Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30133
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO projeto do livro, que em princípio contemplaria apenas os campos de conhecimento relacionados à História e Geografia, cresceu e tomou a ambiciosa forma de juntar diversas abordagens e outros pesquisadores que se debruçam sobre questões relativas à formação do professor para o ensino básico ­ o principal objetivo ao longo dos oito capítulos desta obra. Sabemos que a Universidade produz muitas reflexões sobre a formação do professor, em diversas áreas. Contudo, o grande desafio de quem produz tais reflexões é fazê-­las transpor os muros da academia e chegar aos professores que encaram o desafio de lecionar em outros níveis do ensino. Logo, a nossa maior preocupação é disponibilizar aos professores da educação básica reflexões sobre a formação do professor realizadas, em sua maioria, nos cursos de História e Pedagogia do Campus Campina Grande da UFCG Com isso, pretendemos contribuir para aproximar a Universidade do professor que se encontra inserido, principalmente, no nível básico do ensino, e que nem sempre dispõe de acesso à produção acadêmica. Nessa aproximação, é intuito maior dos autores deste trabalho colaborar para o pensar a prática educativa constantemente. Vale lembrar que as reflexões sobre a formação do professor foram produzidas por seus autores no enfrentamento cotidiano dos desafios presentes no ensino, na pesquisa, na extensão e nos programas de pós-­graduação realizados nos últimos três anos nas Unidades Acadêmicas de Educação e de História e Geografia da UFCG bem como nos programas de Pós-­graduação de outras instituições de ensino superior. Assim, as reflexões aqui disponibilizadas ao leitor não se constituem em puras abstrações dos autores, mas partem dos resultados de trabalhos realizados ao longo de suas experiências com a docência. Nesse sentido, os artigos que compõem este livro refletem as áreas nas quais seus autores desenvolvem trabalhos, apresentando íntima relação com a sua própria formação. A grande unidade que lhe constitui é a formação do professor. Apesar disso, cada artigo situa-­se dentro de uma área específica e exibe problematizações que se fazem ricas por darem visibilidade a diversas questões que perpassam o tema afim.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleA formação do professor em foco: interfaces entre saberes e fazeres.pt_BR
dc.date.issued2007
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30133
dc.date.accessioned2023-06-02T21:48:47Z
dc.date.available2023-06-02
dc.date.available2023-06-02T21:48:47Z
dc.typeLivropt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectFormação docente continuadapt_BR
dc.subjectCiências naturais - ensinopt_BR
dc.subjectEnsino de artes visuais - formação docentept_BR
dc.subjectAlfabetização geográficapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectGeografia física - ensinopt_BR
dc.subjectEnsino de História da Paraíbapt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectEnsino de leiturapt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectContinuing teacher educationpt_BR
dc.subjectNatural sciences - teachingpt_BR
dc.subjectTeaching of visual arts - teacher trainingpt_BR
dc.subjectGeographic literacypt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectPedagogypt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectPhysical geography - teachingpt_BR
dc.subjectParaíba History Teachingpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectReading teachingpt_BR
dc.subjectFormation des enseignantspt_BR
dc.subjectFormation continue des enseignantspt_BR
dc.subjectSciences naturelles - enseignementpt_BR
dc.subjectEnseignement des arts visuels - formation des enseignantspt_BR
dc.subjectLittératie géographiquept_BR
dc.subjectGenrept_BR
dc.subjectLa pédagogiept_BR
dc.subjectHistoirept_BR
dc.subjectGéographie physique - enseignementpt_BR
dc.subjectEnseignement de l'histoire Paraíbapt_BR
dc.subjectEnseignementpt_BR
dc.subjectEnseignement de la lecturept_BR
dc.subjectFormación de profesorespt_BR
dc.subjectFormación continua del profesoradopt_BR
dc.subjectCiencias naturales - enseñanzapt_BR
dc.subjectEnseñanza de las artes visuales - formación del profesoradopt_BR
dc.subjectlfabetización geográficapt_BR
dc.subjectGéneropt_BR
dc.subjectPedagogíapt_BR
dc.subjectHistoriapt_BR
dc.subjectGeografía física - enseñanzapt_BR
dc.subjectEnseñanza de la Historia de Paraíbapt_BR
dc.subjectEnseñandopt_BR
dc.subjectEnseñanza de la lecturapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLEAL, Fernanda de Lourdes Almeida.
dc.creatorBEZERRA, Ana Ocilêide de Lima.
dc.creatorCAMPOS, Kátia Patrício Benevides.
dc.creatorRAMOS, Fabiana.
dc.creatorVASCONCELOS, Fabíola Cordeiro de.
dc.creatorPEREIRA, Gêusa Maria Avelino.
dc.creatorGONDIM, Janedalva Pontes.
dc.creatorFARIAS, Paulo Sérgio Cunha.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeacher training in focus: interfaces between knowledge and actions.pt_BR
dc.identifier.citationLEAL, Fernanda de Lourdes Almeida.; FARIAS, Paulo Sérgio Cunha (Organizadores). A formação do professor em foco: interfaces entre saberes e fazeres. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2007 ISBN: 978-85-89674-32-4. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30133pt_BR
Appears in Collections:Livros e E-books - Editora da UFCG - Edufcg

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM FOCO - E-BOOK EDUFCG 2007..pdfA formação do professor em foco - E-BOOK EDUFCG 2007.5.61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.