Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30208
Title: Língua e literatura no ensino médio: propostas.
Other Titles: Language and literature in high school: proposals.
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Denise Lino de.
FERREIRA, Elisa Cristina Amorim.
CARVALHO, Aluska Silva.
Keywords: Língua portuguesa - ensino médio;Literatura brasileira;Ensino médio - língua e literatura;Língua e literatura - ensino médio;Formação de leitores literários;Produção textual - ensino médio;Análise linguística;Portuguese language - high school;Brazilian literature;Secondary education - language and literature;Language and Literature - High School;Training of literary readers;Textual production - high school;Linguistic analysis
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, Denise Lino de; FERREIRA, Elisa Cristina Amorim; CARVALHO, Aluska Silva. Língua e literatura no ensino médio: propostas. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2019. ISBN: 978-85-8001-267-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30208
???metadata.dc.description.resumo???: Este é um livro escrito por professoras e para professores e professoras de língua portuguesa e suas literaturas; resulta de nossas experiências com o ensino médio, ora na condição de regentes dessas turmas, ora na condição de estagiárias, depois como supervisoras de estágio e mais recentemente como pesquisadoras sobre ensino de língua e de literatura. Esse livro começou a ser escrito há alguns anos e precisou de um tempo para ser escrito enquanto maturávamos as experiências atando-as de modo a terem noção de conjunto, período em que ficou “de molho” e muitas vezes dele saiu para, por fim, chegar a esta versão. O conjunto resulta de nossas experiências localmente situadas em Campina Grande e seu entorno, por isso, escolhemos como tema gerador A violência Contra a Mulher, dado que fontes jornalísticas noticiam que esse tipo de violência em nosso estado cresceu 260% entre 2003 e 2013 (HORA DO VALE, 2016). Essa região do estado da Paraíba anota muitos e bárbaros crimes contra as mulheres, assim como o Brasil, que para combater esse tipo de violência criou a Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, com status de Ministério. Acreditamos que esse tema deve ser apresentado, discutido e problematizado na escola como tema transdisciplinar. Para isso, sugerimos que comece com a leitura literária, em seus vários gêneros, focalizando a mulher e também sendo escrito por elas, não numa vertente que demonize o homem, mas que traga à tona a questão do forte que é fraco, da minoria que é maioria, do valente não violento, etc. Essa leitura deve ser ampliada com a leitura de gêneros não literários sobre o tema, pelo seu valor investigativo, documental, memorialístico, etc. E deve prosseguir com o estudo das escolhas linguísticas dos textos lidos; sendo impossível estudar todas elas, sugerimos pelo menos que uma, a mais recorrente ou a mais singular, seja estudada. Dizendo isto, estamos pensando num currículo que se articule em função de um tema, aprofunde o estudo de um gênero e de aspectos específicos da literatura e da língua nesse gênero. Não faz parte da proposta ora apresentada o improviso nem a assistematicidade.
Keywords: Língua portuguesa - ensino médio
Literatura brasileira
Ensino médio - língua e literatura
Língua e literatura - ensino médio
Formação de leitores literários
Produção textual - ensino médio
Análise linguística
Portuguese language - high school
Brazilian literature
Secondary education - language and literature
Language and Literature - High School
Training of literary readers
Textual production - high school
Linguistic analysis
???metadata.dc.subject.cnpq???: Literatura.
Literatura.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30208
Appears in Collections:Livros e E-books - Editora da UFCG - Edufcg

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LÍNGUA E LITERATURA NO ENSINO MÉDIO - E-BOOK EDUFCG 2019.pdfLíngua e literatura no ensino médio - E-BOOK EDUFCG 2019.4.98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.