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Title: Propostas de melhorias no sistema de atendimento ao público de uma agência da Previdência Social a partir da utilização de simulação computacional.
Other Titles: Proposals for improvements in the public service system of a Social Security agency based on the use of computer simulation.
???metadata.dc.creator???: LIMA JÚNIOR, Paulo César Rodrigues de.
VASCONCELOS NETO, Clovis Barbosa de.
CARVALHO, José Luiz Moreira de.
Keywords: Simulação computacional;Previdência Social;Sistema de atendimento ao público - melhorias;Modelagem;Indicadores de desempenho - agência da Previdência Social;Pesquisa operacional;Computer simulation;Social Security;Customer service system - improvements;Modeling;Performance indicators - Social Security agency;Operational Research
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA JÚNIOR, Paulo César Rodrigues de; VASCONCELOS NETO, Clovis Barbosa; CARVALHO, José Luiz Moreira de. Propostas de melhorias no sistema de atendimento ao público de uma agência da Previdência Social a partir da utilização de simulação computacional. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 4., 2016, Recife. Anais [...]. Recife - PE:: FBV, 2016. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30141
???metadata.dc.description.resumo???: O aumento da exigência dos consumidores por serviços com qualidade e rapidez fez as empresas, tanto privadas quanto públicas, passarem a buscar constantes melhorias no desempenho de seus processos produtivos, reduzindo os tempos de espera e a quantidade de clientes aguardando atendimento. As atividades de linha de frente influenciam diretamente na gestão do grau de satisfação do cliente. No cumprimento dessa função, a Previdência Social busca direcionar metas e atividades voltadas para melhoria do serviço ofertado, procurando atender a esse aumento de qualidade exigido pela sociedade. Como ferramenta de apoio à tomada de decisão, surge a simulação computacional, conjunto de ferramentas no qual modela-se o sistema produtivo para que seja possível realizar manipulações do mesmo, analisar os resultados e visualizar alternativas de melhorias sem que seja preciso atuar no sistema real antes de ponderar a melhor opção. Este estudo visou desenvolver um modelo que pudesse reduzir os tempos de espera na fila, tamanho das filas e diminuir a quantidade de senhas aguardando atendimento, a partir da análise dos dados referentes ao atendimento. Como resultado da pesquisa, foi possível perceber, através da validação do modelo e da implementação de mudanças em cenários simulados, que é possível reduzir os tempos de espera e as filas, apresentando, portanto, soluções satisfatórias.
Keywords: Simulação computacional
Previdência Social
Sistema de atendimento ao público - melhorias
Modelagem
Indicadores de desempenho - agência da Previdência Social
Pesquisa operacional
Computer simulation
Social Security
Customer service system - improvements
Modeling
Performance indicators - Social Security agency
Operational Research
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia de Produção.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30141
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PROPOSTAS DE MELHORIAS NO SISTEMA DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO - ANAIS IV SIMEP ARTIGO 2016.pdfPropostas de melhorias no sistema de atendimento ao público de uma agência da Previdência Social a partir da utilização de simulação computacional. - Anais IV Simep 2016249.12 kBAdobe PDFView/Open


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