Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30135
Title: Relações de gênero no cotidiano escolar.
Other Titles: Gender relations in the school routine.
???metadata.dc.creator???: CAMPOS, Kátia Patrício Benevides.
Keywords: Relações de gênero;Cotidiano escolar - relações de gênero;Formação de professores;Gênero e Educação;Sexualidade;Gender relations;School routine - gender relations;Teacher training;Gender and Education;Sexuality;Relaciones de genero;Rutina escolar - relaciones de género;Formación de profesores;Género y Educación;Sexualidad;Relations de genre;Routine scolaire - relations de genre;Formation des enseignants;Genre et éducation;Sexualité
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CAMPOS, Kátia Patrício Benevides. Relações de gênero no cotidiano escolar. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2009. ISBN: 978-85-8967474-4. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30135
???metadata.dc.description.resumo???: O livro Relações de Gênero no Cotidiano Escolar resulta de uma pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, entre 2005 e 2007, cujo objeto foi a análise do processo de formação docente nas relações de gênero constituídas na e pela escola pública nordestina. No primeiro capítulo, Trilhando Caminhos, a autora discute o percurso teórico-metodológico implicado nesta análise, procedida por meio de uma pesquisa participativa do tipo intervenção, qual seja, aquela que pressupõe que os sujeitos da investigação são capazes de refletir e, sobretudo, de transformar sua prática pedagógica, sob coordenação de um pesquisador profissional. No segundo capítulo, Gênero e Escola, a autora discute o conceito de gênero como uma construção social que simboliza as relações entre os sexos em sociedades desiguais. Nessa direção, a despeito da existência de diversas sociedades, períodos históricos, grupos étnicos, classes sociais e gerações, tais relações têm assumido a condição de diferença social entre homens e mulheres, inscrita na desigualdade de gênero e expressa no exercício de poder masculino no patriarcado. No terceiro capítulo, O Processo de Problematização das Concepções dos Sujeitos, a autora explicita a negociação das concepções naturalizadas de gênero dos/as professores/as, em direção à construção do conceito de gênero como construção social focalizando a natureza das relações de gênero nas já mencionadas sociedades e o papel docente na construção dessas relações. A relevância do trabalho em foco consiste em analisar os processos sociais, particularmente, pedagógicos, implicados na construção de relações de gênero na e pela escola pública, ampliando a compreensão das funções sociais desta escola na contemporaneidade. Tais resultados podem ser incorporados em políticas públicas de formação e prática docentes que pretendam impulsionar a construção de uma escola e, ao mesmo tempo, de uma sociedade em franca democratização, já que se destina a respeitar as individualidades dos seus membros, inclusive aquelas referentes ao gênero, corpo e sexualidade. Nesse sentido, com muita satisfação, convido a todos a percorrer estas páginas escritas, uma das formas pela qual a autora, no seu fazer pedagógico, contribui na luta pela construção de relações de gênero mais democráticas.
Keywords: Relações de gênero
Cotidiano escolar - relações de gênero
Formação de professores
Gênero e Educação
Sexualidade
Gender relations
School routine - gender relations
Teacher training
Gender and Education
Sexuality
Relaciones de genero
Rutina escolar - relaciones de género
Formación de profesores
Género y Educación
Sexualidad
Relations de genre
Routine scolaire - relations de genre
Formation des enseignants
Genre et éducation
Sexualité
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30135
Appears in Collections:Livros e E-books - Editora da UFCG - Edufcg

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RELAÇÕES DE GÊNERO NO COTIDIANO ESCOLAR - E-BOOK EDUFCG 2009..pdfRelações de gênero no cotidiano escolar. - E-book Edufcg 20092.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.