Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30168
Title: Artes de ver, fazer e escrever histórias III: (fontes históricas: narrativas de ensino de História).
Other Titles: Arts of seeing, making and writing stories III: (historical sources: history teaching narratives).
???metadata.dc.creator???: NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.
LIMA, Rozeane Albuquerque.
COSTA, Cristian José Simões.
SILVA, Edson.
SILVA, Maria da Penha da.
CHAVES, Wendna Mayse Amorim.
OLIVEIRA, Viviane Carneiro de.
CAVALCANTI, Jean Lucas Marinho.
SOUZA JÚNIOR, Paulo Montini de Assis.
BARBOSA, José Adriano de Oliveira.
BRITO, Aldrey Ribeiro de.
FERREIRA, Jhon Lenon de Jesus.
VIANA, Lucas Tadeu Borges.
BARBOSA, José Adriano de Oliveira.
BRITO, Aldrey Ribeiro de.
ALVES, Ayrton Adilson Barbosa Ferreira da Silva.
PAIVA, Ana Carolina Monteiro.
Keywords: Ensino de História;Ensino superior;Construção do saber;Aula de História na zona rural;Zona rural - aula de história;Literatura nas aulas de História;Temática indígena;Indigenismo - ensino da temática;Literatura de cordel e ensino de História;Machado de Assis - conto;Sonho Americano;História em quadrinhos;Tio Patinhas - saga - quadrinhos;Animação e ensino de História;Capitão América e ensino de História;Documentário A Estrela Oculta do Sertão;Jingles políticos - aula de história;Retratos de Campina Grande - PB;História de Campina Grande - PB;Campina Grande - PB - memória e esquecimento;Minissérie e ensino de História;History Teaching;University education;Construction of knowledge;History class in the countryside;Countryside - history lesson;Literature in History classes;Indigenous theme;Indigenism - teaching of the theme;Cordel literature and history teaching;Machado de Assis - short story;American dream;Comic;Uncle Scrooge - saga - comics;History animation and teaching;Captain America and History Teaching;Documentary The Hidden Star of the Sertão;Political jingles - history lesson;Pictures of Campina Grande - PB;History of Campina Grande - PB;Campina Grande - PB - memory and oblivion;Miniseries and History teaching;Enseignement de l'histoire;Formation universitaire;Construction du savoir;Cours d'histoire à la campagne;Campagne - cours d'histoire;Cours de littérature en histoire;Thème indigène;Indigénisme - enseignement du thème;Machado de Assis - histoire courte;Rêve américain;Bande dessinée;Oncle Scrooge - saga - bandes dessinées;Animation et enseignement de l'histoire;Captain America et l'enseignement de l'histoire;Documentaire L'étoile cachée du Sertão;Jingles politiques - cours d'histoire;Photos de Campina Grande - PB;Histoire de Campina Grande - PB;Campina Grande - PB - mémoire et oubli;Minisérie et enseignement de l'histoire;Enseñanza de la historia;Enseñanza superior;Construcción del conocimiento;Clase de historia en el campo;Campo - lección de historia;Literatura en las clases de Historia;Tema indigena;Indigenismo - enseñanza del tema;Enseñanza de la literatura y la historia de cordel;Machado de Assis - cuento;Sueño americano;Cómic;Tío Scrooge - saga - cómics;Animación y enseñanza de la historia;Capitán América y la enseñanza de la historia;Documental La Estrella Oculta del Sertão;Jingles políticos - lección de historia;Campina Grande - PB - memoria y olvido;Miniserie y enseñanza de la Historia
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes; LIMA, Rozeane Albuquerque (Organizadoras). Artes de ver, fazer e escrever histórias III: (fontes históricas: narrativas de ensino de História). Campina Grande - PB: EDUFCG, 2019. ISBN: 978-85-8001-260-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30168
???metadata.dc.description.resumo???: Na composição do saber histórico escolar, as fontes históricas têm um papel fundante, pois permitem, no campo do ensino de História, no contexto da sala de aula, que a mediatização entre o uso da fonte e a temática ensejada pelo docente tenha relevância e possa contribuir nas artes de ver, fazer e escrever história. Os organizadores na obra em tela apresentam propostas de como utilizar fontes históricas em sala de aula como linguagens educativas, cujas narrativas temáticas permitem que docentes, ao utilizarem estes recursos didático-pedagógicos, propiciem o uso metodológico destes na abordagem de diferentes temáticas que venham contribuir e ser relevantes na “arquitextura” do aprendizado histórico. A ideia de escrever um livro que abordasse o debate em torno das fontes históricas e suas possibilidades pedagógicas, organizado por docentes de História com as contribuições e colaborações de discentes, se originou das experiências educativas desenvolvidas por alunos e alunas no PET HISTÓRIA, bem como por suas vivências, pesquisas e estudos neste programa, que apresentam ao leitor uma obra que permite ampliar o leque de discussões sobre a temática histórica na escola, conduzindo-nos a depreender sobre a importância do PET como espaço de formação, pesquisa e estudo do conhecimento histórico e que contribui no sentido de pensar práticas educativas e metodologias inovadoras no ensino-aprendizagem. Este livro é, portanto, resultado deste fazer colaborativo em que a pesquisa histórica para o campo do ensino, com os usos das fontes, permite um modo de educar é uma forma de ensinar História cuja proposta visa trajetar por múltiplos territórios educativos. No percurso de construção desta obra, os autores e autoras possibilitam, a partir do entrelaçamento de temas pertinentes ao saber-fazer docente, importantes interações educativas no cotidiano da sala de aula, no sentido de promover a produção do conhecimento histórico. As temáticas propostas pelos organizadores proporcionam pensar o lugar das fontes como artefatos e ferramentas culturais que, no espaço do ensino, religam saberes e criam canais de discussões para que, na prática docente, outras mediações pedagógicas possam ser possíveis a partir dos vislumbres metodológicos que são construídos oriundos das orientações educacionais propiciadas pelo uso das fontes. A proposta deste livro é, portanto, fazer a interlocução entre fontes históricas e a aula de História, que são relevantes na produção do saber histórico, divulgando novas maneiras de ensinar História, mediatizadas pelos usos dos documentos históricos, que procuram articular tema, abordagens e ensino, expressando diferentes maneiras de desenvolver no espaço educativo o ensino-aprendizagem da história.
Keywords: Ensino de História
Ensino superior
Construção do saber
Aula de História na zona rural
Zona rural - aula de história
Literatura nas aulas de História
Temática indígena
Indigenismo - ensino da temática
Literatura de cordel e ensino de História
Machado de Assis - conto
Sonho Americano
História em quadrinhos
Tio Patinhas - saga - quadrinhos
Animação e ensino de História
Capitão América e ensino de História
Documentário A Estrela Oculta do Sertão
Jingles políticos - aula de história
Retratos de Campina Grande - PB
História de Campina Grande - PB
Campina Grande - PB - memória e esquecimento
Minissérie e ensino de História
History Teaching
University education
Construction of knowledge
History class in the countryside
Countryside - history lesson
Literature in History classes
Indigenous theme
Indigenism - teaching of the theme
Cordel literature and history teaching
Machado de Assis - short story
American dream
Comic
Uncle Scrooge - saga - comics
History animation and teaching
Captain America and History Teaching
Documentary The Hidden Star of the Sertão
Political jingles - history lesson
Pictures of Campina Grande - PB
History of Campina Grande - PB
Campina Grande - PB - memory and oblivion
Miniseries and History teaching
Enseignement de l'histoire
Formation universitaire
Construction du savoir
Cours d'histoire à la campagne
Campagne - cours d'histoire
Cours de littérature en histoire
Thème indigène
Indigénisme - enseignement du thème
Machado de Assis - histoire courte
Rêve américain
Bande dessinée
Oncle Scrooge - saga - bandes dessinées
Animation et enseignement de l'histoire
Captain America et l'enseignement de l'histoire
Documentaire L'étoile cachée du Sertão
Jingles politiques - cours d'histoire
Photos de Campina Grande - PB
Histoire de Campina Grande - PB
Campina Grande - PB - mémoire et oubli
Minisérie et enseignement de l'histoire
Enseñanza de la historia
Enseñanza superior
Construcción del conocimiento
Clase de historia en el campo
Campo - lección de historia
Literatura en las clases de Historia
Tema indigena
Indigenismo - enseñanza del tema
Enseñanza de la literatura y la historia de cordel
Machado de Assis - cuento
Sueño americano
Cómic
Tío Scrooge - saga - cómics
Animación y enseñanza de la historia
Capitán América y la enseñanza de la historia
Documental La Estrella Oculta del Sertão
Jingles políticos - lección de historia
Campina Grande - PB - memoria y olvido
Miniserie y enseñanza de la Historia
???metadata.dc.subject.cnpq???: História
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30168
Appears in Collections:Livros e E-books - Editora da UFCG - Edufcg

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTES DE VER, FAZER E ESCREVER - - E-BOOK EDUFCG 2019.pdfArtes de ver, fazer e escrever histórias III: (fontes históricas: narrativas de ensino de História). - E-book Edufcg 20191.92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.