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Title: Antecedentes da vulnerabilidade do consumidor no varejo e sua relação com a experiência de compra.
Other Titles: Antecedents of consumer vulnerability in retail and its relationship with the shopping experience.
???metadata.dc.creator???: LUCENA FILHO, Rômulo Benício.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AGUIAR, Edvan Cruz.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Verônica Macário de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ABREU, Nelsio Rodrigues de.
Keywords: Vulnerabilidade do consumidor;Vulnerabilidade percebida;Ambiente de varejo;Comportamento do consumidor;Consumer vulnerability;Perceived vulnerability;Retail environment;Behavior consumer;Vulnerabilidad del consumidor;Vulnerabilidade percebida;Entorno minorista;Comportamiento del consumidor;Vulnérabilité des consommateurs;Vulnérabilité perçue;Environnement de vente au détail;Comportement du consommateur
Issue Date: 28-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LUCENA FILHO, R. B. Antecedentes da vulnerabilidade do consumidor no varejo e sua relação com a experiência de compra. 2023. 144 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação objetivou investigar de que maneira as dimensões físico-sensoriais, emocionais, informacionais e sociais de ambientes de consumo se relacionam com a vulnerabilidade percebida do consumidor e sua experiência de compra. Baseado nos conceitos de vulnerabilidade e na Teoria da Impacto Social foram desenvolvidos três artigos. O primeiro artigo correspondeu a uma análise bibliométrica, que se propôs a mapear os fatores antecedentes dos consumidores em situações de vulnerabilidade em ambientes de consumo, em termos de produção científica nas diversas experiências de compras. O segundo e o terceiro corresponderam à aplicação de um survey e uso de modelagem de equações estruturais, o segundo artigo se propôs a descrever como elementos físicos-sensoriais do ambiente de varejo e a autoconfiança se relacionam com a vulnerabilidade percebida dos consumidores de deficiência visual e sua satisfação. O segundo artigo propôs descrever como elementos físicossensoriais do ambiente de varejo e a autoconfiança se relacionam com a vulnerabilidade percebida dos consumidores de deficiência visual e sua experiência de consumo. O terceiro artigo se propôs descrever como o suporte informacional e emocional se relacionam com a vulnerabilidade percebida do consumidor idoso e sua experiência de consumo, em um contexto de compra com aglomeração (crowding) humana em ambientes de varejo. Optou-se pelo contexto de varejo por acreditar que o ambiente, possui elementos que podem mitigar ou aumentar a vulnerabilidade percebida dos consumidores, inclusive a aglomeração humana. O estudo direcionou-se aos consumidores com deficiência visual, justamente por possuirem limitações físicas que podem atrapalhar sua experiência de compra. No artigo 3, optou-se pelos consumidores idosos, por acreditar que suas limitações físicas e cognitivas sejam afetadas no ambiente de varejo e principalmente no contexto de aglomeração humana. Como resultados, o primeiro artigo identificou os principais fatores internos e externos que podem anteceder a vulnerabilidade do consumidor. O estudo contribui para a literatura de Marketing e Sociedade ao destacar as evidências que levam à vulnerabilidade e oferece uma agenda de pesquisa futura, propondo um framework para o assunto. O segundo artigo evidenciou que: a necessidade de toque e o layout de loja se relacionam de maneira negativa com a vulnerabilidade do consumidor com deficiência visual e consequentemente gerando insatisfação nesses consumidores, sendo assim, a vulnerabilidade percebida age como uma variável mediadora da insatisfação. O terceiro artigo evidenciou que: o suporte informacional e o suporte emocional são variáveis importantes para mitigar a vulnerabilidade percebida, aumentando o índice de satisfação. A dissertação contribui para melhor compreender como a vulnerabilidade percebida no varejo.
Abstract: This dissertation aimed to investigate how the physical-sensory, emotional, informational, and social dimensions of consumer environments relate to perceived consumer vulnerability and their purchase experience. Based on vulnerability concepts and Social Impact Theory, three articles were developed. The first article corresponded to a bibliometric analysis that aimed to map the antecedent factors of consumers in vulnerable situations in consumer environments, in terms of scientific production in various shopping experiences. The second and third corresponded to the application of a survey and the use of structural equation modeling. The second article aimed to describe how physical-sensory elements of the retail environment and self-confidence relate to the perceived vulnerability of visually impaired consumers and their satisfaction. The third article aimed to describe how informational and emotional support relates to the perceived vulnerability of elderly consumers and their purchasing experience in a crowded retail environment. The retail context was chosen because it was believed that the environment possesses elements that can mitigate or increase consumer perceived vulnerability, including human crowding. The study focused on visually impaired consumers because they have physical limitations that can hinder their purchase experience. In article three, elderly consumers were chosen because it was believed that their physical and cognitive limitations are affected in the retail environment, particularly in the context of human crowding. As result, the first article identified the main internal and external factors that can precede consumer vulnerability. The study contributes to the Marketing and Society literature by highlighting the evidence that leads to vulnerability and offering a future research agenda, proposing a framework for the subject. The second article showed that the need for touch and store layout are negatively related to the vulnerability of visually impaired consumers and, therefore, generating dissatisfaction in these consumers, with perceived vulnerability acting as a mediating variable of dissatisfaction. The third article showed that informational and emotional support are important variables for mitigating perceived vulnerability and increasing satisfaction levels. The dissertation contributes to a better understanding of perceived vulnerability in retail.
Keywords: Vulnerabilidade do consumidor
Vulnerabilidade percebida
Ambiente de varejo
Comportamento do consumidor
Consumer vulnerability
Perceived vulnerability
Retail environment
Behavior consumer
Vulnerabilidad del consumidor
Vulnerabilidade percebida
Entorno minorista
Comportamiento del consumidor
Vulnérabilité des consommateurs
Vulnérabilité perçue
Environnement de vente au détail
Comportement du consommateur
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30188
Appears in Collections:Mestrado em Administração

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RÔMULO BENÍCIO LUCENA FILHO – DISSERTAÇÃO (PPGA) 2023.pdf3.16 MBAdobe PDFView/Open


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