Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30175
Title: Wearable art em produtos do vestuário: o caso das Sandálias Jailson Marcos à luz da Filosofia de Schopenhauer.
Other Titles: Wearable art in clothing products: the case of Jailson Marcos Sandals in the light of Schopenhauer's Philosophy.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Maria de Fátima.
LUCIAN, Rafael.
Keywords: Arte e produtos de vestuário;Sandálias Jailson Marcos;Processo criativo do sapateiro;Hedonismo e encantamento;Filosofia de Schopenhauer;Schopenhauer;Wearable Art;Consumo;Moda;Art and clothing products;Jailson Marcos sandals;Shoemaker's creative process;Hedonism and enchantment;Schopenhauer's philosophy;Consumption;Fashion;Produits d'art et d'habillement;Sandales Jailson Marcos;Le processus créatif du cordonnier;Hédonisme et enchantement;La philosophie de Schopenhauer;Art portable;Consommation;Mode;Productos de arte y ropa.;El proceso creativo del zapatero;Hedonismo y encanto;La filosofia de schopenhauer;Arte usable
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Maria de Fátima; LUCIAN, Rafael. Wearable art em produtos do vestuário: o caso das Sandálias Jailson Marcos à luz da Filosofia de Schopenhauer. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 4., 2016, Recife. Anais [...]. Recife - PE:: FBV, 2016. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30175
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho buscou realizar um estudo das sandálias Jailson Marcos com o intuito de compreender se estas são produtos de moda ou de arte, as conexões existentes entre arte e produtos do vestuário. Para atingir o objetivo foi necessário investigar o processo criativo do sapateiro, localizar e compreender sua percepção de arte e moda e investigar como surgem suas ideias no momento da criação. Para adentrar no tema foi estudado o consumo de produtos do vestuário e de moda movidos pelo hedonismo e encantamento, através das necessidades e desejos dos consumidores à luz da filosofia de Schopenhauer em O Mundo como Vontade e Representação, assim como a efemeridade da moda entendida através de teóricos contemporâneos. Sua natureza qualitativa possibilitou a análise documental de falas do sapateiro Jailson Marcos em entrevistas divulgadas na mídia. Através dos resultados fez-se necessário analisar o consumo sob a perspectiva do Arts and Crafts que direcionou aos princípios da arte vestível, do Wearable Art.
Keywords: Arte e produtos de vestuário
Sandálias Jailson Marcos
Processo criativo do sapateiro
Hedonismo e encantamento
Filosofia de Schopenhauer
Schopenhauer
Wearable Art
Consumo
Moda
Art and clothing products
Jailson Marcos sandals
Shoemaker's creative process
Hedonism and enchantment
Schopenhauer's philosophy
Consumption
Fashion
Produits d'art et d'habillement
Sandales Jailson Marcos
Le processus créatif du cordonnier
Hédonisme et enchantement
La philosophie de Schopenhauer
Art portable
Consommation
Mode
Productos de arte y ropa.
El proceso creativo del zapatero
Hedonismo y encanto
La filosofia de schopenhauer
Arte usable
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia de Produção.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30175
Appears in Collections:Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WEARABLE ART EM PRODUTOS DO VESTUÁRIO - O CASO DAS SANDÁLIAS JAILSON MARCOS - ANAIS IV SIMEP ARTIGO 2016.pdfWearable art em produtos do vestuário - o caso das sandálias Jailson Marcos - ANAIS IV SIMEP ARTIGO 2016267.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.