Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30133
Title: A formação do professor em foco: interfaces entre saberes e fazeres.
Other Titles: Teacher training in focus: interfaces between knowledge and actions.
???metadata.dc.creator???: LEAL, Fernanda de Lourdes Almeida.
BEZERRA, Ana Ocilêide de Lima.
CAMPOS, Kátia Patrício Benevides.
RAMOS, Fabiana.
VASCONCELOS, Fabíola Cordeiro de.
PEREIRA, Gêusa Maria Avelino.
GONDIM, Janedalva Pontes.
FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.
Keywords: Formação de professores;Formação docente continuada;Ciências naturais - ensino;Ensino de artes visuais - formação docente;Alfabetização geográfica;Gênero;Pedagogia;História;Geografia física - ensino;Ensino de História da Paraíba;Docência;Ensino de leitura;Teacher training;Continuing teacher education;Natural sciences - teaching;Teaching of visual arts - teacher training;Geographic literacy;Gender;Pedagogy;History;Physical geography - teaching;Paraíba History Teaching;Teaching;Reading teaching;Formation des enseignants;Formation continue des enseignants;Sciences naturelles - enseignement;Enseignement des arts visuels - formation des enseignants;Littératie géographique;Genre;La pédagogie;Histoire;Géographie physique - enseignement;Enseignement de l'histoire Paraíba;Enseignement;Enseignement de la lecture;Formación de profesores;Formación continua del profesorado;Ciencias naturales - enseñanza;Enseñanza de las artes visuales - formación del profesorado;lfabetización geográfica;Género;Pedagogía;Historia;Geografía física - enseñanza;Enseñanza de la Historia de Paraíba;Enseñando;Enseñanza de la lectura
Issue Date: 2007
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LEAL, Fernanda de Lourdes Almeida.; FARIAS, Paulo Sérgio Cunha (Organizadores). A formação do professor em foco: interfaces entre saberes e fazeres. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2007 ISBN: 978-85-89674-32-4. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30133
???metadata.dc.description.resumo???: O projeto do livro, que em princípio contemplaria apenas os campos de conhecimento relacionados à História e Geografia, cresceu e tomou a ambiciosa forma de juntar diversas abordagens e outros pesquisadores que se debruçam sobre questões relativas à formação do professor para o ensino básico ­ o principal objetivo ao longo dos oito capítulos desta obra. Sabemos que a Universidade produz muitas reflexões sobre a formação do professor, em diversas áreas. Contudo, o grande desafio de quem produz tais reflexões é fazê-­las transpor os muros da academia e chegar aos professores que encaram o desafio de lecionar em outros níveis do ensino. Logo, a nossa maior preocupação é disponibilizar aos professores da educação básica reflexões sobre a formação do professor realizadas, em sua maioria, nos cursos de História e Pedagogia do Campus Campina Grande da UFCG Com isso, pretendemos contribuir para aproximar a Universidade do professor que se encontra inserido, principalmente, no nível básico do ensino, e que nem sempre dispõe de acesso à produção acadêmica. Nessa aproximação, é intuito maior dos autores deste trabalho colaborar para o pensar a prática educativa constantemente. Vale lembrar que as reflexões sobre a formação do professor foram produzidas por seus autores no enfrentamento cotidiano dos desafios presentes no ensino, na pesquisa, na extensão e nos programas de pós-­graduação realizados nos últimos três anos nas Unidades Acadêmicas de Educação e de História e Geografia da UFCG bem como nos programas de Pós-­graduação de outras instituições de ensino superior. Assim, as reflexões aqui disponibilizadas ao leitor não se constituem em puras abstrações dos autores, mas partem dos resultados de trabalhos realizados ao longo de suas experiências com a docência. Nesse sentido, os artigos que compõem este livro refletem as áreas nas quais seus autores desenvolvem trabalhos, apresentando íntima relação com a sua própria formação. A grande unidade que lhe constitui é a formação do professor. Apesar disso, cada artigo situa-­se dentro de uma área específica e exibe problematizações que se fazem ricas por darem visibilidade a diversas questões que perpassam o tema afim.
Keywords: Formação de professores
Formação docente continuada
Ciências naturais - ensino
Ensino de artes visuais - formação docente
Alfabetização geográfica
Gênero
Pedagogia
História
Geografia física - ensino
Ensino de História da Paraíba
Docência
Ensino de leitura
Teacher training
Continuing teacher education
Natural sciences - teaching
Teaching of visual arts - teacher training
Geographic literacy
Gender
Pedagogy
History
Physical geography - teaching
Paraíba History Teaching
Teaching
Reading teaching
Formation des enseignants
Formation continue des enseignants
Sciences naturelles - enseignement
Enseignement des arts visuels - formation des enseignants
Littératie géographique
Genre
La pédagogie
Histoire
Géographie physique - enseignement
Enseignement de l'histoire Paraíba
Enseignement
Enseignement de la lecture
Formación de profesores
Formación continua del profesorado
Ciencias naturales - enseñanza
Enseñanza de las artes visuales - formación del profesorado
lfabetización geográfica
Género
Pedagogía
Historia
Geografía física - enseñanza
Enseñanza de la Historia de Paraíba
Enseñando
Enseñanza de la lectura
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30133
Appears in Collections:Livros e E-books - Editora da UFCG - Edufcg

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM FOCO - E-BOOK EDUFCG 2007..pdfA formação do professor em foco - E-BOOK EDUFCG 2007.5.61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.