Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30302
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMERCÊS, J. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4876317138549800pt_BR
dc.contributor.advisor1FLORENCIO, José Herbertt Neves.-
dc.contributor.advisor1IDFLORENCIO, J. H. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8595713317541324pt_BR
dc.contributor.referee1RÉGIS, Laura Dourado Loula.-
dc.contributor.referee1IDRÉGIS, L. D. L.pt_BR
dc.contributor.referee2GUIMARÃES, Lilian Noêmia Torres de Melo.-
dc.contributor.referee2IDGUIMARÃES, L. N. T. M.pt_BR
dc.description.resumoO processo de didatização de conteúdos da Língua Portuguesa é transpassado por discussões de cunho teórico e metodológico. A proposta desta pesquisa parte inicialmente do questionamento sobre o modo como os conteúdos lexicais são abordados a partir de diferentes concepções. Assim, refletimos sobre a centralidade do léxico na Língua Portuguesa, cuja dinamicidade e plasticidade permite-nos compreendê-lo a partir de uma visão sistêmica. Metodologicamente desenvolvemos uma pesquisa descritiva de caráter documental fundamentada nos pressupostos de Gil (2008) e Prodanov e Freitas (2013), tendo como corpus sete posts do Instagram, produzidos por discentes do curso de Licenciatura em Língua Portuguesa da Universidade Federal de Campina Grande, com foco na didatização de conteúdos de semântica lexical. Nesse sentido nos ancoramos nas perspectivas teóricas da lexicologia, análise linguística e metodologias ativas para compreender como as postagens do Instagram funcionam como objetos digitais de aprendizagem e como os conteúdos da semântica lexical foram didatizados nesses objetos a partir de uma experiência de ensino remoto. Diante desse questionamento, postulamos como objetivo geral desta pesquisa compreender teóricometodologicamente o processo de didatização dos conteúdos de semântica lexical em objetos digitais de aprendizagem. A pesquisa está teoricamente ancorada nos pressupostos de Biderman (2001), Polguère (2018), Silvestre e Villalva (2012) e Pinto et al. (2016), acerca da noção de léxico, quanto ao aspecto conjuntista e categorizador das palavras e expressões do universo, de Antunes (2012) e Neves (2020), quanto à noção de léxico enquanto um sistema aberto, maleável e dinâmico, de Andrade e Guerra (2012), quanto à reflexão acerca do ensino do léxico na atualidade, e de Dutra e Régis (2017) e Bezerra e Reinaldo (2020) acerca das concepções de análise e reflexão linguísticas, à luz das teorias de aprendizagem ativas abordadas nas contribuições da Fava (2018) e Bacich e Moran (2018). Os resultados apontam que a produção de posts do Instagram e sua utilização enquanto objeto digital de aprendizagem para o ensino de semântica lexical evidenciam o caráter dinâmico do léxico, que se materializa nas práticas sociais do cotidiano dos falantes de uma língua, que, do ponto de vista pedagógico, reconfiguram os espaços físicos em espaços virtuais de aprendizagem, possibilitando outras formas de interação e reflexão sobre a língua.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.titlePostando os significados do léxico: análise de objetos digitais de aprendizagem para o ensino de semântica lexical.pt_BR
dc.date.issued2022-09-05-
dc.description.abstractThe process of teaching content in the Portuguese language is permeated by discussions of a theoretical and methodological nature. The proposal of this research starts initially from questioning the way in which lexical contents are approached from different conceptions. Thus, we reflect on the centrality of the lexicon in the Portuguese language, whose dynamics and plasticity allow us to understand them from a systemic point of view. Methodologically, we developed a descriptive documentary research based on the assumptions of Gil (2008) and Prodanov and Freitas (2013), who conceives as corpus of analysis seven Instagram posts, produced by students of the Degree in Portuguese Language at the Federal University of Campina Grande, focusing on teaching lexical semantics content. In this sense, we anchored ourselves in the theoretical perspectives of lexicology, linguistic analysis and active methodologies to understand how Instagram posts work as digital learning objects and how the contents of lexical semantics were didactic in these objects from a remote teaching experience. Faced with this questioning, we postulate as a general objective of this research to understand methodologically the process of didacticization of lexical semantics contents in digital objects. The research is theoretically anchored in the assumptions of Biderman (2001), Polguère (2018), Silvestre and Villalva (2012) and Pinto et al. (2016), about the notion of lexicon, regarding the conjunctist and categorizing aspect of the words and expressions of the universe, by Antunes (2012) and Neves (2020), regarding the notion of lexicon as an open, malleable and dynamic system, Andrade et al. Guerra (2012) regarding the reflection on the teaching of the lexicon today, Dutra and Régis (2017) and Bezerra and Reinaldo (2020) about the concepts of linguistic analysis and reflection, in the light of active learning theories addressed in the contributions of Fava ( 2018) and Bacich and Moran (2018). The results show that the production of Instagram posts and their use as a digital learning object for the teaching of lexical semantics evidence the dynamic character of the lexicon that materializes in the social practices of the daily life of speakers of a language, and that from the point of view pedagogical, they reconfigure physical spaces into virtual learning spaces, enabling other forms of interaction and reflection on the language.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30302-
dc.date.accessioned2023-06-15T22:15:22Z-
dc.date.available2023-06-15-
dc.date.available2023-06-15T22:15:22Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectSemântica lexicalpt_BR
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.subjectLéxicopt_BR
dc.subjectAnálise de objetos digitais de aprendizagempt_BR
dc.subjectObjetos digitais de aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino de semântica lexicalpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - ensinopt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectLexical semanticspt_BR
dc.subjectApplied Linguisticspt_BR
dc.subjectLexiconpt_BR
dc.subjectAnalysis of digital learning objectspt_BR
dc.subjectDigital learning objectspt_BR
dc.subjectTeaching of lexical semanticspt_BR
dc.subjectPortuguese language - teachingpt_BR
dc.subjectActive methodologiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMERCÊS, Jeani Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePosting the meanings of the lexicon: analysis of digital learning objects for teaching lexical semantics.pt_BR
dc.identifier.citationMERCÊS, Jeani Silva das. Postando os significados do léxico: análise de objetos digitais de aprendizagem para o ensino de semântica lexical. 2022. 83f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30302pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JEANI SILVA MERCÊS - TCC LIC. LETRAS LINGUA PORTUGUESA CH 2022.pdfJeani Silva das Mercês - TCC Lic. Letras Lingua POrtuguesa CH 2022706.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.