedagogical Political Project and application of a closed questionnaire. , with 09 (nine) education professionals, 08 (eight) teachers and 01 (one) supervisor. The results proved that interpersonal relationships influence the Organization of Pedagogical Work, in addition to contributing to the effectiveness of quality education, all of this in line with a democratic school management that aims at educational/social transformation.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30118-
dc.date.accessioned2023-06-02T00:15:12Z-
dc.date.available2023-05-01-
dc.date.available2023-06-02T00:15:12Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectRelações interpessoaispt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectEscola Pública municipalpt_BR
dc.subjectInstituto escolar - contatos e relaçõespt_BR
dc.subject5.Escola Pública - Cajazeiras-Paraíbapt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectInterpersonal relationshipspt_BR
dc.subjectSchool management; Municipal Public Schoolpt_BR
dc.subjectSchool institute - contacts and relationspt_BR
dc.subjectPublic School - Cajazeiras-Paraíbapt_BR
dc.subjectDemocratic managementpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMARIANO, Carla Heloísa de Souza.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeManagement performance in the articulation of interpersonal relationships at school.pt_BR
dc.identifier.citationMARIANO, Carla Heloísa de Souza. A atuação da gestão na articulação das relações interpessoais na escola. 2016. 44f. Artigo (Especialização em Planejamento e Gestão Escolar) - Centro de Formação de Professores. Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Planejamento e Gestão Escolar - CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CARLA HELOISA DE SOUZA MARIANO. ARTIGO ESPECIALIZAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO ESCOLAR. CFP 2016.pdfCarla Heloísa de Souza Mariano. Artigo Especialização em Planejamento e Gestão Escolar. CFP 2016.8.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.