Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30224
Title: Vivências didáticas no ensino de Zoobiologia: aulas práticas e ludicidade na promoção do saber do Filo Annelida.
Other Titles: Didactic experiences in the teaching of Zoobiology: practical classes and playfulness in the promotion of knowledge of the Phylum Annelida.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Alisson da Costa.
BELMINO, José Franscidavid Barbosa.
MEDEIROS, Maria Franco Trindade.
APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira.
SANTOS, Michelle Gomes.
Keywords: Ensino de zoobiologia;Zoobiologia;Minhocas;Ensino de Biologia;Ludicidade - ensino de Zoobiologia;Aulas práticas - Zoobiologia;Vivências didáticas - ensino de Zoobiologia;Teaching zoobiology;Zoobiology;Worms;Biology Teaching;Ludicity - teaching of Zoobiology;Practical classes - Zoobiology;Didactic experiences - teaching of Zoobiology;Enseignement de la zoobiologie;Zoobiologie;Vers;Enseignement de la biologie;Ludicité - enseignement de la zoobiologie;Cours pratiques - Zoobiologie;Expériences didactiques - enseignement de la zoobiologie;Enseñanza de zoobiología;Zoobiología;Gusanos;Enseñanza de biología;Ludicidad - enseñanza de la Zoobiología;Clases prácticas - Zoobiología;Experiencias didácticas - enseñanza de la Zoobiología
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Alisson da Costa; BELMINO, José Francisdavid Barbosa; MEDEIROS, Maria Franco Trindade; APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira; SANTOS, Michelle Gomes (organizadores). Vivências didáticas no ensino de Zoobiologia: aulas práticas e ludicidade na promoção do saber do Filo Annelida. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2018. ISBN: 978-85-8001-230-9. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30224
???metadata.dc.description.resumo???: A palavra ensinar, com origem no latim “in” + “signare”, significa pôr marcas ou sinais, designar e mostrar coisas. Nesse sentido, o professor, na ação de ensinar, gera marcas indeléveis na existência do discente. É isso! O ensino, gera de fato, o que esse verbo diz em sua raiz etimológica. Ao ensinar, o docente apresenta, explica, traduz e demonstra com nitidez (mostra coisas), de forma teórica e prática, os conhecimentos produzidos e sistematizados historicamente pela humanidade, imprimindo marcas indeléveis no estudante de modo prático, agradável, interessante, sólido e eficiente, através do processo de ensino-aprendizado. Com base nessas premissas, como o professor pode tornar o ensino mais atraente, dinâmico, prático e marcante no cognitivo e na vida do estudante? Em contrapartida, como o estudante pode interagir com as vivências em sala de aula, tornando-se coautor de sua formação? Para responder também a esses questionamentos, é que este livro foi pensado e idealizado, no intento de contribuir com sua formação e vivência referente a métodos de ensino e aprendizagem para Zoobiologia. Nele você encontrará dados e informações, elementos e subsídios que lhe permitirá refletir, entender e fazer uso em sua prática docente e/ou vivência como aprendiz, valendo-se das ideias aqui apresentadas. Além disso, este livro vai ajudá-lo(a), incentivá-lo(a) e despertar em você o desejo de aprimorar a prática e a vivência durante o processo de ensino ↔ aprendizagem, além de contribuir para sua formação pessoal, profissional, intelectual, cidadã e humana. Os autores desta obra, dedicados ao estudo e à implementação de metodologias práticas de ensino e com o interesse de oferecer- lhe um conteúdo útil e proveitoso, através de uma linguagem fácil e agradável de ler e compreender, escrevem sobre vivências didáticas no ensino de Zoobiologia. O texto desta obra está recheado de figuras com o propósito de torná-lo facilmente compreensível, atraente, interessante e agradável aos olhos do leitor. Ao ler este volume, você irá se deleitar em tópicos que tratam das experiências didáticas prático-metodológicas utilizadas no ensino de Zoobiologia, instrumentalizado por modelos didático-educativos, atividades práticas e lúdicas – a exemplo de biogincanas – e exposições em feiras e mostras de Ciências. Esta publicação oportuniza que professores, estagiários em docência e outros profissionais dedicados à área de educação compreendam que as atividades práticas são excelentes ferramentas didático-pedagógicas que o(a) educador(a) dispõe para expor, reforçar e tornar um conteúdo mais agradável e fácil de aprender. Essa é a finalidade deste livro. Preparado(a)? Vamos conhecê-lo? Tenha uma excelente e satisfatória leitura!
Keywords: Ensino de zoobiologia
Zoobiologia
Minhocas
Ensino de Biologia
Ludicidade - ensino de Zoobiologia
Aulas práticas - Zoobiologia
Vivências didáticas - ensino de Zoobiologia
Teaching zoobiology
Zoobiology
Worms
Biology Teaching
Ludicity - teaching of Zoobiology
Practical classes - Zoobiology
Didactic experiences - teaching of Zoobiology
Enseignement de la zoobiologie
Zoobiologie
Vers
Enseignement de la biologie
Ludicité - enseignement de la zoobiologie
Cours pratiques - Zoobiologie
Expériences didactiques - enseignement de la zoobiologie
Enseñanza de zoobiología
Zoobiología
Gusanos
Enseñanza de biología
Ludicidad - enseñanza de la Zoobiología
Clases prácticas - Zoobiología
Experiencias didácticas - enseñanza de la Zoobiología
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Biológicas.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30224
Appears in Collections:Livros e E-books - Editora da UFCG - Edufcg

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VIVÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE ZOOBIOLOGIA - E-BOOK EDUFCG 2018.pdfVivências didáticas no ensino de Zoobiologia: aulas práticas e ludicidade na promoção do saber do Filo Annelida. - E-book Edufcg 20182.33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.