Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30199
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDANACLETO, V. H. S. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5332030102449859pt_BR
dc.contributor.advisor1FLORENCIO, José Herbertt Neves.-
dc.contributor.advisor1IDFLORENCIO, J. H. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8595713317541324pt_BR
dc.contributor.referee1RÉGIS, Laura Dourado Loula.-
dc.contributor.referee1IDRÉGIS. L. D. L.pt_BR
dc.contributor.referee2BAZARIM, Milene.-
dc.contributor.referee2IDBAZARIM, M.pt_BR
dc.description.resumoNas gramáticas da língua portuguesa, o estudo das classes de palavra sempre se fez presente, com termos estabelecidos pela Tradição Gramatical ou mesmo pela Nomenclatura Gramatical Brasileira (NGB). Com a existência de descrições contemporâneas do português, pressupõe-se que o objeto das classes de palavras também tenha sido descrito por uma nova abordagem nesses compêndios mais recentes. É necessário que um critério classificatório esteja relacionado ao objeto classificado e ao objetivo e necessidade da classificação, porém a categorização efetiva de todos os vocábulos perpassa os critérios morfológico, sintático e semântico, tradicionalmente utilizados na classificação na língua. Além disso, as classes de palavras do verbo, substantivo, adjetivo e advérbio (parcialmente) são chamadas de classes de unidades lexicais, o que indica que a classificação de palavras para essas classes ocorre concomitante com a expansão da língua portuguesa (classes abertas). A tentativa de contemplar os critérios de classificação nas descrições das classes ocorre, inevitavelmente, por meio de uma seleção de um campo teórico, o qual se torna evidente nas conceituações gerais da classe. Nesse contexto, buscamos analisar as apresentações dos conceitos iniciais das classes de palavra lexicais em gramáticas brasileiras contemporâneas (GBC). Para tanto, selecionamos as obras de Neves (2018), Azeredo (2018) e Bagno (2012) como amostragem de GBC para geração do corpus. Nesse intuito, consideramos contribuições teóricas relativas ao processo de gramatização da língua portuguesa, como Auroux (1992), Orlandi (2002) e Costa (2010), à história e construção da classificação de palavras, conforme Auroux (2009), Basilio (2019) e Bechara (2015), e aos critérios de classificação das palavras, como Seara, Nunes e Lazarotto-Volcão (2011), Gonçalves e Almeida (2008), Cruz (2014) e Sampaio (2015), entre outros. Metodologicamente, esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza documental, com finalidade descritiva e de método dedutivo (MASCARENHAS, 2018; MOTTA-ROTH; HENDGES, 2010; BICUDO, 2011; GIL, 2008), bem como é um estudo pertencente à Linguística Teórica (PETTER, 2007). Em síntese, as definições das classes de palavra lexicais foram elaboradas a partir dos critérios morfológico, sintático e semântico, e o critério discursivo apresentou-se como abordagem metodológica até a conceituação inicial. Além disso, constatou-se que o advérbio foi a classe na qual os linguistas mais se distanciaram entre si no critério priorizado para conceituação. O trabalho aponta para uma identificação do critério textual-interativo nas conceituações das classes lexicais e para uma compreensão do tratamento inicialmente dado às classes em GBC escritas por linguistas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.titleCritérios de classificação de palavras no português: análise de conceitos lexicais em gramáticas brasileiras contemporâneas.pt_BR
dc.date.issued2023-02-13-
dc.description.abstractIn grammars of the Portuguese language, the study of word classes has always been present, with terms established by the Grammatical Tradition or even by the Brazilian Grammatical Nomenclature (NGB). With the existence of contemporary descriptions of Portuguese, it is assumed that the object of word classes has also been described by a new approach in these more recent compendia. It is necessary for a classification criterion to be related to the classified object and to the objective and need for classification, but the effective categorization of all words permeates the morphological, syntactic and semantic criteria, traditionally used in classification in the language. Furthermore, the verb, noun, adjective and adverb word classes are (partially) called lexical unit classes, which indicates that the classification of words into these classes occurs concomitantly with the expansion of the Portuguese language (open classes). The attempt to contemplate the classification criteria in the class descriptions inevitably occurs through a selection of a theoretical field, which becomes evident in the general conceptualizations of the class. In this context, we seek to analyze the presentations of the initial concepts of lexical word classes in contemporary Brazilian grammars (CBG)For this purpose, we selected the works by Neves (2018), Azeredo (2018) and Bagno (2012) as a CBG sample to generate the corpus. To this end, we consider theoretical contributions related to the grammatization process of the Portuguese language, such as Auroux (1992), Orlandi (2002) and Costa (2010), to the history and construction of word classification, according to Auroux (2009), Basilio (2019) and Bechara (2015), and to word classification criteria, such as Seara, Nunes and Lazarotto-Volcão (2011), Gonçalves and Almeida (2008), Cruz (2014) and Sampaio (2015), among others. Methodologically, this is a research with a qualitative approach, of a documental nature, with a descriptive purpose and a deductive method (MASCARENHAS, 2018; MOTTA-ROTH; HENDGES, 2010; BICUDO, 2011; GIL, 2008), as well as it is a study belonging to Theoretical Linguistics (PETTER, 2007). In summary, the definitions of the lexical word classes were elaborated from the morphological, syntactic and semantic criteria, and the discursive criterion was presented as a methodological approach until the initial conceptualization. In addition, it was found that the adverb was the class in which linguists were most distant from each other in the prioritized criterion for conceptualization. The work points to an identification of the textualinteractive criterion in the conceptualizations of lexical classes and to an understanding of the treatment initially given to classes in CBG written by linguists.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30199-
dc.date.accessioned2023-06-07T12:04:35Z-
dc.date.available2023-06-07-
dc.date.available2023-06-07T12:04:35Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectClassificação de palavras - língua portuguesapt_BR
dc.subjectClasses de palavras - língua portuguesapt_BR
dc.subjectConceitos lexicaispt_BR
dc.subjectGramáticas brasileiras contemporâneas - léxicopt_BR
dc.subjectLéxicopt_BR
dc.subjectCritérios de classificação de palavraspt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - gramáticas contemporâneas brasileiraspt_BR
dc.subjectGramatização da língua portuguesapt_BR
dc.subjectCritérios de classificação de palavraspt_BR
dc.subjectClasses lexicais - gramáticas contemporâneas brasileiraspt_BR
dc.subjectWord classification - Portuguese languagept_BR
dc.subjectWord classes - Portuguese languagept_BR
dc.subjectLexical conceptspt_BR
dc.subjectContemporary Brazilian grammars - lexiconpt_BR
dc.subjectLexiconpt_BR
dc.subjectWord classification criteriapt_BR
dc.subjectPortuguese language - contemporary Brazilian grammarspt_BR
dc.subjectGrammarization of the Portuguese languagept_BR
dc.subjectWord classification criteriapt_BR
dc.subjectLexical Classes - Contemporary Brazilian Grammarspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorANACLETO, Victor Henrique de Sena Leal.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeWord classification criteria in Portuguese: analysis of lexical concepts in contemporary Brazilian grammars.pt_BR
dc.identifier.citationANACLETO, Victor Henrique da Sena Leal. Critérios de classificação de palavras no português: análise de conceitos lexicais em gramáticas brasileiras contemporâneas. 60f. 2023.Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30199pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VITOR HENRIQUE DE SENA LEAL ANACLETO - MON LIC. LETRAS LING. PORTUGUESA CH 2023.pdfVitor Henrique de Sena Leal Anacleto - Mon. Lic. Letras Ling. Postuguesa CH 2023971.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.