Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30145
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.-
dc.contributor.advisor1IDALVES, C. C. E.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4727172806308807pt_BR
dc.contributor.referee1LUSTOSA , Jacqueline Pires Gonçalves.-
dc.contributor.referee2ANSELMO , Maria da Glória Vieira.-
dc.description.resumoO trabalho de campo é um instrumento didático que tem sido amplamente utilizado pelos professores de Geografia do Ensino Fundamental numa intenção de associar teoria e prática, mas tem se percebido os cuidados que vários autores faz acerta de não transformar esses trabalhos em passeios, excursões e até mesmo palestras, fugindo dos moldes de um trabalho de pesquisa propriamente dito, onde os alunos possam ser parte do processo de percepção e análise dos fenômenos que foram propostos para o estudo. Em vista disso é que se propõe analisar a eficácia do trabalho de campo na disciplina de Geografia no Ensino Fundamental II. O objetivo deste trabalho é realizar uma análise a respeito da importância do trabalho de campo no ensino de Geografia na segunda fase do Ensino Fundamental II. Para a realização da pesquisa foi feito um levantamento bibliográfico a partir da leitura e fichamento de textos em livros, artigos, periódicos, revistas eletrônicas, e outros meios que subsidiaram a temática. Como resultado do trabalho percebeu-se o quanto o processo de ensino e aprendizagem se tornam mais dinâmicos e eficientes quando saem da sala de aula e se propõe a um estudo de campo. Concluiu-se, portanto, que os trabalhos de campo, como recurso educacional e atividade destinada a facilitar a aprendizagem, precisam ser planejados de acordo com clara proposta pedagógica. Ao se executar trabalhos de campo, é essencial a análise escalar dos ambientes, pois partindo de um estudo local (possibilitado pelas atividades de campo), ou seja, o focar para a relação local/global.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleA importância do trabalho de campo para o ensino da Geografia no fundamental II.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.description.abstractFieldwork is a teaching tool that has been widely used by elementary school geography teachers in intention to link theory and practice, but it has been noticed that these jobs are done often in an unplanned way transforming activity tours, tours and even lectures, running away from the mold of a research work itself, where students can be part of the process of perception and analysis of the phenomena that have been proposed for the study. In view of this it is that it aims to discuss and evaluate the effectiveness of fieldwork in Geography discipline in the early years of elementary school, analyzing how teachers have used this instrument, punctuating the shortcomings of the process. The objective of this study is to perform an analysis of the importance of field work in the teaching of geography in the second stage of primary school, discussing the effectiveness of this teaching tool to streamline Geography lessons and implement the relationship between theory and practice, and expand discussions regarding the possible shortcomings in the teaching and learning resulting from the absence of a plan of activities. For the research a literature survey was conducted from reading and BOOK REPORT texts in books, articles, journals, electronic journals, and other media that supported the theme. As a result of the work it was noticed how the process of teaching and learning become more dynamic and efficient when they leave the classroom and proposes a field study. It was concluded, therefore, that the field work, as an educational resource and activity to facilitate learning, need to be planned according to clear pedagogical proposal. When performing field work, it is essential to analyze scale environments, for starting a local study (enabled by the field activities), the perception of more distant contexts occurs through most significant contexts, ie, the focus for local / global relationship points to the need for methods of environmental studies and field work.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30145-
dc.date.accessioned2023-06-02T23:01:51Z-
dc.date.available2023-06-02-
dc.date.available2023-06-02T23:01:51Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectDidática - Ensino de Geografiapt_BR
dc.subjectTrabalho de Campopt_BR
dc.subjectGeografia - Ensino fundamental IIpt_BR
dc.subjectDidactics - Teaching Geographypt_BR
dc.subjectFieldworkpt_BR
dc.subjectGeography - Elementary School IIpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBERNARDO, Eliane Dantas.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of field work for the teaching of Geography in fundamental II.pt_BR
dc.identifier.citationBERNARDO, Eliane Dantas. A importância do trabalho de campo para o ensino da Geografia no fundamental II. 2016. 54f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELAINE DANTAS BERNARDO. MONOGRAFIA GEOGRAFIA. CFP 2016.pdfEliane Dantas Bernardo. Monografia Geografia. CFP 2016.379.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.