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Title: A educação geográfica a serviço da inclusão: trabalhando o espaço com estudantes videntes e cegos.
Other Titles: Geographic education at the service of inclusion: working space with sighted and blind students.
???metadata.dc.creator???: LIRA, Sonia Maria de.
Keywords: Educação geográfica;Inclusão - ensino de Geografia;Inclusão educacional;Ensino de Geografia;Educação especial;Educação inclusiva;Espaço geográfico;Cegos - ensino de Geografia;Videntes - ensino de Geografia;Geografia escolar;Deficiência visual;Geographic education;Inclusion - Geography teaching;Educational inclusion;Geography Teaching;Special education;Inclusive education;Geographic space;Blind people - Geography teaching;Clairvoyants - Geography teaching;School geography;Visual impairment;Educación geográfica;Inclusión - Enseñanza de la geografía;Inclusión educativa;Enseñanza de la Geografía;Educación especial;Educación inclusiva;Espacio geográfico;Personas ciegas - Enseñanza de la geografía;Clarividentes - Enseñanza de la geografía;Geografía escolar;Discapacidad visual;Éducation géographique;Inclusion - Enseignement de la géographie;Insertion scolaire;Enseignement de la géographie;Éducation spéciale;Éducation inclusive;Espace géographique;Aveugles - Enseignement de la géographie;Voyants - Enseignement de la géographie;Géographie scolaire;Déficience visuelle
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIRA, Sônia Maria de. A educação geográfica a serviço da inclusão: trabalhando o espaço com estudantes videntes e cegos. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2018. ISBN: 978-85-8001-224-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30173
???metadata.dc.description.resumo???: A inclusão educacional ainda é um direito a ser conquistado, o qual depende de mudanças políticas, econômicas, atitudinais, entre outras. Embora avanços tenham ocorrido nos últimos anos para as pessoas com deficiência, principalmente no campo jurídico, as práticas sociais, inclusive educacionais, ainda precisam galgar novos passos nessa caminhada. Nesse contexto, a construção dos conhecimentos espaciais pode contribuir para a ampliação da acessibilidade e da autonomia das pessoas com deficiência, dentre elas, aquelas com deficiências visuais (DV). E, embora tenha havido iniciativas do Ministério da Educação (MEC), como a elaboração de documentos como o Fascículo 07, intitulado “A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: orientação e mobilidade, adequação postural e acessibilidade espacial”, ainda não há a apropriação do espaço escolar por aquele(a)s com deficiências. Por isso, são necessárias formações para o(a)s profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no campo dos saberes geográficos, do(a)s pedagogo(a)s que trabalham com as séries iniciais e também do(a)s professore(a)s de Geografia, para desenvolverem atividades a partir do espaço vivido pelo(a)s estudantes. Além disso, precisa-se, nas escolas, de materiais cartográficos táteis que favoreçam tais aprendizagens. Os projetos de extensão realizados entre os anos de 2015 e 2017, em instituição filantrópica e escolas públicas da Paraíba, contribuíram com intervenções pedagógicas que ampliaram os debates sobre a apropriação espacial pelas pessoas com DV e favoreceram a realização de momentos formativos para o(a)s docentes daquelas instituições. Ademais, foram construídos recursos cartográficos táteis, os quais foram doados às referidas entidades. Esses projetos foram aprovados pelo Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX) e contaram com o apoio da Unidade Acadêmica de Geografia (UAG), da Unidade Acadêmica de Educação (UAEd) e da Unidade Acadêmica de Letras (UAL) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Além disso, receberam o suporte para a produção dos recursos em braille do Núcleo de Educação Especial (NEDESP/UEPB), do Laboratório Multiusuário de Tecnologias da Informação Aplicadas às Ciências Humanas - LabINFO/CH, na produção de alguns mapas, e do Laboratório de Ensino e Geografia (LAEG/UAG), na confecção dos materiais pedagógicos táteis. Os artigos reunidos nesta obra resultaram das reflexões sobre as práticas desenvolvidas durante os três anos de extensão, alguns dos quais foram produzidos anteriormente, com resultados parciais, e apresentados em eventos como: Encontro Nacional de Geógrafos (ENG), Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), Congresso Nacional de Educação (CONEDU), Colóquio Brasileiro Educação na Sociedade Contemporânea (COBESC), Congresso Internacional de Educação e Inclusão (CINTEDI), Seminário de Educação Geográfica da UFPB (EDUGEO), entre outros. Desse modo, agradecemos aos agentes que foram fundamentais para o desenvolvimento dos projetos, entre os quais destacamos o professor Paulo Sérgio Cunha Farias, que participou das orientações dos extensionistas entre 2015 e 2016, oferecendo o curso de Letramento Cartográfico; a técnica em cartografia Anna Raquel Dionísio Ramos, elaboradora de diversos mapas utilizados na extensão; Alindembergue de Araújo Oliveira, que produziu os recursos em braille; e os monitores do LAEG, colaboradores na confecção dos recursos táteis. Também foi fundamental o apoio do(a)s professore(as Eduardo Gomes Onofre, no projeto “Inclusão dos estudantes com deficiência visual no Ensino Superior”, em 2017; como também de Géssika Demétrio de Alcântara e Edileide Maria de Souza, as quais ministraram o minicurso “Braille na Ponta dos Dedos”; além de Alânia Cordeiro da Silva, Juan Felipe de Azevedo Falcão e Tayná Maria Amorim Monteiro Xavier, o(a)s quais ministraram o minicurso “Sorobã e outros recursos matemáticos para pessoas com deficiência visual”. E não poderíamos deixar de enfatizar as imprescindíveis atuações do(a)s extensionistas Lívia Silva do Nascimento, Letícia dos Santos Ferreira, Iranildo Anibal de Lima Sousa, Andreza Kelly Guedes de Medeiros, Maria José Elaine Costa Silva, Raphaela Barbosa de Farias; Ana Beatriz Cunha de Araújo, Edileide Maria de Souza, Annamaria da Rocha Barbosa, Naum Filipe Nicácio Alves, Polyanna Nayanna de Brito Caluête, José Dinaldo Martins, Lucian Medeiros, Nivea Regina Meneses, José Geraldo da Costa Neto e Allan Jeferson da Silva Ferreira. Agradecemos também o apoio dado pelo(a)s gestores do Instituto dos Cegos e das escolas parceiras e, principalmente, pelos(as) professore(a)s da Educação Básica que nos acompanharam durante a extensão, além do(a)s profissionais do AEE que estiveram presentes em algumas atividades. Por último, encaminhamos nosso agradecimento ao PROBEX, que contribuiu com bolsas nos três anos dos projetos, e ao(à) s autore(a)s dos artigos que se debruçaram sobre as reflexões a respeito da inclusão e da educação geográfica, tão fundamentais para a construção das autonomias daqueles com deficiências visuais.
Keywords: Educação geográfica
Inclusão - ensino de Geografia
Inclusão educacional
Ensino de Geografia
Educação especial
Educação inclusiva
Espaço geográfico
Cegos - ensino de Geografia
Videntes - ensino de Geografia
Geografia escolar
Deficiência visual
Geographic education
Inclusion - Geography teaching
Educational inclusion
Geography Teaching
Special education
Inclusive education
Geographic space
Blind people - Geography teaching
Clairvoyants - Geography teaching
School geography
Visual impairment
Educación geográfica
Inclusión - Enseñanza de la geografía
Inclusión educativa
Enseñanza de la Geografía
Educación especial
Educación inclusiva
Espacio geográfico
Personas ciegas - Enseñanza de la geografía
Clarividentes - Enseñanza de la geografía
Geografía escolar
Discapacidad visual
Éducation géographique
Inclusion - Enseignement de la géographie
Insertion scolaire
Enseignement de la géographie
Éducation spéciale
Éducation inclusive
Espace géographique
Aveugles - Enseignement de la géographie
Voyants - Enseignement de la géographie
Géographie scolaire
Déficience visuelle
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30173
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