Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30213
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALMEIDA, B. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2564408834351904pt_BR
dc.contributor.advisor1FLORENCIO, José Herbertt Neves.-
dc.contributor.advisor1IDFLORENCIO, J. H. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8595713317541324pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Maria Angélica de.-
dc.contributor.referee1IDOLIVEIRA, M. A.pt_BR
dc.contributor.referee2NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.-
dc.contributor.referee2IDNÓBREGA, M. M. S. S.pt_BR
dc.description.resumoPromulgada em 9 de janeiro de 2003, a Lei nº 10.639/03 prevê a inserção de conteúdos de história e cultura africana e afro-brasileira nos currículos escolares de todo o país. Com vistas à aplicação dessa matriz curricular na disciplina de língua portuguesa, ressaltamos a presença de contribuições provenientes do contato entre as línguas africanas e o português europeu, na época que compreende o período escravagista do Brasil. Esse legado linguístico, por sua vez, inscreve-se em todos os níveis do nosso idioma, em suas dimensões sintática, morfológica, lexical ou fonético-fonológica (CASTRO, 2022). Buscamos, por conseguinte, compreender de que forma essa gama de conhecimentos afrolinguísticos está sendo abordada em livros didáticos de língua portuguesa do Ensino Médio. Para tanto, efetuamos a catalogação das ocorrências, categorizando-as segundo os seus objetos de conhecimento e considerando, ainda, o seu alinhamento no que diz respeito às dimensões histórico-cultural e linguística do português. Por fim, verificamos também se a abordagem destinada a esses saberes observava os princípios da Educação Linguística Crítica. Os dados que compõem o corpus foram extraídos de duas das sete obras aprovadas pelo PNLD 2021, objeto 2 ー obra específica de língua portuguesa, a saber: Estações Língua Portuguesa: rotas de atuação social (BARROS et al., 2020) e Linguagens em interação: língua portuguesa (CHINAGLIA, 2020). Com relação à análise dos conteúdos, pautamo-nos nas produções acadêmicas de Bagno e Rangel (2012), no que diz respeito à definição do que é Educação Linguística, as tarefas inerentes à sua execução e o seu papel na construção de um ensino de língua situado, crítico e emancipatório, de Petter (2021; 2005) e Bonvini (2008), referentes à compreensão da sócio-história da língua portuguesa, e de Castro (2001; 2017; 2022), Mendonça (2012), Avelar e Galves (2013; 2014), Aragão (2010) e Mingas (2000), no que tange ao levantamento das contribuições que integram o conjunto de saberes afrolinguísticos do português. Diante dos resultados obtidos, identificamos a presença de onze ocorrências, relativas aos objetos de conhecimento português como língua oficial de países africanos, produção cultural afrobrasileira, aportes linguísticos no Português Brasileiro e variedades africanas do português. Constatamos, ainda, que estes conhecimentos estão situados, via de regra, em capítulos norteados pelas temáticas do multiculturalismo e da diversidade étnica, espaços destinados não só ao legado linguístico da população negra, como também dos demais grupos minoritários do país. Finalmente, identificamos que parte das ocorrências, em maior ou menor grau, fazia alusão aos fundamentos da Educação Linguística.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguística.pt_BR
dc.titleEducação linguística e saberes ancestrais: os conhecimentos afrolinguísticos no livro didático de língua portuguesa no Ensino Médio.pt_BR
dc.date.issued2023-02-14-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30213-
dc.date.accessioned2023-06-07T21:34:55Z-
dc.date.available2023-06-07-
dc.date.available2023-06-07T21:34:55Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação linguística críticapt_BR
dc.subjectSaberes ancestraispt_BR
dc.subjectConhecimentos afrolinguísticospt_BR
dc.subjectAfrolinguísticapt_BR
dc.subjectLivro didático de língua portuguesapt_BR
dc.subjectAnálise linguísticapt_BR
dc.subjectAfricanias - aulas de língua portuguesapt_BR
dc.subjectPresença africana - sócio-histórica do português brasileiropt_BR
dc.subjectConhecimentos históricos-culturaispt_BR
dc.subjectCritical language educationpt_BR
dc.subjectAncestral knowledgept_BR
dc.subjectAfrolinguistic knowledgept_BR
dc.subjectAfrolinguisticspt_BR
dc.subjectPortuguese language textbookpt_BR
dc.subjectLinguistic analysispt_BR
dc.subjectAfricanias - Portuguese language classespt_BR
dc.subjectAfrican presence - socio-historical of Brazilian Portuguesept_BR
dc.subjectHistorical-cultural knowledgept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALMEIDA, Beatriz Farias.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLinguistic education and ancestral knowledge: afrolinguistic knowledge in Portuguese language textbooks in high school.pt_BR
dc.identifier.citationALMEIDA, Beatriz Farias. Educação linguística e saberes ancestrais: os conhecimentos afrolinguísticos no livro didático de língua portuguesa no Ensino Médio. 89f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30213pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BEATRIZ FARIAS ALMEIDA - MON LIC. LINGUA PORTUGUESA CH 2023.pdfBeatriz Farias Almeida - TCC Mon. Língua Portuguesa CH 20231.54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.