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Title: Análise da formação do preço da venda: estudo de caso em uma empresa de informática.
Other Titles: Analysis of sales price formation: case study in a computer company.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Brehno Narciso de Castro.
SOUSA, Daniela Teixeira de.
SILVA, Maxwell Fernando de Sousa Cruz.
Keywords: Empresa de informática;Estudo de caso;Formação do preço de venda;Preço de vendas - formação;Fixação de preços de vendas;Taxa mark-up;Métodos de custeio;Custeio;IT company;Case study;Sales price formation;Sales price - training;Sales price fixing;Mark-up rate;Costing methods;Costing
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Brehno Narciso de Castro; SOUSA, Daniela Teixeira de; SILVA, Maxwell Fernando de Sousa Cruz; CAMPELO FILHO, Eulálio Gomes. Análise da formação do preço da venda: estudo de caso em uma empresa de informática. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 5., 2017, Joinville. Anais [...]. Joinville - SC: UDESC/UNIVILLE, 2017. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30290
???metadata.dc.description.resumo???: A dinâmica realizada pelas empresas para a fixação ou alteração do preço de venda de um produto pode acarretar em um crescimento, numa diminuição ou até mesmo na interrupção do consumo desses produtos. As micro e pequenas empresas encontram grandes dificuldades para a determinação do preço de venda final de seus bens e serviços, e acabam por implementar os mesmos preços praticados pelos seus concorrentes, sem levarem em consideração seus custos. Desse modo, esse estudo objetiva identificar a taxa mark-up ideal que permita a empresa um alcance de lucratividade desejado e compara-lo com o atualmente praticado. Para tanto, foi realizado um levantamento de todos os gastos e custos mensais de aquisição dos produtos, para chegar aos valores dos custos dos produtos. Os produtos foram agrupados em famílias e rateados a partir dos seus respectivos faturamentos. A partir dos resultados pode-se observar que a política atual de formação do preço de venda adotado pela empresa ocorre de forma arbitrária e que ela não consegue atingir o lucro desejado, no entanto, observou- se que o percentual adotado consegue cobrir os custos totais, porém com baixa taxa de lucratividade.
Keywords: Empresa de informática
Estudo de caso
Formação do preço de venda
Preço de vendas - formação
Fixação de preços de vendas
Taxa mark-up
Métodos de custeio
Custeio
IT company
Case study
Sales price formation
Sales price - training
Sales price fixing
Mark-up rate
Costing methods
Costing
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia de Produção.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30290
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ANÁLISE DA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA - ANAIS V SIMEP ARTIGO 2017.pdfAnálise da formação do preço da venda: estudo de caso em uma empresa de informática. - Anais V Simep 2017131.22 kBAdobe PDFView/Open


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