Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30213
Title: Educação linguística e saberes ancestrais: os conhecimentos afrolinguísticos no livro didático de língua portuguesa no Ensino Médio.
Other Titles: Linguistic education and ancestral knowledge: afrolinguistic knowledge in Portuguese language textbooks in high school.
???metadata.dc.creator???: ALMEIDA, Beatriz Farias.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FLORENCIO, José Herbertt Neves.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Maria Angélica de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.
Keywords: Educação linguística crítica;Saberes ancestrais;Conhecimentos afrolinguísticos;Afrolinguística;Livro didático de língua portuguesa;Análise linguística;Africanias - aulas de língua portuguesa;Presença africana - sócio-histórica do português brasileiro;Conhecimentos históricos-culturais;Critical language education;Ancestral knowledge;Afrolinguistic knowledge;Afrolinguistics;Portuguese language textbook;Linguistic analysis;Africanias - Portuguese language classes;African presence - socio-historical of Brazilian Portuguese;Historical-cultural knowledge
Issue Date: 14-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALMEIDA, Beatriz Farias. Educação linguística e saberes ancestrais: os conhecimentos afrolinguísticos no livro didático de língua portuguesa no Ensino Médio. 89f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30213
???metadata.dc.description.resumo???: Promulgada em 9 de janeiro de 2003, a Lei nº 10.639/03 prevê a inserção de conteúdos de história e cultura africana e afro-brasileira nos currículos escolares de todo o país. Com vistas à aplicação dessa matriz curricular na disciplina de língua portuguesa, ressaltamos a presença de contribuições provenientes do contato entre as línguas africanas e o português europeu, na época que compreende o período escravagista do Brasil. Esse legado linguístico, por sua vez, inscreve-se em todos os níveis do nosso idioma, em suas dimensões sintática, morfológica, lexical ou fonético-fonológica (CASTRO, 2022). Buscamos, por conseguinte, compreender de que forma essa gama de conhecimentos afrolinguísticos está sendo abordada em livros didáticos de língua portuguesa do Ensino Médio. Para tanto, efetuamos a catalogação das ocorrências, categorizando-as segundo os seus objetos de conhecimento e considerando, ainda, o seu alinhamento no que diz respeito às dimensões histórico-cultural e linguística do português. Por fim, verificamos também se a abordagem destinada a esses saberes observava os princípios da Educação Linguística Crítica. Os dados que compõem o corpus foram extraídos de duas das sete obras aprovadas pelo PNLD 2021, objeto 2 ー obra específica de língua portuguesa, a saber: Estações Língua Portuguesa: rotas de atuação social (BARROS et al., 2020) e Linguagens em interação: língua portuguesa (CHINAGLIA, 2020). Com relação à análise dos conteúdos, pautamo-nos nas produções acadêmicas de Bagno e Rangel (2012), no que diz respeito à definição do que é Educação Linguística, as tarefas inerentes à sua execução e o seu papel na construção de um ensino de língua situado, crítico e emancipatório, de Petter (2021; 2005) e Bonvini (2008), referentes à compreensão da sócio-história da língua portuguesa, e de Castro (2001; 2017; 2022), Mendonça (2012), Avelar e Galves (2013; 2014), Aragão (2010) e Mingas (2000), no que tange ao levantamento das contribuições que integram o conjunto de saberes afrolinguísticos do português. Diante dos resultados obtidos, identificamos a presença de onze ocorrências, relativas aos objetos de conhecimento português como língua oficial de países africanos, produção cultural afrobrasileira, aportes linguísticos no Português Brasileiro e variedades africanas do português. Constatamos, ainda, que estes conhecimentos estão situados, via de regra, em capítulos norteados pelas temáticas do multiculturalismo e da diversidade étnica, espaços destinados não só ao legado linguístico da população negra, como também dos demais grupos minoritários do país. Finalmente, identificamos que parte das ocorrências, em maior ou menor grau, fazia alusão aos fundamentos da Educação Linguística.
Keywords: Educação linguística crítica
Saberes ancestrais
Conhecimentos afrolinguísticos
Afrolinguística
Livro didático de língua portuguesa
Análise linguística
Africanias - aulas de língua portuguesa
Presença africana - sócio-histórica do português brasileiro
Conhecimentos históricos-culturais
Critical language education
Ancestral knowledge
Afrolinguistic knowledge
Afrolinguistics
Portuguese language textbook
Linguistic analysis
Africanias - Portuguese language classes
African presence - socio-historical of Brazilian Portuguese
Historical-cultural knowledge
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30213
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BEATRIZ FARIAS ALMEIDA - MON LIC. LINGUA PORTUGUESA CH 2023.pdfBeatriz Farias Almeida - TCC Mon. Língua Portuguesa CH 20231.54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.