Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30184
Title: Uma percepção de inclusão escolar para alunos surdos. em uma escola no município de Cuité.
Other Titles: A perception of school inclusion for deaf students. in a school in the municipality of Cuité.
Una percepción de inclusión escolar para estudiantes sordos. en una escuela del municipio de Cuité.
???metadata.dc.creator???: COSTA, Laise Raiana Lima.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BELO, José Tiago Ferreira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAETANO, Hoverdiano Cesar Pereira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CHAVES, Márcio Frazão.
Keywords: Deficiência;Ensina-aprendizagem;Libras;Deficiency;Teaching-Learning;Lubras;Enseñanza-Aprendizaje
Issue Date: 4-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COSTA, Laise Raiana Lima. Uma percepção de inclusão escolar para alunos surdos, em uma escola no município de Cuité. 2018. 47 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: Ser surdo em uma sociedade de ouvintes e um desafio imenso. Nos. trilhos da história vemos uma busca incansável por direitos, cheia de dificuldades e algumas glórias, No Brasil uma das primeiras conquistas foi a criação de uma escola, ainda no reinado de D. Pedro [I, tendo avanços significativos desde então. Neste sentido, buscando dialogar sobre a inclusão de surdos no ambiente de ensino—aprendizagem foi desenvolvida esta pesquisa. Consta neste trabalho uma pesquisa bibliográfica e empírica. A pesquisa bibliográfica foi realizada para conhecer a história e avanços da cultura e identidade surda bem como a inclusão no ambiente educacional e as dificuldades enfrentadas por esta classe. A pesquisa empírica foi realizada para conhecer a realidade de um surdo inserido no ambiente escolar regular no ensino médio do ponto de vista dos docentes e colegas de classe, contando com a presença de um intérprete para auxílio nas atividades. Ao final foi observado que a maioria das dificuldades “é superada com a presença do profissional interprete, que auxilia nas atividades na sala de aula e fora dela. De acordo com a pesquisa o convívio com os colegas e as atividades em grupo acontecem de maneira satisfatória, uma vez que há no ambiente em questão respeito mútuo.
Abstract: Being deaf in a hearing society is a huge challenge. Us. tracks of history we see a tireless search for rights, full of difficulties and some glories, In Brazil one of the first conquests was the creation of a school, still in the reign of D. Pedro [I, having advances significant since then. In this sense, seeking to dialogue about the inclusion of deaf people in the teaching-learning environment this research was developed. This work contains a bibliographical and empirical research. A bibliographical research was carried out to know the history and advances in deaf culture and identity, as well as inclusion in the educational environment and the difficulties faced by this class. The empirical research was carried out to know the reality of a deaf person inserted in the regular school environment in high school from the point of view teachers and classmates, with the presence of an interpreter to help with the activities. At the end, it was observed that most of the difficulties “are overcome with the presence of the professional interpreter, who assists in activities in the classroom and outside of it. According to the researches living with colleagues and group activities happen satisfactorily, since there is mutual respect in the environment in question.
???metadata.dc.description.resumen???: Ser sordo en una sociedad oyente es un gran desafío. A nosotros. huellas de la historia que vemos una búsqueda incansable de derechos, llena de dificultades y algunas glorias, en Brasil uno de los primeras conquistas fue la creación de un colegio, todavía en el reinado de D. Pedro [I, teniendo avances significativo desde entonces. En este sentido, buscando dialogar sobre la inclusión de las personas sordas en el entorno de enseñanza-aprendizaje en el que se desarrolló esta investigación. Este trabajo contiene un investigación bibliográfica y empírica. Se realizó una investigación bibliográfica para conocer la historia y avances en cultura e identidad sorda, así como la inclusión en el entorno educativo y el Dificultades a las que se enfrenta esta clase. La investigación empírica se llevó a cabo para conocer la realidad de una persona sorda inserta en el ambiente escolar regular en la escuela secundaria desde el punto de vista profesores y compañeros de clase, con la presencia de un intérprete para ayudar con la Actividades. Al final, se observó que la mayoría de las dificultades “se superan con la presencia del Intérprete profesional, que asiste en las actividades en el aula y fuera de ella. De acuerdo con las investigaciones que viven con colegas y las actividades grupales ocurren satisfactoriamente, ya que hay respeto mutuo en el ambiente en cuestión.
Keywords: Deficiência
Ensina-aprendizagem
Libras
Deficiency
Teaching-Learning
Lubras
Enseñanza-Aprendizaje
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ensino-Aprendizagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30184
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LAISE RAIANA LIMA COSTA - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2018.pdfLaise Raiana Lima Costa - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2018.8.38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.