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Title: Postando os significados do léxico: análise de objetos digitais de aprendizagem para o ensino de semântica lexical.
Other Titles: Posting the meanings of the lexicon: analysis of digital learning objects for teaching lexical semantics.
???metadata.dc.creator???: MERCÊS, Jeani Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FLORENCIO, José Herbertt Neves.
???metadata.dc.contributor.referee1???: RÉGIS, Laura Dourado Loula.
???metadata.dc.contributor.referee2???: GUIMARÃES, Lilian Noêmia Torres de Melo.
Keywords: Semântica lexical;Linguística aplicada;Léxico;Análise de objetos digitais de aprendizagem;Objetos digitais de aprendizagem;Ensino de semântica lexical;Língua portuguesa - ensino;Metodologias ativas;Lexical semantics;Applied Linguistics;Lexicon;Analysis of digital learning objects;Digital learning objects;Teaching of lexical semantics;Portuguese language - teaching;Active methodologies
Issue Date: 5-Sep-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MERCÊS, Jeani Silva das. Postando os significados do léxico: análise de objetos digitais de aprendizagem para o ensino de semântica lexical. 2022. 83f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30302
???metadata.dc.description.resumo???: O processo de didatização de conteúdos da Língua Portuguesa é transpassado por discussões de cunho teórico e metodológico. A proposta desta pesquisa parte inicialmente do questionamento sobre o modo como os conteúdos lexicais são abordados a partir de diferentes concepções. Assim, refletimos sobre a centralidade do léxico na Língua Portuguesa, cuja dinamicidade e plasticidade permite-nos compreendê-lo a partir de uma visão sistêmica. Metodologicamente desenvolvemos uma pesquisa descritiva de caráter documental fundamentada nos pressupostos de Gil (2008) e Prodanov e Freitas (2013), tendo como corpus sete posts do Instagram, produzidos por discentes do curso de Licenciatura em Língua Portuguesa da Universidade Federal de Campina Grande, com foco na didatização de conteúdos de semântica lexical. Nesse sentido nos ancoramos nas perspectivas teóricas da lexicologia, análise linguística e metodologias ativas para compreender como as postagens do Instagram funcionam como objetos digitais de aprendizagem e como os conteúdos da semântica lexical foram didatizados nesses objetos a partir de uma experiência de ensino remoto. Diante desse questionamento, postulamos como objetivo geral desta pesquisa compreender teóricometodologicamente o processo de didatização dos conteúdos de semântica lexical em objetos digitais de aprendizagem. A pesquisa está teoricamente ancorada nos pressupostos de Biderman (2001), Polguère (2018), Silvestre e Villalva (2012) e Pinto et al. (2016), acerca da noção de léxico, quanto ao aspecto conjuntista e categorizador das palavras e expressões do universo, de Antunes (2012) e Neves (2020), quanto à noção de léxico enquanto um sistema aberto, maleável e dinâmico, de Andrade e Guerra (2012), quanto à reflexão acerca do ensino do léxico na atualidade, e de Dutra e Régis (2017) e Bezerra e Reinaldo (2020) acerca das concepções de análise e reflexão linguísticas, à luz das teorias de aprendizagem ativas abordadas nas contribuições da Fava (2018) e Bacich e Moran (2018). Os resultados apontam que a produção de posts do Instagram e sua utilização enquanto objeto digital de aprendizagem para o ensino de semântica lexical evidenciam o caráter dinâmico do léxico, que se materializa nas práticas sociais do cotidiano dos falantes de uma língua, que, do ponto de vista pedagógico, reconfiguram os espaços físicos em espaços virtuais de aprendizagem, possibilitando outras formas de interação e reflexão sobre a língua.
Abstract: The process of teaching content in the Portuguese language is permeated by discussions of a theoretical and methodological nature. The proposal of this research starts initially from questioning the way in which lexical contents are approached from different conceptions. Thus, we reflect on the centrality of the lexicon in the Portuguese language, whose dynamics and plasticity allow us to understand them from a systemic point of view. Methodologically, we developed a descriptive documentary research based on the assumptions of Gil (2008) and Prodanov and Freitas (2013), who conceives as corpus of analysis seven Instagram posts, produced by students of the Degree in Portuguese Language at the Federal University of Campina Grande, focusing on teaching lexical semantics content. In this sense, we anchored ourselves in the theoretical perspectives of lexicology, linguistic analysis and active methodologies to understand how Instagram posts work as digital learning objects and how the contents of lexical semantics were didactic in these objects from a remote teaching experience. Faced with this questioning, we postulate as a general objective of this research to understand methodologically the process of didacticization of lexical semantics contents in digital objects. The research is theoretically anchored in the assumptions of Biderman (2001), Polguère (2018), Silvestre and Villalva (2012) and Pinto et al. (2016), about the notion of lexicon, regarding the conjunctist and categorizing aspect of the words and expressions of the universe, by Antunes (2012) and Neves (2020), regarding the notion of lexicon as an open, malleable and dynamic system, Andrade et al. Guerra (2012) regarding the reflection on the teaching of the lexicon today, Dutra and Régis (2017) and Bezerra and Reinaldo (2020) about the concepts of linguistic analysis and reflection, in the light of active learning theories addressed in the contributions of Fava ( 2018) and Bacich and Moran (2018). The results show that the production of Instagram posts and their use as a digital learning object for the teaching of lexical semantics evidence the dynamic character of the lexicon that materializes in the social practices of the daily life of speakers of a language, and that from the point of view pedagogical, they reconfigure physical spaces into virtual learning spaces, enabling other forms of interaction and reflection on the language.
Keywords: Semântica lexical
Linguística aplicada
Léxico
Análise de objetos digitais de aprendizagem
Objetos digitais de aprendizagem
Ensino de semântica lexical
Língua portuguesa - ensino
Metodologias ativas
Lexical semantics
Applied Linguistics
Lexicon
Analysis of digital learning objects
Digital learning objects
Teaching of lexical semantics
Portuguese language - teaching
Active methodologies
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30302
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