Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30168
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoNa composição do saber histórico escolar, as fontes históricas têm um papel fundante, pois permitem, no campo do ensino de História, no contexto da sala de aula, que a mediatização entre o uso da fonte e a temática ensejada pelo docente tenha relevância e possa contribuir nas artes de ver, fazer e escrever história. Os organizadores na obra em tela apresentam propostas de como utilizar fontes históricas em sala de aula como linguagens educativas, cujas narrativas temáticas permitem que docentes, ao utilizarem estes recursos didático-pedagógicos, propiciem o uso metodológico destes na abordagem de diferentes temáticas que venham contribuir e ser relevantes na “arquitextura” do aprendizado histórico. A ideia de escrever um livro que abordasse o debate em torno das fontes históricas e suas possibilidades pedagógicas, organizado por docentes de História com as contribuições e colaborações de discentes, se originou das experiências educativas desenvolvidas por alunos e alunas no PET HISTÓRIA, bem como por suas vivências, pesquisas e estudos neste programa, que apresentam ao leitor uma obra que permite ampliar o leque de discussões sobre a temática histórica na escola, conduzindo-nos a depreender sobre a importância do PET como espaço de formação, pesquisa e estudo do conhecimento histórico e que contribui no sentido de pensar práticas educativas e metodologias inovadoras no ensino-aprendizagem. Este livro é, portanto, resultado deste fazer colaborativo em que a pesquisa histórica para o campo do ensino, com os usos das fontes, permite um modo de educar é uma forma de ensinar História cuja proposta visa trajetar por múltiplos territórios educativos. No percurso de construção desta obra, os autores e autoras possibilitam, a partir do entrelaçamento de temas pertinentes ao saber-fazer docente, importantes interações educativas no cotidiano da sala de aula, no sentido de promover a produção do conhecimento histórico. As temáticas propostas pelos organizadores proporcionam pensar o lugar das fontes como artefatos e ferramentas culturais que, no espaço do ensino, religam saberes e criam canais de discussões para que, na prática docente, outras mediações pedagógicas possam ser possíveis a partir dos vislumbres metodológicos que são construídos oriundos das orientações educacionais propiciadas pelo uso das fontes. A proposta deste livro é, portanto, fazer a interlocução entre fontes históricas e a aula de História, que são relevantes na produção do saber histórico, divulgando novas maneiras de ensinar História, mediatizadas pelos usos dos documentos históricos, que procuram articular tema, abordagens e ensino, expressando diferentes maneiras de desenvolver no espaço educativo o ensino-aprendizagem da história.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.titleArtes de ver, fazer e escrever histórias III: (fontes históricas: narrativas de ensino de História).pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30168-
dc.date.accessioned2023-06-05T18:05:49Z-
dc.date.available2023-06-05-
dc.date.available2023-06-05T18:05:49Z-
dc.typeLivropt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectConstrução do saberpt_BR
dc.subjectAula de História na zona ruralpt_BR
dc.subjectZona rural - aula de históriapt_BR
dc.subjectLiteratura nas aulas de Históriapt_BR
dc.subjectTemática indígenapt_BR
dc.subjectIndigenismo - ensino da temáticapt_BR
dc.subjectLiteratura de cordel e ensino de Históriapt_BR
dc.subjectMachado de Assis - contopt_BR
dc.subjectSonho Americanopt_BR
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.subjectTio Patinhas - saga - quadrinhospt_BR
dc.subjectAnimação e ensino de Históriapt_BR
dc.subjectCapitão América e ensino de Históriapt_BR
dc.subjectDocumentário A Estrela Oculta do Sertãopt_BR
dc.subjectJingles políticos - aula de históriapt_BR
dc.subjectRetratos de Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectHistória de Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectCampina Grande - PB - memória e esquecimentopt_BR
dc.subjectMinissérie e ensino de Históriapt_BR
dc.subjectHistory Teaching
dc.subjectUniversity education
dc.subjectConstruction of knowledge
dc.subjectHistory class in the countryside
dc.subjectCountryside - history lesson
dc.subjectLiterature in History classes
dc.subjectIndigenous theme
dc.subjectIndigenism - teaching of the theme
dc.subjectCordel literature and history teaching
dc.subjectMachado de Assis - short story
dc.subjectAmerican dream
dc.subjectComic
dc.subjectUncle Scrooge - saga - comics
dc.subjectHistory animation and teaching
dc.subjectCaptain America and History Teaching
dc.subjectDocumentary The Hidden Star of the Sertão
dc.subjectPolitical jingles - history lesson
dc.subjectPictures of Campina Grande - PB
dc.subjectHistory of Campina Grande - PB
dc.subjectCampina Grande - PB - memory and oblivion
dc.subjectMiniseries and History teaching
dc.subjectEnseignement de l'histoire
dc.subjectFormation universitaire
dc.subjectConstruction du savoir
dc.subjectCours d'histoire à la campagne
dc.subjectCampagne - cours d'histoire
dc.subjectCours de littérature en histoire
dc.subjectThème indigène
dc.subjectIndigénisme - enseignement du thème
dc.subjectMachado de Assis - histoire courte
dc.subjectRêve américain
dc.subjectBande dessinée
dc.subjectOncle Scrooge - saga - bandes dessinées
dc.subjectAnimation et enseignement de l'histoire
dc.subjectCaptain America et l'enseignement de l'histoire
dc.subjectDocumentaire L'étoile cachée du Sertão
dc.subjectJingles politiques - cours d'histoire
dc.subjectPhotos de Campina Grande - PB
dc.subjectHistoire de Campina Grande - PB
dc.subjectCampina Grande - PB - mémoire et oubli
dc.subjectMinisérie et enseignement de l'histoire
dc.subjectEnseñanza de la historia
dc.subjectEnseñanza superior
dc.subjectConstrucción del conocimiento
dc.subjectClase de historia en el campo
dc.subjectCampo - lección de historia
dc.subjectLiteratura en las clases de Historia
dc.subjectTema indigena
dc.subjectIndigenismo - enseñanza del tema
dc.subjectEnseñanza de la literatura y la historia de cordel
dc.subjectMachado de Assis - cuento
dc.subjectSueño americano
dc.subjectCómic
dc.subjectTío Scrooge - saga - cómics
dc.subjectAnimación y enseñanza de la historia
dc.subjectCapitán América y la enseñanza de la historia
dc.subjectDocumental La Estrella Oculta del Sertão
dc.subjectJingles políticos - lección de historia
dc.subjectCampina Grande - PB - memoria y olvido
dc.subjectMiniserie y enseñanza de la Historia
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.-
dc.creatorLIMA, Rozeane Albuquerque.-
dc.creatorCOSTA, Cristian José Simões.-
dc.creatorSILVA, Edson.-
dc.creatorSILVA, Maria da Penha da.-
dc.creatorCHAVES, Wendna Mayse Amorim.-
dc.creatorOLIVEIRA, Viviane Carneiro de.-
dc.creatorCAVALCANTI, Jean Lucas Marinho.-
dc.creatorSOUZA JÚNIOR, Paulo Montini de Assis.-
dc.creatorBARBOSA, José Adriano de Oliveira.-
dc.creatorBRITO, Aldrey Ribeiro de.-
dc.creatorFERREIRA, Jhon Lenon de Jesus.-
dc.creatorVIANA, Lucas Tadeu Borges.-
dc.creatorBARBOSA, José Adriano de Oliveira.-
dc.creatorBRITO, Aldrey Ribeiro de.-
dc.creatorALVES, Ayrton Adilson Barbosa Ferreira da Silva.-
dc.creatorPAIVA, Ana Carolina Monteiro.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeArts of seeing, making and writing stories III: (historical sources: history teaching narratives).pt_BR
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Regina Coelli Gomes; LIMA, Rozeane Albuquerque (Organizadoras). Artes de ver, fazer e escrever histórias III: (fontes históricas: narrativas de ensino de História). Campina Grande - PB: EDUFCG, 2019. ISBN: 978-85-8001-260-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30168pt_BR
Appears in Collections:Livros e E-books - Editora da UFCG - Edufcg

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTES DE VER, FAZER E ESCREVER - - E-BOOK EDUFCG 2019.pdfArtes de ver, fazer e escrever histórias III: (fontes históricas: narrativas de ensino de História). - E-book Edufcg 20191.92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.