Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30216
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA formação continuada de professores tem sido, cada vez mais, foco dos programas de governo com o intuito de qualificar os professores e melhorar a qualidade da educação básica em nosso país. Percebemos isso pelo grande número de cursos de capacitação e aperfeiçoamento ofertados pelo Ministério da Educação em parceria com as Instituições de Ensino Superior, a exemplo de programas como: Programa Nacional de Educação (PNE), Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), Rede Nacional de Formação Continuada de Professores (RENAFOR), Programa Mais Leitura, Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNFEM); e de cursos como: Mediadores de Leitura, cursos de Libras, especialização em Docência na Educação Infantil, entre outros. Neste livro, traremos discussões relevantes especiicamente sobre o curso Mediadores de Leitura (vinculado ao Programa Mais Leitura) e os programas PNAIC, ProEMI e PNFEM. Para darmos conta da relexão sobre tais iniciativas e suas implicações nas práticas de letramento dos aprendizes, o livro lança mão de uma diversidade de olhares de proissionais da Linguística e da Educação comprometidos com o ensino e a aprendizagem no âmbito das escolas públicas deste país.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação. Linguística.pt_BR
dc.titleProgramas nacionais de formação continuada de professores: ressignificando práticas de linguagem.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30216-
dc.date.accessioned2023-06-12T12:52:44Z-
dc.date.available2023-06-12-
dc.date.available2023-06-12T12:52:44Z-
dc.typeLivropt_BR
dc.subjectFormação continuada de professorespt_BR
dc.subjectPráticas de linguagempt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectPacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médiopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectMediação da leitura - sala de aulapt_BR
dc.subjectMediadores de leiturapt_BR
dc.subjectCurso de mediadores de leiturapt_BR
dc.subjectLiteratura infantil - mediadores de leiturapt_BR
dc.subjectNarrativa ficcional - mediadores de leiturapt_BR
dc.subjectRelato de experiência - formação continuada de professorespt_BR
dc.subjectPrograma Ensino Médio Inovador - formação de professorespt_BR
dc.subjectEnsino Médio - políticaspt_BR
dc.subjectContinuing teacher trainingpt_BR
dc.subjectLanguage practicespt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectLiterary literacypt_BR
dc.subjectNational Pact for Strengthening Secondary Educationpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectReading mediation - classroompt_BR
dc.subjectReading mediatorspt_BR
dc.subjectReading mediators coursept_BR
dc.subjectChildren's Literature - Reading Mediatorspt_BR
dc.subjectFictional narrative - reading mediatorspt_BR
dc.subjectExperience report - continuing education of teacherspt_BR
dc.subjectInnovative High School Program - teacher trainingpt_BR
dc.subjectHigh School - policiespt_BR
dc.subjectFormación continua del profesoradopt_BR
dc.subjectPracticas de lenguajept_BR
dc.subjectLecturapt_BR
dc.subjectAlfabetización literariapt_BR
dc.subjectPacto Nacional para el Fortalecimiento de la Educación Mediapt_BR
dc.subjectFormación de profesorespt_BR
dc.subjectMediación lectora - aulapt_BR
dc.subjectMediadores de lecturapt_BR
dc.subjectCurso de mediadores de lecturapt_BR
dc.subjectLiteratura Infantil - Mediadores de Lecturapt_BR
dc.subjectNarrativa ficcional - lectura de mediadorespt_BR
dc.subjectInforme de experiencia - formación continua de profesorespt_BR
dc.subjectPrograma Escuela Secundaria Innovadora - formación de profesorespt_BR
dc.subjectEscuela secundaria - políticaspt_BR
dc.subjectFormation continue des enseignantspt_BR
dc.subjectPratiques linguistiquespt_BR
dc.subjectEn lisantpt_BR
dc.subjectCulture littérairept_BR
dc.subjectPacte national pour le renforcement de l'enseignement secondairept_BR
dc.subjectFormation des enseignantspt_BR
dc.subjectMédiation de la lecture - salle de classept_BR
dc.subjectMédiateurs de lecturept_BR
dc.subjectCours de médiateurs de lecturept_BR
dc.subjectLittérature jeunesse - Médiateurs de lecturept_BR
dc.subjectRécit de fiction - médiateurs de lecturept_BR
dc.subjectRapport d'expérience - formation continue des enseignantspt_BR
dc.subjectProgramme de lycée innovant - formation des enseignantspt_BR
dc.subjectLycée - politiquespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALVES, Maria de Fátima.-
dc.creatorOLIVEIRA, Patrícia Fabiana Nascimento de.-
dc.creatorVASCONCELOS, Fabíola Cordeiro de.-
dc.creatorVASCONCELOS, Fabíola Cordeiro de.-
dc.creatorSILVA, Viviane Sulpino da.-
dc.creatorGOMES, Danielle.-
dc.creatorFERREIRA, Andrea Brito.-
dc.creatorGALDINO, Claudia Janaina.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeNational programs of continuing education for teachers: re-signifying language practices.pt_BR
dc.identifier.citationALVES, Maria de Fátima; OLIVEIRA, Patrícia Fabiana Nascimento de. Programas nacionais de formação continuada de professores: ressignificando práticas de linguagem. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2019. ISBN: 978-85-8001-254-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30216pt_BR
Appears in Collections:Livros e E-books - Editora da UFCG - Edufcg

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROGRAMAS NACIONAIS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES - E-BOOK EDUFCG 2018.pdfProgramas nacionais de formação continuada de professores - E-book EDUFCG 2018.1.54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.