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dc.description.resumoO aumento da exigência dos consumidores por serviços com qualidade e rapidez fez as empresas, tanto privadas quanto públicas, passarem a buscar constantes melhorias no desempenho de seus processos produtivos, reduzindo os tempos de espera e a quantidade de clientes aguardando atendimento. As atividades de linha de frente influenciam diretamente na gestão do grau de satisfação do cliente. No cumprimento dessa função, a Previdência Social busca direcionar metas e atividades voltadas para melhoria do serviço ofertado, procurando atender a esse aumento de qualidade exigido pela sociedade. Como ferramenta de apoio à tomada de decisão, surge a simulação computacional, conjunto de ferramentas no qual modela-se o sistema produtivo para que seja possível realizar manipulações do mesmo, analisar os resultados e visualizar alternativas de melhorias sem que seja preciso atuar no sistema real antes de ponderar a melhor opção. Este estudo visou desenvolver um modelo que pudesse reduzir os tempos de espera na fila, tamanho das filas e diminuir a quantidade de senhas aguardando atendimento, a partir da análise dos dados referentes ao atendimento. Como resultado da pesquisa, foi possível perceber, através da validação do modelo e da implementação de mudanças em cenários simulados, que é possível reduzir os tempos de espera e as filas, apresentando, portanto, soluções satisfatórias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia de Produção.pt_BR
dc.citation.issue4pt_BR
dc.titlePropostas de melhorias no sistema de atendimento ao público de uma agência da Previdência Social a partir da utilização de simulação computacional.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30141-
dc.date.accessioned2023-06-02T22:28:05Z-
dc.date.available2023-06-02-
dc.date.available2023-06-02T22:28:05Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectSimulação computacionalpt_BR
dc.subjectPrevidência Socialpt_BR
dc.subjectSistema de atendimento ao público - melhoriaspt_BR
dc.subjectModelagempt_BR
dc.subjectIndicadores de desempenho - agência da Previdência Socialpt_BR
dc.subjectPesquisa operacionalpt_BR
dc.subjectComputer simulationpt_BR
dc.subjectSocial Securitypt_BR
dc.subjectCustomer service system - improvementspt_BR
dc.subjectModelingpt_BR
dc.subjectPerformance indicators - Social Security agencypt_BR
dc.subjectOperational Researchpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA JÚNIOR, Paulo César Rodrigues de.-
dc.creatorVASCONCELOS NETO, Clovis Barbosa de.-
dc.creatorCARVALHO, José Luiz Moreira de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeProposals for improvements in the public service system of a Social Security agency based on the use of computer simulation.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA JÚNIOR, Paulo César Rodrigues de; VASCONCELOS NETO, Clovis Barbosa; CARVALHO, José Luiz Moreira de. Propostas de melhorias no sistema de atendimento ao público de uma agência da Previdência Social a partir da utilização de simulação computacional. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 4., 2016, Recife. Anais [...]. Recife - PE:: FBV, 2016. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30141pt_BR
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PROPOSTAS DE MELHORIAS NO SISTEMA DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO - ANAIS IV SIMEP ARTIGO 2016.pdfPropostas de melhorias no sistema de atendimento ao público de uma agência da Previdência Social a partir da utilização de simulação computacional. - Anais IV Simep 2016249.12 kBAdobe PDFView/Open


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