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dc.description.resumoÉ com imensa satisfação que apresentamos um conjunto de trabalhos de professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino do Brasil que canalizaram seus esforços para o campo da História Antiga e Medieval, orientados pela perspectiva teórico-metodológica da recepção-apropriação, debruçando- se em torno das conexões entre diferentes temporalidades. No livro, temos capítulos de autores que são professores, mestrandos e graduandos na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), uma professora na Universidade Federal do Rio de Grande do Norte (UFRN), assim como doutorandos pela Universidade de São Paulo (USP). A todos eles, reforçamos nossa gratidão pelo interesse e disponibilidade em realizarem este projeto coletivo. O objetivo do livro consistiu em reunir trabalhos de colegas historiadores que estudaram as historicidades greco-romana e medieval em outras referências temporais. Na trilha do que propõe François Hartog (2014), em sua discussão sobre os diferentes regimes de historicidade, pensamos a história a partir de uma noção de temporalidade desligada de qualquer pretensão a uma suposta linearidade. A nossa intenção foi, também, conjugar pontos de vista variados, ainda que sob um prisma que os aproxima – a questão da apropriação. De tal maneira que diversos temas e conceitos de relevância historiográica perpassam as análises aqui publicadas: poder político, economia, gênero e feminino, produção artística, historiograia, memória, cultura popular. Na Parte I do livro, os leitores irão se deparar com estudos que analisam a presença de concepções da Antiguidade greco-romana na Renascença. São os casos dos três capítulos que introduzem a coletânea: Memória e esquecimento das cose antiche: apropriações de Tito Lívio nos Discursos, de Maquiavel, no qual Michelly Pereira de Sousa Cordão analisa os efeitos da leitura que Maquiavel fez da obra de Tito Lívio em seus Discorsi sopra la prima deca di Tito Livio, observando a maneira como traduziu alguns temas e “exemplos” da Roma do séc. I a.C. para torná-los objetos de imitação (imitazione) no séc. XVI; Mitos e histórias clássicas nas obras Primavera e O nascimento de Vênus, de Sandro Botticelli: representações antigas e modernas, escrito pela autora Lauriceia Galdino dos Santos que escolheu analisar a recepção de temas clássicos em algumas pinturas renascentistas de Botticelli, realizando uma interessante discussão que envolve, também, o campo da produção artística; no capítulo III, intitulado A “economia” em Il libri della famiglia, de Leon Battista Alberti: uma releitura de Xenofonte?, Breno Gomes de Lima Amorim discute as particularidades históricas do conceito de economia no séc. XV a partir de um minucioso estudo da obra de Alberti, lançando a hipótese segundo a qual sua deinição de economia teria conexões com a obra Econômico, do escritor grego, Xenofonte. Todos são capítulos que resultaram das dissertações de mestrado defendidas pelos autores nos últimos anos. Na Parte II, os capítulos discutem apropriações de referências históricas no mundo greco-romano na Antiguidade tardia. No capítulo IV, intitulado Santo Agostinho: apropriações clássicas na De civitate dei, Marinalva Vilar de Lima faz uma interessante análise de um dos principais teólogos/ilósofos do pensamento cristão-católico, Santo Agostinho, discutindo um aspecto que nem sempre é examinado tão minuciosamente nos diversos estudos que já foram produzidos sobre ele. Trata-se dos usos que fez de obras clássicas, a exemplo da História de Roma, de Tito Lívio (séc. I a.C.) para compor A cidade de Deus, na qual faz uma defesa inconteste dos valores cristãos. Por sua vez, no capítulo V, Conhecimento histórico, narrativa e memória nas obras de Tucídides de Atenas e Procópio de Cesaréia, a historiadora Lyvia Vasconcelos Baptista analisou, comparativamente, as obras do historiador grego Tucídides (séc. V a.C.) e do historiador bizantino Procópio (séc. VI d.C.), problematizando as possibilidades de se relacionar a memória e a escrita da história. A autora oferece ao leitor uma importante contribuição no sentido de reletir sobre um autor bem menos conhecido pela historiograia ocidental, se compararmos com Tucídides, e que viveu a experiência histórica do império bizantino. Na Parte III, três autores discutem apropriações antigas e medievais no Brasil contemporâneo, fazendo dialogar temporalidades distantes, mas que se hibridizam no âmbito das experiências sociais. No capítulo VI, A medievalidade imprime marcas: o sertão medieval de Ariano Suassuna no Romance d’A Pedra do Reino, Robson Victor da Silva Araujo oferece uma inovadora discussão, do ponto de vista teórico-metodológico, sobre o Romance d’A Pedra do Reino, do escritor Ariano Suassuna. Sua discussão parte da problemática em torno de uma suposta “originalidade” da obra do autor paraibano, assim como da associação recorrente entre ele e a cultura popular, na medida em que evidencia as marcas de elementos europeus, de uma tradição ibérica e medieval. No capítulo VII, intitulado As faces de Medeia: apropriação da transgressão feminina de Eurípides em Gota d’água, Valtyana Kelly da Silva faz uma discussão ao relacionar diferentes concepções de feminino em experiências históricas distintas. Sua abordagem se dá em torno das obras Medeia, de Eurípides (séc. V a.C.) e da recente produção dramatúrgica Gota D’água, escrita em conjunto por Chico Buarque e pelo paraibano, de Campina Grande, Paulo Pontes, nos anos de 1970. A autora se preocupou em explicar os diferentes signiicados atribuídos ao feminino na Grécia antiga e no Brasil contemporâneo, situando cada um dos autores em seus respectivos contextos de produção. Oferece uma contribuição importante para o campo da história antiga, mas também para relexões sobre o contexto da ditadura brasileira. Por im, no capítulo VII, intitulado Mulheres de Atenas: referências gregas em representações do feminino no Brasil da década de 1970, escrito em parceria por Karolliny Joally das Neves Miranda e Michelly Pereira de Sousa Cordão, a discussão recai sobre a letra da canção Mulheres de Atenas, bastante conhecida na voz de Chico Buarque e escrita por este em conjunto com o teatrólogo Augusto Boal. Para as autoras, é uma obra que expressa uma forte crítica de seus compositores à sociedade brasileira que, a despeito das lutas feministas nos anos de 1970, permanecia fortemente patriarcalista. A ênfase do capítulo é no processo de recepção de obras, como a Odisseia, de Homero, na canção analisada, assim como a comédia Lisístrata, de Aristófanes (séc. V a.C.). A nossa expectativa é que esta obra coletiva contribua para as discussões teórico-metodológicas em torno do conceito de apropriação no âmbito dos diversos campos disciplinares. Sobretudo, o nosso desejo é que ela sirva de estímulo para aqueles que se interessam pelo estudo das sociedades antigas e medievais. Como professoras da área de História Antiga e Medieval, sentimo-nos muito gratas pela oportunidade de publicar trabalhos em parceria com colegas de outras instituições, orientandos e ex-orientandos, a quem endereçamos nossos últimos cumprimentos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.titleHistória, memória e tempo: estudos de apropriações antigas e medievais.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30200-
dc.date.accessioned2023-06-07T12:37:18Z-
dc.date.available2023-06-07-
dc.date.available2023-06-07T12:37:18Z-
dc.typeLivropt_BR
dc.subjectHistória antigapt_BR
dc.subjectHistória medievalpt_BR
dc.subjectRenascimentopt_BR
dc.subjectHistória do Brasil contemporâneopt_BR
dc.subjectApropriações greco-romanas - renascençapt_BR
dc.subjectMemória e esquecimentopt_BR
dc.subjectMaquiavel - discursospt_BR
dc.subjectTito Líviopt_BR
dc.subjectApropriações de Tito Lívio por Maquiavelpt_BR
dc.subjectSanto Agostinho - apropriaçõespt_BR
dc.subjectTucídides de Atenaspt_BR
dc.subjectProcópio de Cesaréiapt_BR
dc.subjectAriano Suassuna - Romance d'A Pedra do Reinopt_BR
dc.subjectRomance d'A Pedra do Reinopt_BR
dc.subjectMedeiapt_BR
dc.subjectTeatro brasileiro - Gota d'águapt_BR
dc.subjectEurípides - Medeia - apropriação em Gota d'águapt_BR
dc.subjectMulheres de atenaspt_BR
dc.subjectReferências gregas - Brasil década de 1970pt_BR
dc.subjectLeon Batista Albertinipt_BR
dc.subjectAncient historypt_BR
dc.subjectMedieval historypt_BR
dc.subjectRebirthpt_BR
dc.subjectHistory of contemporary Brazilpt_BR
dc.subjectGreco-Roman appropriations - Renaissancept_BR
dc.subjectMemory and forgettingpt_BR
dc.subjectMachiavelli - speechespt_BR
dc.subjectLivypt_BR
dc.subjectAppropriations of Livy by Machiavellipt_BR
dc.subjectSaint Augustine - appropriationspt_BR
dc.subjectThucydides of Athenspt_BR
dc.subjectProcopius of Caesareapt_BR
dc.subjectAriano Suassuna - Romance from A Pedra do Reinopt_BR
dc.subjectRomance of A Pedra do Reinopt_BR
dc.subjectMedeapt_BR
dc.subjectBrazilian Theater - Gota d'águapt_BR
dc.subjectEurípides - Medea - appropriation in Gota d'águapt_BR
dc.subjectAthens womenpt_BR
dc.subjectGreek references - Brazil in the 1970spt_BR
dc.subjectLeon Batista Albertinipt_BR
dc.subjectHistoria antiguapt_BR
dc.subjectRenacimientopt_BR
dc.subjectHistoria del Brasil contemporáneopt_BR
dc.subjectApropiaciones grecorromanas - Renacimientopt_BR
dc.subjectMemoria y olvidopt_BR
dc.subjectMaquiavelo - discursospt_BR
dc.subjectApropiaciones de Tito Livio por Maquiavelopt_BR
dc.subjectSan Agustín - asignacionespt_BR
dc.subjectTeatro Brasileño - Gota d'águapt_BR
dc.subjectEurípides - Medea - apropiación en Gota d'águapt_BR
dc.subjectAtenas mujerespt_BR
dc.subjectReferencias griegas - Brasil en la década de 1970pt_BR
dc.subjectHistoire anciennept_BR
dc.subjectHistoire médiévalept_BR
dc.subjectRenaissancept_BR
dc.subjectHistoire du Brésil contemporainpt_BR
dc.subjectAppropriations gréco-romaines - Renaissancept_BR
dc.subjectMémoire et oublipt_BR
dc.subjectMachiavel - discourspt_BR
dc.subjectTite-Livept_BR
dc.subjectAppropriations de Tite-Live de Machiavelpt_BR
dc.subjectSaint Augustin - créditspt_BR
dc.subjectThucydide d'Athènespt_BR
dc.subjectProcope de Césaréept_BR
dc.subjectMédéept_BR
dc.subjectThéâtre brésilien - Gota d'águapt_BR
dc.subjectEuripide - Médée - appropriation à Gota d'águapt_BR
dc.subjectFemmes d'athènespt_BR
dc.subjectRéférences grecques - Brésil dans les années 1970pt_BR
dc.subjectLéon Batista Albertinipt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorAMORIM, Breno Gomes de Lima.-
dc.creatorMIRANDA, Karolliny Joally das Neves.-
dc.creatorSANTOS, Lauriceia Galdino dos.-
dc.creatorBAPTISTA, Lyvia Vasconcelos.-
dc.creatorLIMA, Marinalva Vilar de.-
dc.creatorCORDÃO, Michelly Pereira de Sousa.-
dc.creatorARAÚJO, Robson Victor da Silva.-
dc.creatorSILVA, Valtyana Kelly da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeHistory, memory and time: studies of ancient and medieval appropriations.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Marinalva Vilar de; CORDÃO, Michelly Pereira de Sousa (organizadoras). História, memória e tempo: estudos de apropriações antigas e medievais. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2018. ISBN: 978-85-8001-240-8. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30200pt_BR
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