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dc.description.resumoEm um contexto sociohistórico marcado pela emergência das mídias digitais e pelo surgimento de um público que cada vez mais deixa a posição inerte no sofá em busca de experiências participativas com as mais variadas plataformas, o Cinema também tem buscado modelos diferentes de fruição através da interatividade. A narrativa digital interativa - que institui o chamado iCinema - tensiona, sobretudo, os modelos clássicos de roteirização. Estruturar uma narrativa que pode ser influenciada pela decisão do público implica em rupturas com a forma de pensar e contar histórias no cinema tradicional. Esta foi a preocupação que me motivou a pesquisar o tema em meu Mestrado em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco, sob orientação da professora Doutora Yvana Fechine, a quem deixo aqui registrados meus agradecimentos e admiração. Neste estudo, então chamado “Cinema Interativo: problematizações de linguagem e roteirização”, refletimos sobre os direcionamentos possíveis para uma roteirização mais específica para filmes interativos. Nesse caminho, o primeiro desafio foi a própria definição do filme interativo que, por não ser ainda consensual, nos levou a buscar sua caracterização, investigando os modos de organização da linguagem e o próprio estatuto da interatividade neste tipo de manifestação audiovisual. O percurso dessa investigação começa com a apresentação e discussão do universo das novas mídias e suas propriedades, dentre as quais se encontra a interatividade. A definição deste termo, entretanto, mostra-se alvo de infindáveis discussões no meio acadêmico e, portanto, foi necessário um posicionamento a respeito do que consideremos aqui um meio interativo. A partir destas primeiras definições, este livro percorre a essência do filme interativo e da construção do roteiro cinematográfico aplicado a um novo contexto de fruição, abordando temas como modelos clássicos e suas tensões diante do iCinema ou mesmo pensamentos mais profundos sobre a construção de linguagem por trás dos roteiros deste gênero. Buscamos, assim, trazer à tona todo um estudo sobre o cinema interativo que vai muito além de apenas definir conceitos, porque traçamos nas páginas seguintes um grande mergulho nas novas mídias, na interatividade, no cinema e na criação de histórias. Percorridas todas essas etapas, propomos ainda um exercício de análise de obras reconhecidas no âmbito de produção do iCinema, buscando não apenas avaliar, à luz das discussões anteriores, as distintas formas de manifestação das narrativas fílmicas digitais interativas, mas também problematizando as tênues fronteiras entre games e filmes interativos. Para esse exercício, foram escolhidos o filme A Gruta, do diretor Filipe Gontijo, realizado no ano de 2008 e tido como o primeiro filme interativo brasileiro a ser exibido em salas de exibição convencionais; e Heavy Rain, um drama interativo vendido para o console Playstation 3, da Sony, e lançado no ano de 2010. As obras escolhidas tensionam, delibcradamente, os limites entre jogo e cinema, permitindo problematizar também a incorporação de procedimen- tos/estratégias inerentes aos games no desenvolvimento de filmes interativos. Com a análise de obras em que há esse “borramento” de fronteiras, buscamos apontar o surgimento de uma forma híbrida, o filme-jogo, que se insinua como uma tendência cada vez mais forte no campo de produção audiovisual. Ao final deste estudo procuramos também apontar sete princípios para roteirização do filme interativo, visando auxiliar não apenas o pensar sobre este promissor gênero das narrativas digitais, mas também o seu fazer. A grande teia narrativa mostra-se como um complexo arquitetar de tramas, disposta a capturar público ou autor, mas esperamos que esta segunda opção seja evitada a partir da leitura das próximas páginas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqArtes.pt_BR
dc.titleA teia narrativa: conceitos de roteirização no cinema interativo.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30250-
dc.date.accessioned2023-06-13T21:20:05Z-
dc.date.available2023-06-13-
dc.date.available2023-06-13T21:20:05Z-
dc.typeLivropt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectRoteiro de cinemapt_BR
dc.subjectCinema interativopt_BR
dc.subjectRoteirização - cinemapt_BR
dc.subjectRoteiro cinematográficopt_BR
dc.subjectNarrativa fílmica interativapt_BR
dc.subjectConstrução sintagmática - filme interativopt_BR
dc.subjectFilme interativopt_BR
dc.subjectMovie theaterpt_BR
dc.subjectMovie scriptpt_BR
dc.subjectInteractive cinemapt_BR
dc.subjectScreenwriting - filmpt_BR
dc.subjectMovie scriptpt_BR
dc.subjectInteractive filmic narrativept_BR
dc.subjectSyntagmatic construction - interactive moviept_BR
dc.subjectInteractive moviept_BR
dc.subjectCinept_BR
dc.subjectGuiónpt_BR
dc.subjectCine interactivopt_BR
dc.subjectGuion - cinept_BR
dc.subjectGuiónpt_BR
dc.subjectNarrativa fílmica interactivapt_BR
dc.subjectConstrucción sintagmática - película interactivapt_BR
dc.subjectPelicula interactivapt_BR
dc.subjectCinémapt_BR
dc.subjectScénariopt_BR
dc.subjectCinéma interactifpt_BR
dc.subjectScénarisation - cinémapt_BR
dc.subjectScénariopt_BR
dc.subjectRécit filmique interactifpt_BR
dc.subjectConstruction syntagmatique - film interactifpt_BR
dc.subjectFilm interactifpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCIRINO, Nathan.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe narrative web: scripting concepts in interactive cinema.pt_BR
dc.identifier.citationNATHAN, Cirino. A teia narrativa: conceitos de roteirização no cinema interativo. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2015. ISBN: 978-85-8001-135-7. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30250pt_BR
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