Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30198
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBARBOSA, R. C. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9630209974075634pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, Débia Suênia da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, D. S. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9308347413386263pt_BR
dc.contributor.referee1DANTAS, Nozângela Maria Rolim.-
dc.contributor.referee2CAMPOS, Maria de Lourdes.-
dc.description.resumoTratar sobre educação é ter em mente que é um processo dinâmico, contínuo e transformador. Atualmente, a perspectiva educacional prima por uma formação integral, que contemple os sujeitos em todas as suas dimensões e necessidades, superando o paradigma do cognitivismo. Nesse sentido, a escola, como espaço formal e intencional na construção humana, deve ser aberta e plural para atender as diferentes realidades e contextos dos seus alunos. Nesta nova perspectiva, a avaliação, ganha uma tônica diferente, pois, para que ela possibilite a escola na sua função inclusiva, precisa ser efetivada de maneira dialógica e não classificatória, para que, assim, sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem seja significativa. Por isso, ao compreender que uma escola inclusiva é aquela que possui práticas inclusivas, este presente trabalho buscou investigar a prática dos professores no processo de avaliação no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, considerando a educação inclusiva. Tratou-se de um estudo do tipo exploratório, descritivo e de abordagem qualitativa, realizado em uma escola municipal da cidade de Cajazeiras. O instrumento de coleta de dado foi uma entrevista semiestruturada abordando as questões norteadas pelos objetivos propostos. Para análise dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2020). Para o embasamento teórico desta, realizou-se o estudo bibliográfico à luz de teóricos como Lima (2002), Abenhaim (2006), Beyer (2013), Henriques (2017), Mantoan (2015), Hoffmann (2014), Luckesi (2014), Vasconcellos (2014) e outros autores que contribuíram para a escrita deste trabalho. Por meio da análise de dado, foi constatado que os professores possuem uma compreensão teórica adequada sobre a avaliação na perspectiva inclusiva. Contudo, diante de uma organização sistêmica, esses não conseguem realizá-la da maneira que desejariam. Outra questão identificada é que os professores, necessitam de formações mais específicas para lidarem com as diferentes demandas frente a inclusão e a avaliação na perspectiva inclusiva. Vale salientar que os professores tiveram, em suas graduações, contato com a disciplina de Educação Especial. Porém, relataram que foi uma construção focada na teoria, deixando lacunas de como trabalhar com essas realidades na prática docente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem: práticas docentes à luz da inclusão.pt_BR
dc.date.issued2023-05-26-
dc.description.abstractTalking about education is keeping in mind that it is a dynamic, continuous and transforming process. Currently, the educational perspective emphasizes comprehensive training, which includes subjects in all their dimensions and needs, overcoming the paradigm of cognitivism. In this sense, the school, as a formal and intentional space for human development, must be open and plural to meet the different realities and contexts of its students. In this new perspective, the evaluation gains a different conception, so that it enables the school its inclusive function. In this way, the assessment needs to be carried out in a dialogic and non-classifying manner, so that its contribution to the teaching-learning process is significant. Therefore, understanding that an inclusive school is the one that has inclusive practices, this present work investigates the practice of teachers in the evaluation process in Elementary School, Early Years, considering inclusive education. It was an exploratory, descriptive study with a qualitative approach carried out in a municipal school in the city of Cajazeiras. The data collection instrument was a semi-structured interview addressing questions guided by the proposed objectives. For data analysis, the content analysis technique proposed by Bardin (2020) was used. For the theoretical basis of this research, a bibliographic study was carried out in the light of theorists such as Lima (2002), Abenhaim (2006), Beyer (2013), Henriques (2017), Mantoan (2015), Vitta and Monteiro (2010), Hoffmann (2014) and Luckesi (2014), Vasconcellos (2014) and other authors who contributed to the writing of this work. Through data analysis, it was found that teachers have an adequate theoretical understanding of assessment from an inclusive perspective, however, in the face of a systemic organization, they are unable to carry it out the way they would like. Another issue identified is that teachers need more specific training to deal with the different demands regarding inclusion and assessment from an inclusive perspective. It is important to point out that teachers had contact with the discipline of ‘Special-needs Education’ during their graduation, however, reporting that it was a construction focused on theory, leaving gaps on how to work with these realities in practice.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30198-
dc.date.accessioned2023-06-07T11:30:06Z-
dc.date.available2023-06-07-
dc.date.available2023-06-07T11:30:06Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectPrática docente inclusivapt_BR
dc.subjectAvaliação educacional - ensino fundamental - séries iniciaspt_BR
dc.subjectEducação inclusiva - Cajazeiras - Paraíbapt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectEscola inclusiva - Cajazeiras - Paraíbapt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectInclusive teaching practicept_BR
dc.subjectEducational evaluation-fundamental education-initial seriespt_BR
dc.subjectInclusive education - Cajazeiras-Paraíbapt_BR
dc.subjectLearning assessmentpt_BR
dc.subjectinclusive school-Cajazeiras-Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARBOSA, Rita de Cássia de Sousa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLearning assessment: teaching practices in the light of inclusion.pt_BR
dc.identifier.citationBARBOSA, Rita de Cássia de Sousa. Avaliação da aprendizagem: práticas docentes à luz da inclusão. 2023. 73f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RITA DE CÁSSIA DE SOUSA BARBOSA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdfRita de Cássia de Sousa Barbosa. Monografia Pedagogia. CFP 2023.925.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.